TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenação Ligada ao Tênis

Por:   •  16/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 3

Coordenação ligada ao tênis:

Para que o tenista realiza a técnica perfeita , é necessária uma coordenação motora muito bem trabalhada, para isso o trabalho da coordenação é realizado antes de começar a trabalhar o próprio esporte 

No tênis a coordenação deve ser trabalhada em 4 momentos que serão descritos a seguir:

O Corpo:

O inicio da coordenação motora para o tênis , deve ser feito usando somente o corpo, através de brincadeiras e competição que exijam uma coordenação ao iniciante. Algumas brincadeiras que podem ser utilizadas são: Pega-pega e suas variantes, o gato e rato, policia e ladrão etc.

O Corpo e a bola:

Para a coordenação com a bola é necessário que  o professor crie exercícios que envolvam: direção, altura, distancia(profundidade) efeito e velocidade. Que são as características do jogo de tênis.

Ex

Direção:

Direita, esquerda, frente

Altura:

Por cima da rede, rolando, tentar acertar a faixa da rede etc.

Distancia:

Longas, curtas, meio termo

Efeitos:

Top spin, slice, etc

Velocidade:

Lenta, rápida, meio termo

Corpo e raquete:

Para que o aluno tenha firmeza e segurança na hora de realizar o movimento, ele deve ter uma preparação com a raquete, através de giros, piruetas manipulações e trocas com amigos.

Corpo raquete e bola:

Após todo o treinamento com o corpo a bola e a raquete o aluno passa para o estagio de manejo da bola com a raquete, fazendo exercícios que possibilitem o desenvolvimento das capacidades motoras necessárias para uma boa realização de técnicas avançadas no futuro.

     

 

Introdução a técnica do saque no tênis de campo

Para que a técnica do saque seja realizada com sucesso ela deve ser feita utilizando gestos simples e contínuos, com um bom equilíbrio, uma empunhadura correta, controlando o punho.Entretanto,  é importante entender a biomecânica pra desenvolver as coordenações motoras do saque.A seguir mostraremos os princípios da biomecânica aplicados ao tênis.

Obtenção da força inicial do saque

É importante entender que a fonte primaria de força provem do solo na forma de força de reação.Essa idéia é comprovada através da segunda lei de Newton que fala: Toda força aplicada produz uma força na mesma direção, de igual modulo e em sentido contrario.

Se para obtermos força (e com isso potencia) devemos empurrar o solo,  então a flexão e extensão dos joelhos é uma técnica que deve ser dominada.Os dois problemas relacionados ao uso da flexão do joelho são: o uso excessivo ou insuficiente e o sincronismo com as outras partes do corpo.

Algumas observações:

Quando a mão que segura a bola começa a elevação para lançar a bola o joelho começa a flexionar.

Manter o braço que lança a bola erguida para que a fexão seja realizada corretamente

Convem perceber que o jogador salta após o movimento devido o impulso gerado pelo solo, esse impulso deve ser em direção a bola.

Rotação do tronco

Apos a transferência de energia da perna para a parte superior do corpo , ocorre a rotação do tronco que terá a função de aumentar a velocidade do movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com