TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dados de Identificação da Instituição Concedente

Por:   •  23/10/2019  •  Seminário  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Dados de identificação da Instituição Concedente

Local do Estágio: Academia Rage Fitness

Coordenador (a) do estágio: Tarcisio

Período: 7º Período

Nome do (a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Júlia Carmo Toledo Gonçalves

 

 

TEMA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Fisiologia do Exercício

        Foi escolhida essa linha de trabalho em função da quantidade de alunos não se preocupam em trabalhar a capacidade física flexibilidade nem tão pouco em preparar o corpo para a atividade de musculação. Foi observado que a grande maioria dos alunos da academia não realizam qualquer tipo de alongamento antes ou depois da atividade de musculação e não realizam o aquecimento antse de iniciar o treino de força.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

         Nas academias de musculação, há um grande público de adultos  que não são atleta e estão na busca de ganho de massa muscular e emagrecimento, quer seja por estética ou por qualidade de vida. Muitas vezes as orientações do treinamento são negligenciadas pois o aluno se dá a devida atenção ao alongando e ao aquecimento, muitos os consideram desnecessário . Para Mcardle et al. 2003 o aquecimento é a primeira fase do exercício, pois nesse momento que se prepara o corpo para a atividade, enquanto o alongamento é uma manobra que permite maior amplitude dos tecidos moles (músculos e articulações) contribuindo para o aumento da angulação do movimento articular (Kisner C, 2005).

        Os resultados e vantagens dos aquecimento geral ativo, como corrida na esteira de intensidade leve, e a preparação geral do corpo para atividade seguinte com grandes o recrutamento de grandes grupos musculares. Enquanto o aquecimento o especifico, redistribui a fluxo sanguíneo buscando suprir as áreas que estão sendo ativadas (Knudson DV, 2008 e Weineck J. 2003).  Nesse caso os indivíduos não atletas praticantes, de musculação devem usar o aquecimento global geral por preparar não só a musculatura de uma maneira geral mas também por proporcionar a preparação do sistema cardiorrespiratório (Knudson DV. 2008). Devendo ser progressivo e gradual de forma que as reservas de energia não sejam consumidas nesse momento e que a oxigenação muscular seja aumentada.

        A resposta ao estresse ocasionado pela atividade posterior ao aquecimento ocorrer  forma mais rápida de modo que o individuo posso se concentrar na propriamente dita (Robergs RA, Roberts SO 2002). As repostas fisiológicas ao aquecimento são benéficas para se iniciar a atividade principal pois o corpo já está preparado para desempenhá-las. Podemos citar o aumento do volume e velocidade  da circulação periférica, a elevação da temperatura muscular, a estimulação dos neurônios motores dentre outros.

        Quando falamos de alongamento nos referimos as atividades que proporcionam o aumento da flexibilidade de forma progressiva. Apesar de muitas vezes serem confundidos, o alongamento e a flexibilidade são diferentes. Segundo Dantas 2005, flexibilidade é:  

                                        

                                        A qualidade física responsável pela execução voluntária de                                                 um movimento de amplitude angular máxima, por uma                                                 articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites                                                 morfológicos, sem risco de provocar lesões".

                                        (DANTAS, 2005 p.57).

        Já o alongamento são os exercícios que são usados para causar o aumento o comprimento das estruturas constituídas de tecidos moles e, assim conseguir o aumento da flexibilidade (Almeida TT,2006).

        Muito é discutido a respeito do uso do alongamento pré ou pós treino pois em cada fase a resultado da prática será diferente. Quando realizado antes do treino, ele diminui a habilidade de contração e força muscular conforme estudos de Ramos et. al. 2007 e segundo Shrier e Gossal  2002, novas evidencias apresenta que o alongamento prévio não previne lesão . Em contra partida estudos apresentação que a pratica do alongamento após o treino evita o encurtamento das fibras musculares, e quando mantidos encurtados tendem a perder a elasticidade.

        Diante do exposto acima podemos concluir que a pratica de aquecimento prévio e de alongo posterior ao treino melhora o desempenho do aluno pelas alterações fisiológicas que cada uma das atividades produz.

         

OBJETIVOS:

  • Observar os alunos no inicio e no final do treino;
  • Avaliar o comportamento dos alunos quando solicitados a pratica do aquecimento e alongamento ; e
  • Desenvolver trabalho educativo de incentivo a pratica de aquecimento e alagamento apresentado os benefícios .  

METODOLOGIA  

        A observação dos alunos foi realizada no dia 21/10/2019 e 22/10/2019 no período da manhã das 06:00 ás 12:00, foi notado que os alunos não praticam atividade de aquecimento antese tão pouco de alongamento depois do treino de força. Os alunos que iniciaram ou retornaram a pratica eram orientados pelos professores do salão no primeiro dia do treino a realizar o trabalho de aquecimento e de alongamento no inicio ou no final de cada seção porém, essa orientações não surtiam o efeito desejado. Em função da grande demanda de alunos não era possível dar atenção exclusiva a cada um deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (212.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com