TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO MOTRIZ NAS AULAS DE EDUCAÇAO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  2/9/2015  •  Monografia  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 7

DESENVOLVIMENTO MOTRIZ NAS AULAS DE EDUCAÇAO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS

PAINTNER HAUSER, Kely Cristina

RESUMO:

Esse trabalho abordou a vivencia das habilidades básicas global e habilidades motora fina, onde o aluno realizou através das práticas propostas a evolução de todo esse processo motor em que se iniciou a partir dessa etapa desenvolvimentista, bem como, os benefícios do desenvolvimento motriz nas aulas de Educação Física identificando possíveis problemas motores que possam interferir no processo desenvolvimentista desse aluno. O estudo foi elaborado com intuito de trazer uma reflexão sobre os benefícios da prática da atividade física, bem como identificar possíveis problemas motores que possam interferir no processo de aprendizagem. Verificando dessa forma a importância do trabalho nas séries iniciais das habilidades motoras nas aulas de Educação Física. Como instrumento de coleta de dados foi realizado a bateria de testes motores Francisco Rosa Neto (2002), verificando as praxis global e praxis fina. Os testes foram aplicados em 40 alunos de primeiro e quarto ano do ensino fundamental das séries iniciais.

Palavras-chave: Desenvolvimento motriz, Educação Física escolar

ABSTRACT:

This study addressed the experience and skills basic overall fine motor skills where the student performed across the practices proposed the evolution of this whole process engine that started from this developmental stage, and as, the benefits of development in driving lessons Teach Physics possibily identifying motor problems that may interfere with the developmental process of students. The study was prepared with the intention of bringing a reflection on the benefits of practicing the activity physics, as well as identify possibily motor problems that may interfere with the learning process. Noting that way the importance of work in serials initial motor abilities in the classes of Teach Physics. As a tool for data collection was performed at test battery motors Francisco Rosa Neto (2002), noting the global praxis and praxis fine. The tests were applied in 25 fourth-year students of basic education serials initials.

Keywords: Developing driving, education Physics in scholl.

INTRODUÇÃO

Esse estudo averiguará o desenvolvimento das habilidades motrizes em crianças do ensino fundamental de 1° ano ao 4°série. A pesquisa se dará através de pesquisa de campo conceituada por Lakatos (2002, p.83) como aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ ou conhecimentos de um problema para qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese que se queira comprovar, ou ainda , descobrir novos fenômenos ou as relações entre elas.

Num primeiro momento será realizado o levantamento bibliográfico o qual permitirá a sustentação teórica do presente estudo.

Num segundo momento realizaremos a pesquisa de campo que será realizada no Colégio Rural Limpo Grande, no município de Carambei-Pr Colégio Thereza Gaertner Seifart e Colégio Tônia Harms onde serão investigadas 40 crianças entre 8 a 11 anos.

E, num terceiro e último momento a discussão e apresentação dos resultados. Este estudo, foi elaborado com intuito de trazer uma reflexão sobre os benefícios do desenvolvimento motriz nas aulas de Educação Física, bem como identificar possíveis problemas motores que possam interferir no processo desenvolvimentista desse aluno.

1. CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR

O desenvolvimento motor representa um aspecto do processo desenvolvimentista total e está intrinsecamente inter-relacionado às áreas cognitivas e afetivas do comportamento humano. A importância do desenvolvimento motor ideal não deve ser minimizada ou considerada como secundária em relação a outras áreas do desenvolvimento. Portanto, o processo do desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor, do bebê ao adulto, é um envolvido no processo permanente de aprender a mover-se eficientemente, em reação ao que enfrentamos diariamente em um mundo em constante modificação. (GALLAHUE & OZMUN, 2002).

Baseado nisso o desenvolvimento motor é o processo do desenvolvimento total, e esta relacionado com áreas cognitivas e afetivas do comportamento do homem sendo influenciado por fatores, como meio ambiente, estimulação e hereditariedade. O movimento faz parte da vida dos seres humanos e da vivência das crianças na escola desde as séries iniciais; possibilitando conhecimento da ação individual de cada uma delas, identificando formas de ser no mundo. Sendo assim, as aulas de Educação Física proporcionará a essa criança as habilidades motoras básicas dessa forma atingindo o estágio maduro de cada uma das referidas habilidades.

1.1 Definição de Termos

1.1.1 Motricidade Global

O movimento motor global é um movimento sinestésico, tátil, labiríntico, visual, espacial, temporal; o que é educativo na atividade motora é o controle de si mesmo, obtido pela qualidade do movimento executado, da precisão e da maestria de sua execução (ROSA NETO, p.17, 2002). Segundo Batistella (2001), a motricidade global tem como objetivo a realização e a automação dos movimentos globais complexos, que se desenrolam num certo período de tempo e que exigem a atividade conjunta de vários grupos musculares.

1.1.2 Motricidade Fina

A coordenação viso manual representa a atividade mais freqüente utilizada pelo homem, pois atua para inúmeras atividades como pegar ou lançar objetos, escrever, desenhar, pintar, etc. (ROSA NETO, 1996 p. 15). Velasco (1996, p. 107) destaca que “a interação com pequenos objetos exigem da criança os movimentos de preensão e pinça que representam a base para o desenvolvimento da coordenação motora fina”.

1.1.3 Equilíbrio

O equilíbrio tônico postural do sujeito, seu gesto, seu modo de respirar, sua atitude, etc., são o reflexo de seu comportamento, porém ao mesmo tempo de suas dificuldades e de seus bloqueios. Para voltar a encontrar seu estado de equilíbrio biopsicossocial, é necessário liberar os pontos de maior tensão muscular (couraças musculares), isto é, o conjunto de reações tônicas de defesa integradas a atitude corporal. No plano da organização neuropsicológica, se pode dizer que o equilíbrio tônico postural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com