TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Lesões no Desporto e o seu Tratamento

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

As Lesões no Desporto e o seu tratamento  

[pic 2]

Escola Secundária Gago Coutinho

  • André Barroso   Nº1

Alverca do Ribatejo

2016/2017

[pic 3]

ESCOLA SECUNDÁRIA GAGO COUTINHO

As Lesões no Desporto e os tratamentos

  • André Barroso   Nº1
  • 11º CT5
  • Disciplina: Educação Física
  • Professora: Ana Bela Baião
  • Classificação:
  • Data de entrega: 25 de Março

Índice

  1. Introdução………………………………………………………Pág.4
  2. Lesões no Desporto……………………………………………Pág.5
  3. Causas das Lesões……………………………………………Pág.6
  4. Tipos de Lesões mais comuns……………………………….Pág.7 a 12
  5. Tratamento das lesões no Desporto…………………………Pág.13 a 16
  6. Conclusão………………………………………………………Pág.17        
  7. Bibliografia……………………………………………………...Pág.18
  8.   Anexos…………………………………………………………..Pág.

[pic 4]

Introdução

O presente trabalho tem como tema as possíveis lesões que podemos sofrer enquanto praticamos desporto e também os tratamentos das mesmas.

Este tema foi escolhido porque, de certa forma, está relacionado com a disciplina em questão, que é educação física.  

        O que se pretende com este trabalho é conhecer um pouco mais, não só curiosidades, mas também a importância de um treino controlado e sem ser excessivo, para que o nosso corpo não seja prejudicado e assim soframos uma lesão.

        O nosso trabalho está divido em 2 partes, com os seus devidos tópicos:

     A primeira parte fala-nos sobre os tipos de lesões desportivas mais comuns, explicando cada uma delas.

     Já a segunda parte permite dar a conhecer os devidos tratamentos que, caso seja necessário, nos irão ajudar durante a fase de recuperação.

Lesões no Desporto

 A prática desportiva melhora a qualidade de vida, é saudável e faz-nos sentir bem no dia-a-dia. No entanto, as lesões fazem parte.

 Há algumas lesões que são evitáveis através de uma boa preparação e aquecimento por exemplo. Por outro lado há outras que, seja por contacto com outro atleta ou por uma queda, não há como as evitar.

[pic 5]

Causas das lesões desportivas

  Uma lesão causada pelo desporto, habitualmente, deve-se a métodos de treino incorretos ou anomalias estruturais que forçam certas partes do corpo mais do que outras e à fraqueza dos músculos, tendões e/ou ligamentos.

  Muitas destas lesões sucedem devido ao desgaste crónico, que resultam de movimentos repentinos que afetam tecidos suscetíveis. Mas, o corpo humano tem uma excelente capacidade de se auto-regenerar, o que combinado com um bom descanso, torna a recuperação mais rápida e eficaz.

 

[pic 6]

Tipos de lesões mais comuns

  • Cãibra

  A cãibra é uma contração parcialmente involuntária e dolorosa dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico, da área onde a dor aparece.

 Fala-se em desequilíbrio hidroeletrolítico sempre que os principais eletrólitos (sais que se tornam eletronicamente carregados com cargas positivas ou negativas e que são responsáveis pela condução da eletricidade necessária para o bom desempenho de várias funções do corpo humano) não estejam dentro das taxas fixas necessárias para que possam exercer normalmente as suas funções.

 Ou seja, é muito comum a cãibra surgir durante ou após a prática de exercícios físicos dando sinais de que é preciso repor os níveis de água e sais minerais, como o potássio e o sódio.

  Outra das causas da cãibra é a acumulação de ácido láctico no tecido, devido à degradação da glicose na ausência de oxigénio no músculo.

[pic 7]

  • Estiramento e Distensão Muscular

  Uma distensão é o resultado de uma lesão tanto no músculo, como no tendão. A distensão pode ser um simples estiramento, desde uma pequena ruptura de fibras musculares, a um rompimento parcial ou completo na junção músculo-tendão. Surge como consequência de um esforço extremo realizado pelo músculo em questão.   

                          [pic 8]

  • Tendinite

  Trata-se da inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento.

  Jogadores profissionais de ténis e golfe, assim como nadadores estão mais sujeitos a tendinites nos braços e ombros. Jogadores de basket e futebol, corredores e ginastas tendem a sofrer de tendinites nas pernas e pés.

  Se se continuar a aplicar força sobre um tendão inflamado, ele pode romper. Se isso acontecer, obriga à imobilização através de talas ou até mesmo cirurgia para corrigir o tendão. [pic 9]

  • Contusão

   Uma contusão é o resultado de um forte impacto e que pode causar uma lesão nos tecidos moles da superfície, nos músculos, nos tendões ou nos ligamentos articulares. Por vezes, a lesão é profunda, ficando, então, difícil determinar a sua extensão.

  • Fraturas de stress

  A fratura por stress é uma lesão óssea que ocorre quando o osso é sujeito a utilização excessiva. Nesta altura podem ocorrer pequenas fissuras no osso, não havendo uma fratura completa no osso, nem desvio do osso fraturado.

  Na maioria dos casos, as fraturas ocorrem devido a uma sobrecarga no osso, provocadas pela mudança de plano de treino (para um treino mais intenso), ou o começo da prática desportiva sem a orientação correta (terrenos inapropriados, ou até mesmo pelo calçado impróprio para a prática desportiva).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com