TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica

Projeto de pesquisa: Educação Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho de recuperação de Educação Física

referente ao 4º bimestre do ano de 2010.

Palavras-Chave: Atividade física, obesidade,

juventude, esportes, desleixo....etc.

Camila de Oliveira Brasil

1M2

04 de Dezembro de 2010.

Índice

Introdução -------------------------------------------------------------------------------------- pg. 1

Desenvolvimento ------------------------------------------------------------------------------pg. 2 a 8

Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------------pg. 9

Bibliográfia --------------------------------------------------------------------------------------pg. 10

*Lista de Gráficos

*Lista de Ilustrações

Introdução

Neste trabalho vou fornecer informações, pesquisas, gráficos e conclusões a respeito da obesidade precoce que atinge cerca de 22% dos jovens entre 6 a 17 anos de idade, informações principalmente para aqueles que procuram se manter capacitados de agir na hora de escolher esportes ou que simplesmente querem se dar por cientes às conseqüências de uma vida sem exercícios físicos pode causar desde uma criança à um idoso, aquele mesmo que se seguir uma linha correta de instruções a respeito da saúde física, pode seguir uma vida jovial e relaxada em um futuro não muito conturbado o que seria se não tivesse cumprido com exercícios físicos.

Desenvolvimento

Esse trabalho apresentará motivos e causas para diversos bens maléficos causados pela falta de exercício físico constante.

Obesidade na adolescência

Em uma pesquisa foram aplicados questionários e análise da composição corporal em 36 adolescentes, com faixa etária de 10 a 12 anos, sendo 21 masculino (grupo 1) estudantes de escola particular e l5 feminino (grupo 2) estudantes de escola pública. Os recursos utilizados foram: balança Filizola com carga máxima de l50kg, estadiômetro metálico e adipômetro Lange Skinfold Caliper.

Verificados que 60% dos adolescentes do grupo 1 estavam com a porcentagem de gordura corporal acima do normal. No grupo 2 nenhum adolescente apresentou porcentagem acima do normal.

Os avaliados do grupo 1 têm aulas de Educação Física nas escolas em que estudam, com a seguinte freqüência:

53% dos alunos tinham apenas uma aula de Educação Física por semana;

27% dos alunos tinham duas aulas de Educação Física por semana;

Somente 20% dos alunos tinham três aulas de Educação Física por semana.

Por outro lado na escola pública todos os alunos praticavam três aulas de Educação Física por semana.

Quanto à preferência de atividades físicas foi escolhido por parte dos alunos do grupo 1 o basquete e o futebol.

Na escola pública as preferências ficaram no vôlei e no futebol.

O gráfico ao lado relata o percentual de gordura corporal nos adolescentes do grupo 1.

*1.0

Avaliado os resultados desta pesquisa pode-se concluir que, a procura por atividade física recreativa ou extra curricular se dá a partir da necessidade de diminuir o peso corporal.

De acordo com entrevista feita com a professora da escola de basquete, os alunos já entraram para a atividade com sobrepeso ou obesidade por indicação dos pais, que procuraram incluir o filho obeso em atividades em que ele pudesse ser aceito com o objetivo de diminuir o peso corporal. Em outros esportes como futebol, alunos obesos geralmente são colocados de goleiro, pois eles têm dificuldade em correr. O basquete é um jogo que exige força para arremessar a bola e a quadra é bem menor do que o campo de futebol, talvez por isso eles se identificam mais com esse esporte, conseguindo resultados melhores em relação à composição corporal, além de aumentar sua auto-estima, pois conseguem realizar a aula com sucesso.

Atividade física e Obesidade

O excesso de gordura corporal tem afetado negativamente a qualidade de vida de muitas pessoas e sua prevalência tem aumentado de forma assustadora, principalmente em países mais industrializados, sendo considerada um problema de saúde pública. O excesso de gordura corporal conhecido como sobrepeso e obesidade é uma síndrome complexa e multifatorial cujo tratamento tem sido fonte de frustração de pacientes e profissionais de saúde.

O excesso de gordura corporal está associado a diversas doenças de dimensão física e psicológica, incluindo doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, osteoartrite, transtornos de ansiedade entre outros. Os problemas de saúde entre os obesos são muito mais freqüentes em comparação aos não obesos. Estimativas de companhias norte americanas de seguro de saúde indicam que uma pessoa obesa representa um custo adicional de 8% com despesas médicas e quando adoecem, seu tempo de internação é 85% maior que de uma pessoa não obesa.

A obesidade e sobrepeso geralmente são avaliados através do índice de massa corporal (IMC) que é o resultado da divisão do peso pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com