TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conscientizar a Importância da Avaliação

Por:   •  4/10/2016  •  Dissertação  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

1. Conscientizar a importância da avaliação

Avaliação esporte ensino ≠ e mudanças (sua experiência)

Existe uma maneira correta de registro? (Esporte x ensino)

Qual é o papel do profissional (ensino/ esporte) saúde /incentivo.

Como avaliar educando no esporte / ensino

Resposta

Na década de 1970 o modelo de ensino era tradicional / esportivista, e nessa perspectiva de ensino os educandos eram avaliados por meio de testes, avaliações e desempenho na modalidade esportiva.

Os Educadores embasavam a nota atribuída ao educando observando exclusivamente o resultado final, sem considerar a evolução do discente que partia do desconhecimento ou de um conhecimento prévio adquirido por vivências extraescolares, ou seja, caso o educando tivesse um bom rendimento na modalidade tinha nota máxima, não importando se ele aprendeu os conceitos do esporte e seus valores.

Os testes, avaliações e resultados não eram informados aos discentes, que por sua vez eram submetidos a esses procedimentos de forma alienada, aqueles que não apresentasse um bom repertório motor e medidas antropométricas exigidas, carregava o sentimento de incompetência, vergonha e inferioridade.

O plano de ensino anual praticamente não existia, pois não tinha correlação entre as atividades ensinadas.

Já na década de 80 à 90 houve algumas mudanças nos critérios de avaliação, o educando não recebia o resultado (nota) embasado em seu desempenho motor, atividades e medidas, mas sim pela sua participação, motivação e interesse durante os exercícios das aulas, uma evolução positiva entretanto insuficiente.

2. Não existe uma forma correta ou padrão de registro, porém o estudo apresenta uma solução para os educadores registrarem os pontos essências dos conteúdos, popularmente chamamos de scalt ou tabela de resultados, ela te apresenta o que os educandos tiveram mais dificuldade e facilidade dentro atividade proposta.

3. O papel do profissional é buscar apresentar o melhor de cada modalidade ao seu educando para que ele consiga ampliar seus horizontes e se dedicar a todas de forma igual e sempre correlacionando os aprendizados, um exemplo é explicar que esportes aquáticos vão desenvolver bem sua função cardiorrespiratória, por conta do débito oxidativo, que o meio liquido proporciona e com isso apresenta opções como natação, polo aquático etc.… E correlacionar essa habilidade com outros esportes e relação com a manutenção da saúde e combate ao sedentarismo, com dialogo e estímulos você consegue alcançar a verdadeira meta do profissional de educação física que é ensinar valores, conceitos e um bom repertório motor.

4. O Avaliar deve somar, agregar e contribuir para todos os elementos da instituição acadêmica. Docentes, discentes e diretor.

Deve servir de auxílio para o educador, para que o mesmo saiba onde deve enfatizar onde pode explorar com mais vigor enfim ter um feedback para planejar melhor suas aulas e cada vez mais tornar-se mais capacitado.

Ao Avaliar o profissional deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com