TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Engenharia Civil

Trabalho Universitário: Introdução A Engenharia Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2012  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.847 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de Introdução à Engenharia Civil

Sexta-feira, realizamos uma visita à uma grande obra pública em Ponta Grossa, constituída de uma biblioteca, uma pinacoteca e uma escola de música localizada a quadras próximas ao terminal central. A visita foi monitorada pelo engenheiro civil Orlando Spartalis e também pelo engenheiro civil, e professor Oscar Fürstenberger. A visita durou cerca de 1 hora e 30 minutos, tempo utilizado para conhecer internamente e externamente a escola de música e a biblioteca, ambas sendo acompanhadas pela supervisão dos engenheiros presentes, e pelos alunos do 1º ano de engenharia civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A primeira construção a ser visitada foi a escola de música, com um projeto muito semelhante ao das outras duas construções, com apenas algumas pequenas alterações. A parte externa é feita em estrutura metálica independente da estrutura principal para a sustentação dos vidros que cobrem toda a obra, além da função estética possui a função de iluminação do ambiente interno. O vidro possui uma película chapeada internamente ao vidro que resulta em uma espécie de espelhamento na parte externa do mesmo, para que tenha a função de dificultar a visão da área interna. A Estrutura principal é de concreto protendido, a protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob ação de diversas solicitações. Por ser uma escola de música, houve a preocupação com o isolamento acústico, por isso foi utilizado fibra de lã de vidro, a qual destaca-se como um dos melhores produtos em tratamento acústico de ambiente graças ao seu ótimo coeficiente de absorção acústica, dificultando a transmissão de sons graças a sua descontinuidade e a grande elasticidade. O revestimento das paredes será feita com carpete e o piso será em porcelanato na maioria dos ambientes. A obra possui uma escada interna feita sem apoios, ou seja, ela se apóia nela mesma, com a ajuda de concreto e ferros utilizados na sua confecção, e também possui um elevador, tornado o local totalmente acessível a deficientes físicos, vale ressaltar que as 3 contruções possuem essa preocupação em seus respectivos projetos.

A biblioteca foi a segunda e última obra a ser visitada com a mesma estrutura, e estética semelhante a da escola de música, uma de suas particularidades é a existência de uma escada na parte externa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com