TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alternativas de moda: Capoeira Boxe

Tese: Alternativas de moda: Capoeira Boxe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Intermediária

1) Quais reflexões devem ser estimuladas no trabalho com as modalidades de luta: capoeira e boxe?

2) Por que e como a capoeira e o boxe podem ser utilizados para desenvolver a “pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo”?

3) Por que e como a capoeira e o boxe podem favorecer “a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais”?

Quanto à adoção deste conteúdo em suas intervenções pedagógicas, valorizando, apropriando e significando as suas abordagens como um meio de contribuição na formação moral e educacional dos alunos, podemos concluir que as suas práticas podem trazer inúmeros benefícios ao usuário no que se refere aos aspectos históricos sociais das lutas.

A capoeira é a única modalidade de luta em que se faz acompanhada por instrumentos musicais, que ritualiza uma espécie de dança disfarçando em si a luta e o boxe devido aos treinamentos e movimentos repetitivos que estimula o praticante a dar o melhor de si, e por serem esportes de inclusão social, tem suas histórias que se manifestam através dos movimentos corporais e com isso o desenvolvimento dessas duas artes, provoca no Brasil e no mundo uma curiosidade em aprender sobre sua história.

Devido ao grande poder de socialização, e ajuda na melhoria da autoestima, sobre tudo daqueles considerados excluídos, como negros, pobres, crianças de rua e deficientes físicos, em se tratando de temas transversais como a “pluralidade cultural”, o trabalho é preciso afastar preconceitos e considerar a luta como um todo, um conjunto de manifestações culturais históricas, que se devem ser aprendido. Com isso integrando e unindo as pessoas para que conheçam a dimensão desse universo complexo e diverso.

Referencias: Caderno de Referência de Conteúdo, Unidade 1, Lutas e Educação, 2010-Batatais (SP).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com