TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física Adaptada e a Coordenação Motora

Por:   •  20/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Física Adaptada e a Coordenação Motora

Wesley Antonio Pagno¹

Mario Souza²

        

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

   A criança como todo ser humano é um ser social e faz parte de uma sociedade que está em constante mudança. Como ser social ela busca desenvolver suas capacidades sociais, afetivas, cognitivas e emocionais. Sendo assim a educação física na prática escolar vem auxiliando nesse processo, principalmente quando falamos em educação inclusiva.

Para Rodrigues (2003), a Educação Física não pode ficar indiferente ou neutra no processo de educação inclusiva. Ela pode se constituir como um adjuvante ou até mesmo um obstáculo adicional nesse contexto, dependendo acima de tudo da maneira como fora trabalhada.

Para que isso ocorra, é necessário que os professores estejam preparados para trabalhar com tais dificuldades, utilizando-se de métodos de ensino que atendam as dificuldades dos alunos e proporcionem a inclusão com os demais colegas.

 No ambiente escolar a educação física deve proporcionar que o aluno aprenda de uma forma diferenciada, principalmente quando pensamos em crianças com necessidades especiais. Por isso o profissional deve estar capacitado para trabalhar com tais dificuldades e proporcionar ao aluno um ambiente seguro e adaptado.

A educação física adaptada surgiu como uma maneira do profissional trabalhar com tais dificuldades e proporcionar ao aluno a mesma experiência dos demais nas atividades propostas. Ou seja, trabalhar as atividades tradicionais de uma forma adaptada e que atenda às necessidades desses alunos.

Sendo assim, uma educação com caráter inclusivo oferece uma visão de mundo diferenciada, fazendo com que o aluno saia de sua bolha e passe a ter mais consciência de quem o cerca.  Por esse motivo a formação acadêmica do profissional da área precisa estar dentro das especificidades de cada aluno para que ele consiga fazer um trabalho diferenciado e eficaz no desenvolvimento desses educandos, sendo muito importante que os cursos de educação superior ofereçam formação e conteúdo que os auxiliem no seu processo de formação para trabalhar com a educação física adaptada.

No que se refere, especificamente, às pessoas com necessidades especiais e aos cursos de Educação Física, Cidade e Freitas (2002) afirmam que:

No que concerne à área da Educação Física, a Educação Física Adaptada surgiu oficialmente nos cursos de graduação, por meio da Resolução número 03/87, do Conselho Federal de Educação, que prevê a atuação do professor de Educação Física com o portador de deficiência e outras necessidades especiais. A nosso ver, esta é uma das razões pelas quais muitos professores de Educação Física, hoje atuando nas escolas, não receberam em sua formação conteúdos e/ou assuntos pertinentes à Educação Física Adaptada ou à inclusão (p. 27).

Uma vez que a educação física faz parte do currículo escolar, não se pode ficar indiferente ou neutra nesse processo, é muito importante que os cursos de graduação ofereçam aos profissionais disciplinas que os auxiliem na formação voltada as necessidades especiais, pois hoje em dia o número de crianças que necessitam de auxilio vem aumentando consideravelmente. Além de que muitas crianças acabam sofrendo descriminações e muitas vezes ficando de fora das atividades por não conseguirem participar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com