TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma releitura da abordagem do ensino fundamental da “Queda do Império Romano”

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

O livro analisado da coleção “Projeto Araribá” – 6ª série – capítulo 7, obra coletiva desenvolvida e produzida pela editora Moderna, de uma linguagem simples da autora Maria Raquel Apolinário, esta, aborda o tema “A Queda do Império Romano através de quatro temas sistemáticos” O século III: Uma época de crises, a Ruralização da Europa, a Divisão do Império Romano e o Império Romano do Oriente.

A forma de atingir o tema, Raquel focaliza mais as questões econômicas voltadas aos problemas sociais que foram decisivos para a “Queda do Império Romano”.

Perante a análise realizada do livro da escritora Maria Raquel, esta permite com que os alunos, através dos seus educadores, tenham uma maior compreensão do tema de uma forma explicativa e restrita dos fatos, para a autora, esta está contribuindo de uma forma didática os assuntos ora apresentados, como em exemplo a falta de produção agrícola e rural o que ocasionou grandes problemas sociais como a falta de alimentos nas áreas de limite do Império Romano abandonadas pela população rural a qual permitiu sucessivas invasões das terras cobiçadas pelos povos germânicos.

Será viavel lembrarmos que a educação no ensino de História é de caráter formativo, cultural e político, a qual contribui para uma relação da construção da cidadania.

Será por meio de um estudo detalhado de uma obra Literária, que nós futuros professores de história podemos nos basear como fonte didática de ensino para alunos do ensino médio, como veremos no contexto apresentado a seguir do Livro didático da Professora Maria Raquel Apolinário.

DESENVOLVIMENTO

Como assunto apresentado pela escritora Maria Raquel Apolínário, esta procura evidenciar que o trabalhador rural que fugiu do campo atraído pela grandiosidade e esplendor de Roma, passou a condição de Servo dependente dos donos de terra, com inúmeras obrigações de servidão, visto que os governantes romanos acreditavam na invencibilidade do seu exército, voltaram-se mais para as diversões e lutas nas arenas do que no preparo constante militar dentro do Império Romano.

De acordo com a autora, a civilização romana foi essencialmente urbana, desenvolveram edificações semelhantes as existentes nas metrópoles modernas. Toda a população europeia sonhava habitar na apertada e agitada Roma, símbolo do poder e desenvolvimento.

Apolínario usa como recurso de fonte histórica, mapas do Império Romano do Ocidente, do Oriente, que ilustra o livro, mostrando através de uma legenda, as cores, as dimensões territoriais do Império Romano; a complementação com imagens das edificações de “ Arquedutos, Arenas, Coliseu e Igrejas”.

Para a autora essas preocupações provocaram a derrocada decadência do Império Romano. Esta ainda propoem aos leitores, várias atividades do capítulo, para massificar a compreensão do tema, destacando entre eles:

a) Questões Interpretativas;

b) Palavras cruzadas com eixo “Império Romano”;

c) Elaboração de texto;

d) Atividades de enumeração ente colunas.

Com estes tipos de atividades desenvolvidos após a apresentação da leitura do tema, haverá uma melhor compreensão e entendimento do período histórico ora desenvolvido.

Como vertente Histórica Maria Raquel Apolínário, se utiliza do Positivismo, mas o professor no intuito de reverter este método poderia se dispor em sala de aula de filmetes sobre o assunto em pauta, o qual servirá como uma forma de explorar de uma maneira lúdica o assunto.

Inclusive o profissional de História ainda pode desenvolver com seus alunos trabalhos com maquetes das edificações romanas, como em exemplo a reconstrução das Arenas e Arquedutos do Império Romano etc..

Um aspécto que a autora deixou de abordar em sua obra, o qual chamaria mais a atenção dos alunos seria o professor solicitar pesquisas aos alunos de forma investigativa.

Assuntos relacionados como em exemplo a vida pessoal da população romana, alimentação, lazer, infância, adolecência, maturidade e velhice do povo romano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com