TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desporto e Aptidão Física

Por:   •  5/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 7

  Nome: Beatriz Macedo               Nº: 3                    Ano/turma: 10ºB                      

                            Desporto e aptidão física

A) 1. O desporto como fenómeno cultural está bastante relacionado com as sociedades, mais propriamente com a evolução das mesmas, uma vez que o crescimento e o desenvolvimento destas foi provocando várias mudanças no
âmbito das atividades físicas. A sociedade em que vivemos é bastante mais tecnológica, colocando-nos assim exigências muito variadas e que consequentemente afeta o nosso modo de vida. O desporto sofreu bastantes alterações tais como a diminuição das atividades grupais ou coletivas, aumento das práticas individuais, aparecimento de novas formas de prática desportiva, como por exemplo aquilo a que nós chamamos atividades “radicais”.

Relativamente à origem do desporto, toda aponta que a antiga Grécia terá sido o berço do desporto apesar de existirem vários entendimentos que visam explicar o seu surgimento tais como o desporto ter uma raiz cultural, a atividade desportiva do homem nascer da vida instintiva e os exercícios físicos nascerem do processo de trabalho. Existe ainda uma teoria conhecida como teoria marxista que considera o desporto como uma manifestação cultural, mas não é um jogo por exemplo.  Esta civilização considerava o desporto uma forma de culto da beleza corporal. Todavia, o desporto desapareceu renascendo apenas na época contemporânea.

2. O desporto moderno nasceu na Europa nos finais do século XIX e princípios do século XX, logo o desporto moderno tem sensivelmente um século de existência e é considerado um dos maiores fenómenos da sociedade atual. Tudo começou com a introdução de jogos desportivos nas aulas de Educação Física e também com os Jogos Olímpicos da Era Moderna que fizeram com que o desporto ganhasse projeção e não parasse de crescer até hoje.

A sociedade contemporânea atribui ao desporto duas categorias, desporto-comercialização e desporto-prática. O entendimento da cultura desportiva atual não é consensual, existindo uma grande variedade de modelos de desporto. Tendo em conta o modelo de diferenciação da cultura desportiva atual, existe o desporto profissional, desporto como meio da cultura do tempo livre, desporto e movimentos como meio das instituições sociais e desporto na escola, havendo em cada um deles as atividades, objetivos e grupos correspondentes.

3. Atualmente são dadas várias definições para o desporto, mas tendo como referência a definição atribuída pela Carta Europeia do Desporto podemos constatar que o desporto é um “bem” a conservar e a desenvolver como forma de permitir um desenvolvimento sustentável, porém o desporto passou a ter um novo conceito sendo considerado o termo geral que inclui todos os exercícios físicos ou todos os jogos e formas de exercício orientadas pelo movimento.

Resultante do aparecimento de cada vez mais novas modalidades é difícil encontrar um consenso, acabando por originar diversas possibilidades de classificação. Em primeiro lugar temos a classificação segundo a situação motora, esta classificação baseia-se nos elementos que intervêm na situação motora dos diversos desportos como os colegas, os adversários e o espaço. Em segundo lugar temos a classificação segundo o tipo de ações, esta classificação tem como base a presença ou ausência de colegas e adversários. Em terceiro lugar temos a classificação segundo o número de praticantes e forma de disputa, podendo ser modalidade individual ou modalidade coletiva. Temos também a classificação segundo a natureza do movimento, podendo ser aberta ou fechada. De seguida temos a classificação segundo a execução motora, sendo assim modalidade cíclica ou modalidade acíclica. E por fim, mas não menos importante pode ainda ser classificado segundo condutas sociomotoras, sendo cooperação-oposição ou cooperativa.

Em termos gerais podemos dizer que os elementos que constituem os diversos são o regulamento que deve incluir os seguintes aspetos: instalações e espaço de jogo, os participantes, regras de jogo, sistema de pontuação e os juízes ou árbitros. Temos também os aspetos técnicos, os aspetos táticos e estratégicos e a comunicação nos desportos.

4. Dado que Educação Física desenvolve integralmente e não apenas a “educação do físico” e por isso já pensaram em alterar o nome, passando de Educação Física para Educação Desportiva. A Educação Física demonstra a importância das atividades físicas desportivas no desenvolvimento integral e harmonioso dos jovens e tem um grande valor formativo, dando um contributo único para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, potenciadora de outras áreas de intervenção.

B) 1. A aptidão física segundo a Organização Mundial de Saúde é a capacidade para realizar trabalho muscular de forma satisfatória. A aptidão física relaciona-se com o rendimento de todas as tarefas diárias realizadas, envolve os domínios das aptidões físicas, psicomotoras, percetivas e cognitivas, é um todo que deve ser trabalhado nos seus diversos domínios e está diretamente relacionada com a promoção e manutenção da saúde.

2. Para manter um estilo de vida saudável, é muito importante praticar exercício físico regularmente, ter uma alimentação equilibrada porque a alimentação desequilibrada está na origem de várias doenças e em caso de dúvida podemos sempre consultar a roda dos alimentos  para perceber quais são as proporções adequadas de cada grupo de alimentos necessários que devemos ingerir, evitar o consumo de substâncias prejudiciais para a nossa saúde como é o caso do tabaco, álcool e drogas, descansar pelo menos oito horas por dia e adotar hábitos de higiene e de segurança.

3. O organismo adapta-se para dar resposta à prática do exercício físico de várias formas, uma delas é a diminuição da frequência cardíaca e da frequência respiratória, O exercício físico regular pode ser benéfico a nível morfológico, psicológico e social.

a. Em situação de repouso, os valores da frequência cardíaca e respiratória são mais baixos. Em situação de exercício físico, a intensidade do exercício determina a fonte de energia utilizada pelo organismo para produzir o movimento, por exemplo numa caminhada é utilizada uma fonte de energia aeróbia porque é um exercício de intensidade fraca a moderada e longa duração, mas, no entanto, se for saltos já é utilizada uma fonte de energia anaeróbia porque é um exercício de forte intensidade e curta duração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com