TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidades Motoras E Principios De Treino

Ensaios: Capacidades Motoras E Principios De Treino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 5

Capacidades Motoras

As capacidades motoras são elementos essenciais para o rendimento motor, são determinadas geneticamente e desenvolvem-se através do treino.

Podem classificar-se como:

1. Capacidades motoras condicionais;

2. Capacidades motoras coordenativas.

1. Capacidades Motoras Condicionais

São capacidades determinadas pelos processos energéticos e metabólicos (obtenção e transformação de energia). Por isso, são condicionadas pela energia disponível nos músculos e pelos mecanismos que regulam a sua distribuição.

1) Força

A Força permite exceder as resistências ao movimento, baseando-se nas forças internas (contracção dos músculos, acções dos tendões e ligamentos) e nas forças externas (gravidade, atrito, oposição).

A. Força Máxima

É o desempenho da força "pura", a maior resistência que se consegue vencer, independentemente do tempo que demora. Sendo assim, trata-se da quantidade máxima de força que um músculo pode desenvolver com uma máxima contracção voluntária.

B. Força de Resistência

É o desempenho de força (submáxima) em que a duração do esforço transforma a resistência muscular no factor limitante. De uma forma mais simples, trata-se do número máximo de vezes que conseguimos repetir determinado exercício com determinada carga.

A força de resistência é a capacidade do organismo de resistir à fadiga, sustentando níveis de força moderados, por intervalos de tempo prolongados.

2) Resistência

A Resistência permite realizar um esforço, resistindo à fadiga e permitindo uma rápida recuperação.

A. Resistência Aeróbica

É uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treino dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.

B. Resistência Anaeróbica

É qualquer actividade física que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada. O treino aeróbico melhora significativamente o funcionamento do coração, pulmões e todo o sistema cardiovascular contribuindo para uma entrega de oxigénio mais rápida por todo o corpo.

3) Velocidade

A. Velocidade de Reação

A velocidade de reação ou tempo de reação pode ser definida como a “velocidade com a qual um atleta é capaz de responder a um estímulo”.

Este tipo de velocidade diz respeito a todas as formas de movimento, já que é a capacidade de reagir a um estímulo no menor tempo possível.

B. Velocidade de Execução

A velocidade de execução é a capacidade de mover os braços ou as pernas o mais depressa possível. É essencial para os corredores e nadadores de velocidade, lutadores de boxe, ciclistas, esgrimistas, entre outras modalidades desportivas.

C. Velocidade de Repetição

É a capacidade do sistema neuromuscular reagir a uma dada estimulação no mínimo tempo, ou seja, entre a formação do sinal, estímulo (acústico, óptico ou táctil), até á reprodução da ação.

4) Flexibilidade

A Flexibilidade permite executar movimentos de grande amplitude por si mesmo ou por influência de forças externas.

A. Flexibilidade Geral

Refere-se à amplitude normal da oscilação das articulações.

B. Flexibilidade Especifica

Refere-se a movimentos duma dada articulação e específicos de uma determinada modalidade.

2. Capacidades motoras coordenativas

São capacidades essencialmente determinadas pelos processos de organização, controlo e regulação do movimento.

As capacidades coordenativas permitem que o atleta consiga dominar de forma segura e económica as acções motoras, tanto em situações previsíveis como imprevisíveis (adaptação). É através destas capacidades que o atleta consegue aprender relativamente depressa gestos motores, bem como regular eficazmente a tensão muscular no tempo e no espaço.

São condicionadas pela capacidade de elaboração das informações por parte dos analisadores implicados na formação e realização do movimento.

As capacidades coordenativas são:

A. Capacidade de aprendizagem

B. Capacidade de diferenciação

C. Capacidade de reação

D. Capacidade de orientação capacidade de ritmo

E. Capacidade de equilíbrio

Princípios de Treino

O desenvolvimento das capacidades motoras processa-se mediante a relação contínua entre a carga de treino e a adaptação respectiva. É essa relação que permite desenvolver, no organismo humano, o ciclo de auto-renovação da matéria viva: no treino, a carga funcional provoca no organismo uma desorganização e decréscimo da capacidade de trabalho provocando fadiga. Durante o processo de recuperação (repouso e alimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com