TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Dados de identificação da Instituição Concedente

Por:   •  12/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA

Dados de identificação da Instituição Concedente

Nome da escola: Fundação Educacional João XXIII

Diretor(a): Marcia Valiati

Coordenador(a): Clara Coelho

Professo/r(a) Regente: Ana Claudia Scallzili          Turma: NJ – Nível J

Período: 18/10/2021 - Tarde

Nome do(a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Joice Cardoso de Lima

Disciplinas: Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos

Assunto: Natureza e Sociedade

Objetivos de Aprendizagem: Conhecimento das partes da árvore: caule, raiz, folhas/flores. Conscientização sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente que vivemos.

Conteúdo programático: Será desenvolvida uma atividade envolvendo ciências naturais, onde a criança passa a aprender e a cuidar mais da natureza, trabalhando também sua concentração e interesse em participar da proposta recolhendo os materiais propostos pelo passeio na escola.

Recursos: Folhas de papel sulfite, giz de cera, cartaz, música.

Elencar os materiais/recursos necessários que serão utilizados para

alcançar os objetivos propostos. Exemplo: jornal, livro didático, mapas, quadro de giz, computador, vídeo, DVD, CD, internet, etc.

Sequência didática:

13h30min: Chegada das crianças e organização das mochilas.

14h00: Roda de conversa: Conversar com as crianças de como será nossa rotina do dia e propor uma discussão sobre o meio ambiente, exemplificando através de atitudes diárias a importância de cuidar dos locais que vivemos e os preservar, ainda na roda apresentarei para as crianças um cartaz ou imagem de uma árvore contendo suas divisões, escutarei sobre o que as crianças já sabem sobre a árvore e explicarei como ela é dividida: raiz, caule, folhas e frutos, para deixar o momento mais relaxante escutaremos a música da “dona árvore” da Bia Bedran, e convidarei a turma para fazer movimentos em que represente uma árvore.

15h00: hora do lanche

15h30min as 16h20min horário do pátio (continuaremos com brincadeiras envolvendo o corpo)

16h20min: Proposta de um passeio pela escola observando as árvores, folhas e suas texturas. Pedirei que recolham as folhas que encontrarem caídas no chão para nossa atividade em seguida.

Após o passeio para finalizar a atividade proposta pedirei que escolham uma das folhas encontradas durante o passeio e a coloque no meio de uma folha sulfite. Em seguida, sobreponhamos uma outra folha de papel e os instruirei a passar com o giz de cera deitado sobre ambas e que observem o desenho modelado da folha. Após montaremos um cantinho na sala para exposição.

17h30min: Saída e fim da regência do dia.

Avaliação:        A avaliação será feita por meio de observação do interesse dos alunos na atividade proposta, observar habilidades e criações dos movimentos com o corpo e também concentração e coordenação motora no uso da folha e giz.

Referências: Música dona árvore: Dona Árvore - YouTube

Anexos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (110.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com