TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Células e biomoleculas

Por:   •  8/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 4

1) Defina célula:

Célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Então concluímos que todos os organismos vivos são compostos por células.

2) Qual a constituição básica de uma célula?

As células são formadas por uma membrana plasmática que as envolve e seleciona o que vai entrar ou sair dela, dentro da membrana existe o citoplasma, que é formado por substâncias muito complexas que recebem o nome de proteínas, lipídios, glicídios, sais minerais e água, o citoplasma é responsável por todas as funções metabólicas celulares. Dentro do citoplasma existe o núcleo, onde estão localizados os cromossomos responsáveis pela transmissão das informações genéticas.

3) Quais são os dois tipos celulares? Caracterize cada uma.

Os dois tipos celulares são:

Células Procariontes: as células procarióticas são pobres em membranas e em organelas, e não possuem membrana nuclear (carioteca). Dessa maneira, seu material genético está disperso em seu citoplasma. Fazem parte deste grupo as bactérias (arqueobactérias e eubactérias);

Células Eucariontes: é composta por um rico sistema de membranas e apresentam o núcleo separado do citoplasma pela carioteca. Compõem a maioria dos seres vivos (protozoários, fungos, plantas e animais).

4) Quais são as principais biomoléculas que compõem a célula?

As biomoléculas são consideradas “moléculas da vida”, essas moléculas se formam a partir da união de determinados elementos químicos denominados “biolementos”. As biomoléculas atuam como unidades construtoras das células animais e podem ser classificadas como inorgânicas (água e sais minerais) ou orgânicas (carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos). Estas moléculas são formadas basicamente por Carbono, Oxigênio, Hidrogênio e o Nitrogênio.

5) Qual a importância biológica da água?

A água é uma biomolécula inorgânica e é considerada a mais abundante em organismos vivos, e é através dela que os nutrientes e os produtos do metabolismo celular são transportados. Podemos dizer que sem água não há vida. A ligação entre os átomos da água é angulada, no qual os hidrogênios formam a base do oxigênio, por esse motivo a água é considerada um dipolo, essa propriedade da água permitem que organismos vivos usem ela como função e solvente celular, sendo capaz de se ligar a várias outras moléculas.

6) Qual a função do carboidrato? Diferencie os três grupos encontrados?

Os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas e podem ser encontrados sobre a forma de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

• Os monossacarídeos são os açúcares mais simples. Como a glicose que é o açúcar encontrado na maioria dos seres vivos, a frutose, que é o açúcar da fruta, e a galactose, a do leite, além da ribose e a desoxirribose, que são encontradas na constituição do RNA e do DNA.

• Os dissacarídeos são açúcares simples, compostos de dois monossacarídeos ligados. Os principais são:

Sacarose = glicose + frutose

Lactose = glicose + galactose

Maltose = glicose + glicose

• Os polissacarídeos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com