TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre wellness e fitness

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 2


Hoje em dia as academias estão cada vez mais adotando atividades físicas variadas, tentando atender a diferentes públicos e seus objetivos. Quando pensamos em academia já pensamos em aulas de aeróbica e musculação, onde a procura por perda de peso e aumento de massa muscular prevalece na maioria das vezes. Mas essa concepção está mudando, pois muitas pessoas hoje estão em busca de saúde e qualidade de vida, e não somente em busca de corpos construídos dentro de padrões estéticos.

 Desta forma o fitness está ganhando um concorrente dentro das academias, chamado Wellness, o qual está ganhando um grande número de adeptos. Enquanto o primeiro se direciona somente ao fator físico e estético dos alunos, o Wellness está relacionado a uma busca mais abrangente, dentre eles, inúmeros fatores relacionados à saúde, como observamos na citação de Saba (2006, p. 143), onde explica que o wellness “fortalece-se, aumentando cada vez mais a participação e a manutenção saudável de pessoas em programas de exercícios físicos".

Quem procura estas atividades geralmente mantem um vínculo de permanência muito maior nas academias, diferente dos alunos fitness, como diz Saba (2006, p. 143), onde afirma o fitness com sua ênfase nos “aspectos puramente estéticos, representados pelo modelo da aptidão física, continua aumentando a desistência e promovendo a rotatividade nas academias”.

Dentro da dimensão do Wellness a atividade mais desprezada pelos profissionais é a intelectual, pois requer habilidades criativas, onde o profissional deve ter não somente vontade, mas conhecimento e experiência de como realizá-las, e quais mecanismos usar. Geralmente esse desprezo deve-se, como citado acima pela falta de conhecimento e experiência.

A mídia tem uma grande influência na atuação dos profissionais da educação física, pois os mesmo tem que acompanhar as tendências estéticas que variam muito de acordo com cada época e tendência de moda. Os profissionais se direcionam de acordo com suas habilidades, preferências e em muitas vezes por questões financeiras atuam em inúmeras áreas do mundo fitness e Wellness. Independente da área em que atue o profissional, ele deve ser capacitado e competente para realizar seu trabalho com êxito e responsabilidade, promovendo desta forma resultados positivos em seu trabalho, sendo este voltado não só para a estética, mas também para a saúde.

Referência Bibliográfica

http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/4862/4516

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com