TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia física

Resenha: Engenharia física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Resenha  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

A engenharia física é um ramo da engenharia dedicado à aplicação da física ao melhoramento dos processos industriais. Está orientada para gerar - através da investigação aplicada - o desenvolvimento de tecnologias alternativas para uso industrial, mediante a formulação teórica abstrata dos fenómenos físicos que envolvem um projeto. Baseando-se numa ciência exata, a engenharia física procura levar à prática todos os seus conceitos teóricos e experimentais.

Ao contrário de outros profissionais da engenharia (como os engenheiros aerospaciais ou os engenheiros eletrotécnicos), um engenheiro físico não dispõe de uma área de atuação específica, devendo ser suficientemente versátil para resolver problemas através de uma abordagem interdisciplinar, utilizando a física aplicada às mais diversas áreas. Entre as áreas de aplicação, incluem-se a óptica, a nanotecnologia, a microfabricação, a engenharia mecânica, a engenharia elétrica, a teoria de controlo, a aerodinâmica, a energia nuclear e a física do estado só Os cursos superiores de engenharia física visam formar engenheiros multiespecialistas e por isso têm uma ênfase muito maior em disciplinas básicas (como a matemática e principalmente a física) do que outras engenharias.

Os currículos dos cursos são diversificados, abrangendo várias áreas do conhecimento relacionado as ciências físicas, como por exemplo a termodinâmica, a mecânica clássica, a mecânica quântica, a física do estado sólido, o eletromagnetismo e a acústica. Além disso, inclui as disciplinas tradicionais dos outros cursos de engenharia, tais como mecânica dos sólidos, controle, mecânica dos fluídos, desenho técnico, tecnologia mecânica, ciências dos materiais, eletroquímica, eletricidade, circuitos elétricos, microcontroladores, microprocessadores, ciências do ambiente, economia, estatística e controle de qualidade. Num curso de engenharia física, também são focadas componentes de instrumentação.

Um engenheiro físico detém capacidades para efetuar tanto investigação básica como também desenvolvimento de dispositivos, ligando o conhecimento de ciência fundamental à componente de instrumentação.

Onde estudar[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil o primeiro curso de engenharia física começou a ser oferecido pela Universidade Federal de São Carlos em 2000. Desde 2010 o curso é oferecido também pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) em Dourados, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e agora também na Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Engenharia de Lorena, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em Santarém em 2011, e na Universidade Federal de Goiás (UFG) o curso é oferecido desde 2012 1 . Entretanto o curso já existe há várias décadas em universidades estrangeiras. Uma das ênfases do curso de física na Universidade Federal do ABC é engenharia física.

Em 2012, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou2 o início da disponibilidade do curso de Engenharia Física para o Vestibular 2013 (egresso em 2013), por meio do famoso 'Cursão' (integrado de Física, Matemática e Matemática Aplicada). Optantes pelo Cursão no vestibular podem optar por seguir a área de Engenharia Física a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com