TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dados de identificação da Instituição Concedente

Por:   •  11/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Dados de identificação da Instituição Concedente

Local do Estágio: Forma Fit Academia De Ginástica LTDA

Coordenador (a) do estágio: Robson José de Souza Ferreira

Período: 2021/07

Nome do (a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Viviane Gomes Monteiro

SUMÁRIO

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

4

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4

3 OBJETIVOS

5

4 METODOLOGIA

6

5. RECURSOS

7

6. CRONOGRAMA

7

7 REFERÊNCIAS

8

TEMA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O estágio supervisionado no Bacharelado em Educação Física, realizado pela instituição Uniasselvi, é uma atividade que pode trazer imensos benefícios para aprendizagem, melhoria do ensino, no que diz a respeito à formação, no que trará resultados positivos.

A área de concentração do estágio 1 escolhida foi a fisiologia do exercício.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Educação Física tem um valor importante tanto nos aspectos relacionados à saúde, quanto no processo educativo. Porém, este trabalho está voltado ao campo da saúde, num enfoque preventivo (GOMES, 2010).

Segundo Guyton e Hall (2006), nos últimos anos, pesquisas em saúde evidenciam que boa parte da ausência de saúde é causada pela falta de atividade física.

O exercício físico é definido como atividade repetitiva, planejada e estruturada que tem como objetivo a manutenção e a melhoria de um ou mais componentes da aptidão física. Contudo, a musculação é um exercício físico que deve ser bem estruturada e planejada de acordo com a capacidade fisiológica e objetivo de cada pessoa. (Pitanga, et al. (1998).

 A Fisiologia do Exercício, área de conhecimento derivada da Fisiologia, é caracterizada pelo estudo dos efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre as estruturas e as funções dos sistemas do corpo humano. Ela pode ser considerada uma das disciplinas mais tradicionais relacionadas à prática acadêmica e profissional da Educação Física e do Esporte em função da grande herança biológica destas áreas (FORJAZ e TRICOLI, 2011).

Alguns autores (PATE & DURSTINE, 2004; WILLMORE & COSTILL, 2010) subdividem a Fisiologia do Exercício e conceituam a Fisiologia do Esporte como uma área do conhecimento que aplica os conceitos da Fisiologia do Exercício na elaboração e organização de meios, métodos e programas de treinamento voltados, especificamente, para o aumento do desempenho físico-esportivo de atletas.

Da mesma forma, outra subdivisão existente é a Fisiologia do Exercício Clínica, que aplica os conceitos da Fisiologia do Exercício na elaboração de programas voltados para manutenção da saúde, através da prevenção, tratamento e controle das doenças pelo exercício físico (EHRAN, GORDON, VISICH & KETEYIAN, 2009; PATE & DURSTINE, 2004).

Lima e Chagas (2008) apresentam um entendimento amplo sobre os componentes da carga de treinamento na musculação. Para estes autores, referenciados também por outros autores, o conceito de musculação pode ser entendido como "um meio de treinamento caracterizado pela utilização de pesos e máquinas desenvolvidas para oferecer alguma carga mecânica em oposição ao movimento dos seguimentos corporais.

A aplicação adequada da carga de treinamento compondo o treinamento resistido é capaz de gerar melhoria das capacidades físicas, como por exemplo: força, flexibilidade ou resistência muscular (AZEVEDO et al., 2005, citado por SOUZA, 2015).

OBJETIVOS:

  • Fortalecimento do corpo através do exercício físico,
  • Através de uma série criada propriamente para essa aluna, promover a hipertrofia muscular, com uma concentração maior nos menos inferiores

METODOLOGIA  

Na fase de musculação, minha intervenção é designar uma parte de treinamento para os alunos. Selecionei uma aluna, Beatriz Lima, 25 anos, pratica a musculação faz um tempo, porém não tem foco. Mas tem o objetivo aumentar a musculatura do corpo, com ênfase dos membros inferiores.

Sua disponibilidade será de segunda a sexta, com apenas 1 hora de treino. Antes de iniciar o treino um profissional de Educação física, foi realizada  uma avaliação na Beatriz, seguindo com uma Anamnese, realizou as medidas e avaliações exatas, focou no objetivo da aluna, para a realização do seu treino

O método de treinamento que usei era o método tradicional, pois ela é uma iniciante.

O Treino foi dividido em duas séries: Segunda, quarta e sexta – série A; e Terça e quinta – série B.

SÉRIE A

Segunda/Quarta/Sexta

Repetições

AGACHAMENTO LIVRE

3 X10

LEG PRESS

3 X10

FLEXÃO DE QUADRIL

3 X10

CADEIRA EXTENSORA

3 X10

CADEIRA ADUTORA

3 X10

PUXADA FRENTE

3 X10

REMADA SENTADA

3 X10

BÍCEPS ALTERNADO

3 X10

ABDOMINAL SUPRA

3 X20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (223.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com