TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DANÇA – BERTYZA FALCÃO

Por:   •  23/10/2016  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LICENCITATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DANÇA – BERTYZA FALCÃO

RAQUEL RAMALHO FERNANDES

RESENHA

JOÃO PESSOA - PB

2016

        Rudolf Laban (1879-1958) é considerado um dos grandes pensadores da dança e, mais particularmente, do movimento humano e seu vasto campo de expressão. Seus estudos e propostas de atuação social e terapêutica continuam sendo uma fonte de estudos e reflexões. Artistas, bailarinos e coreógrafos ainda se inspiram em temas lançados nos anos de 1920 por Laban e seus inúmeros grupos de dança e pesquisa.

        Laban nos deixa claro que não podemos colocar o conteúdo da dança em palavras, mas que podemos de alguma forma descrevê-lo, usando termos na metodologia como: peso, ritmo, postura, direção.

        Ele fundou sua teoria através da observação dos movimentos corporais, qualquer um dos movimentos era visto por ele como formas de fundamentar a dança.

        Para estudar a dança é como estudar a musica, pois não é possível estuda-la sem tocar algum instrumento, da mesma forma que não se pode entender os textos de Laban só lendo. É preciso usar nosso corpo.

        Os textos de Laban são muito utilizados hoje em dia em cursos para professores de ensino fundamental. Ele nos mostra múltiplas possibilidades de como usar o movimento no processo de educação, oferecendo uma movimentação mais criativa, que pode ser utilizada para qualquer tipo de aluno.

        Ele usa teorias como Esforço e Fator de Movimento que tem subdivisões.

        O Esforço não é descrito por Laban como no sentido de força física, e sim como a vontade de realizar os movimentos e assim faze-los.

        O Fator de Movimento é quando estamos fazendo um movimento e mudamos para outro, é essa mudança de movimentação.

        Quando se fala na Arte do Movimento, é preciso entender, pensar e sentir o movimento como intelectual, físico e emocional.

        O texto de Laban se torna muito atual, pois com ele aprendemos que o não se pode separar o movimento corporal, experimentação, da parte teórica. Devemos ensinar a dança através da movimentação, da consciência corporal. Assim, podemos aplicar esse conhecimento a qualquer individuo.

        É uma leitura fácil, pois da para entender a ideia central após ler todo o texto, mas pode causar confusão pela quantidade de termos que são usados por ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com