TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao fisica Declaro ausência de conflito de interesse

Por:   •  26/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.224 Palavras (13 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 13

Treinamento de Força Associado à Suplementação de Creatina em idosos Sarcopenicos brasileiros: uma revisão bibliográfica. [a]

Strength Training Associated with Creatine Supplementation in Elderly Brazilian Sarcopenics: A Literature Review.

Elias Oliveira Lima

Declaro ausência de conflito de interesse

Área do artigo: Artigo de Revisão

São Paulo 2017

Resumo

A expectativa de vida da população idosa tende a aumentar, gerando uma maior preocupação com a mesma, uma dessas preocupações seria a perda de massa muscular (sarcopenia), que como consequência gera diversos agravos, entre eles perda de força, potência muscular. Objetivo: verificar por meio de revisão bibliográfica, o efeito do treinamento de força associada à suplementação de creatina sobre idosos sarcopenicos. Metodologia: busca na base de dados Scielo e Google scholar, no período de março a setembro de 2017, com os descritores (envelhecimento, treinamento de força, suplementação de creatina). Foram excluídos: Trabalhos de conclusão de curso, revisões, artigos de língua estrangeira, e trabalhos acadêmicos fora do período entre 2012 à 2017. Foram critérios de inclusão: artigos de revistas científicas brasileiras indexadas, sendo estes artigos experimentais. Foram considerados também, tese, os resultados foram selecionados de acordo com a qualidade do estudo experimental. Conclusão: a suplementação de creatina apresenta possíveis efeitos junto ao treinamento de força, entretanto não existe um grande volume de trabalhos ou pesquisas que considerem a intensidade do exercício para prevenção da sarcopenia em idosos.

Descritores: envelhecimento, treinamento de força, suplementação de creatina.

Abstract

The life expectancy of the elderly population tends to increase, generating a greater concern with it, one of these concerns would be the loss of muscle mass (sarcopenia), which as a consequence generates several injuries, among them loss of strength, muscular power. Objective: to verify by means of a literature review, the effect of strength training associated with creatine supplementation on sarcopenic elderly. Methodology: search in the database Scielo and Google scholar, from March to September of 2017, with the descriptors (aging, strength training, creatine supplementation). Excluded were: Course completion papers, revisions, foreign language articles, and academic papers outside the period between 2012 and 2017. Inclusion criteria were: articles from indexed Brazilian scientific journals, these articles being experimental. We also considered, thesis, the results were selected according to the quality of the experimental study. Conclusion: Creatine supplementation has potential effects with strength training, however, there is not a large volume of studies or studies that consider the intensity of exercise to prevent sarcopenia in the elderly.

Descriptors: aging, strength training, creatine supplementation.

INTRODUÇÃO

O ser humano como um todo sempre se preocupou com o envelhecimento, essa preocupação advém da perda de funções orgânicas que comprometem o cotidiano do indivíduo e o tornam dependente de terceiros1,2. Há uma tendência de que esta população aumente nos próximos anos e que esse número pode se superar com o passar dos anos devido ao aumento da qualidade de vida1. O envelhecimento é um processo irreversível ocorrido em todos os seres vivos afetando os diferentes sistemas corporais, dentre eles esta o sistema musculoesquelético 1,2.

No processo de envelhecimento o sistema musculoesquelético sofre algumas alterações[b] como músculos, ossos, tendões, nervos, e com elas perda de potência, de massa muscular e capacidade de realizar força, esse evento é denominado sarcopenia, e interferindo diretamente no dia a dia da população idosa, reduzindo sua funcionalidade e mobilidade, deixando-a o dependente[c]2. Uma estratégia para reduzir a perda massa muscular advinda do envelhecimento é a aplicação do treino de força7, que possui como perspectivas a manutenção da saúde em indivíduos da terceira idade, melhoria de sua qualidade de vida, do aspecto físico e psicológico7. O treinamento de força por sua vez pode se beneficiar pela aplicação de certas estratégias nutricionais, como por exemplo, a suplementação de creatina10, que é um nutriente essencial na produção de energia rápida para o corpo humano, e que possui benefícios, bem como auxilio da síntese proteica através da retenção hídrica e redução da fadiga, é utilizada principalmente em atividades anaeróbias como o treinamento de força gerando mais resultados significativos, do que somente o exercício isolado[d]8. Sendo assim o presente estudo teve por objetivo verificar por meio de revisão bibliográfica, o efeito da suplementação de creatina associada a um programa de treinamento de força com idosos sarcopenicos brasileiros.

Dado esse contexto, é escassa a literatura brasileira que apresenta em associação o treinamento de força de alta intensidade e a suplementação de creatina como fatores de prevenção à perda de massa muscular ao longo do envelhecimento.  

Diante do exposto é apresentada a seguinte hipótese: O treinamento de força e a suplementação de creatina previnem a perda de massa magra em idosos.

REVISÃO DE LITERATURA

A sociedade questiona-se o tempo todo a respeito do envelhecimento[e] e se o mesmo poderia ocorrer com qualidade de vida, e menos dependência de terceiros, entretanto é necessário compreender o mesmo como um processo natural a todos os seres vivos, algumas questões que cercam o assunto são, até que ponto o processo de envelhecimento pode ser amenizado através de uma vida saudável associada à atividade física, entretanto a adoção de um estilo de vida ativo, aparentemente, pouco faz frear o processo inerente ao envelhecimento, porém ganhos de função induzidos pelo treinamento são suficientes para terem importantes consequências para a qualidade de vida em uma pessoa mais velha1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (326.8 Kb)   docx (949 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com