TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Fisica

Seminário: Educaçao Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

O estudo do desenvolvimento motor procede historicamente de duas áreas distintas do conhecimento - a biologia e a psicologia. Da biologia aparecem os conceitos de crescimento e desenvolvimento do organismo, e da psicologia o interesse no entendimento do comportamento humano, com seus aspectos relacionados ao movimento (CLARK; WHITALL, 1989). Pode-se inferir, desde então, a reciprocidade entre aspectos físicos (biológicos, inatos) e sociais (comportamento, experiências, aprendizado) no desenvolvimento do indivíduo.

Ao fragmentar-se a compreensão do desenvolvimento na questão do que é inato ou adquirido, simplifica-se a complexidade da ação humana, e decorre-se a diversas conclusões conflitantes e muito pouco satisfatórias. Quanto mais abrangente for a abordagem desse entendimento, mais capaz será a ciência de fornecer subsídios para compreender as mudanças no comportamento motor, assim como identificar os fatores que o influenciam. No entanto, conceituar o desenvolvimento infantil não é tarefa fácil, porque varia de acordo com o referencial teórico adotado e os aspectos abordados. (MULLER, 2008)

O desenvolvimento pode ser definido como o aumento da capacidade do indivíduo na realização de funções cada vez mais complexas. Da mesma forma, pode-se associá-lo à maturação do sistema nervoso central (SNC), à relação do ambiente com os aspectos cognitivos e da inteligência, além da constituição do psiquismo individual (OLHWEILER; SILVA; ROTTA, 2005; MIRANDA; RESEGUE; FIGUEIRAS, 2003; SILVA, 2002).

Num conceito mais abrangente, o desenvolvimento infantil é um processo iniciado desde a vida intra-útero envolvendo aspectos como o crescimento físico, a maturação neurológica e a construção de habilidades relacionadas ao comportamento nas esferas cognitiva, social e afetiva da criança, na intenção de torná-la competente para responder as suas necessidades intrínsecas e as do seu meio, atentando ao seu contexto de vida. Assim, cada vez mais, acredita-se na ação recíproca de fatores como crescimento, maturação, hereditariedade e aprendizagem, inseridos no contexto e dependentes da tarefa. O desenvolvimento é, então, o resultado da interação dessas múltiplas causas, relacionado ao tempo e à necessidade (PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2006; HAYWOOD; GETCHELL, 2004; TECKLIN, 2002). Este é o objetivo de modelos teóricos - explicar o processo de interação entre o indivíduo em desenvolvimento e seus múltiplos contextos associados. Desse modo, novas teorias aparecem com diversificadas reflexões sobre as variáveis envolvidas neste processo (KREBS, 2001).

Segundo Payne e Isaacs (1987) como sendo o estudo das mudanças do movimento através da vida. Para Haywood (1986) o desenvolvimento motor é um processo seqüencial e contínuo relativo à idade cronológica, durante o qual o indivíduo progride de um movimento simples, sem habilidade, até o ponto de conseguir habilidades motoras complexas e organizadas e, finalmente, o ajustamento dessas habilidades que o acompanham até a velhice.

A principal diferença entre as duas definições apresentadas é que Payne e Isaacs enfoca o desenvolvimento como um produto, que aborda o movimento do ser humano, sem correlacioná-lo com outros fatores e Haywood engloba todo o processo de mudanças que podem alterar e influenciar no desenvolvimento do indivíduo.

Assim, observa-se que o desenvolvimento motor possui como ponto central a descrição de aspectos ordinários de movimentos e atividades fundamentais para existência humana. Onde as crianças apresentam maior desenvoltura e facilidade nas realizações dos movimentos, atividades comuns que são realizadas no decorrer do dia-a-dia.

Para Bohme (1998) desenvolvimento motor se refere às mudanças ocorridas no desempenho motor e/ou movimento do indivíduo, em relação ao comportamento e controle motor que ocorrem com a interação dos processos de maturação e experiências vivenciadas no seu meio ambiente. França (1991) coloca que o desenvolvimento motor é um processo contínuo que se caracteriza nos primeiros anos de vida pela emergência dos padrões fundamentais.

Para Eickman (2002) o desenvolvimento motor é um processo que se inicia na concepção e continua ao longo da vida, dependendo da maturação e do ambiente, sendo de grande importância para o desenvolvimento integral da criança.

Muitos autores têm procurado conceituar desenvolvimento motor. Para Gallahue (1989) e Gallahue e Ozmum (2003), o processo do desenvolvimento motor revela-se primeiramente através de mudanças no comportamento motor, onde todos nós estamos envolvidos no processo de aprendizagem em um mundo em constante mudança. As diferenças de desenvolvimento no comportamento motor podem ser causadas por fatores inerentes ao indivíduo (biologia), ao ambiente (experiência) e a natureza da tarefa (física/mecânica).

O processo de desenvolvimento motor pode ser observado através do estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com