TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia Educação Fisica

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.947 Palavras (16 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade do vale do Itajaí – UNIVALI

CCS- educação física 3° período noturno

Acadêmicos: Gabriela OsmariPissaia e Cristian Luiz Sens

TEMA: prática da atividade física em longo prazo.

INTRODUÇAO

Ao longo das décadas a sociedade brasileira vem cada vez mais aumentando o numero de sedentarismo, segundo dados do IBGE no ano de 2012, cerca de 80 % da população é sedentária. O sedentarismo configura como importantefator de risco para saúde social,pois ameaça o desenvolvimento humano, podendo desencadear muitos problemas ao longo da vida. Por exemplo, doenças crônicas não transmissíveis,onde é o maior causador da mortalidade no Brasil e no mundo todo. Dura realidade social atualmente, onde devemos procurar soluções para resolver este agravante.                                                                                       Diante deste contexto é importante ressaltar a problemática destasaçõesde melhoramento de risco social, que é a prática de atividade física, mas o grande problema é a falta de sustentação da mesma, a população deveria tomá-la como habito. Esta situação é consequência da evolução tecnológica da sociedade. Atualmente, os jovens são os mais afetados pelo sedentarismo, devido ao hábito de dependência tecnológica, vendo como problema para o futuro, pois os jovens sedentários atualmente terão grande chance de serem sedentários adultos, e em maior quantidade.                                                                                                                                                                      Estudos apontam que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a solução mais indicada é a prática de pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia, mas a rotina diária da população impossibilita por meio de diferentes barreiras este meio solúvel e eficaz. A identificação destas barreiras que dificultam a prática de exercícios físicos pode ser considerada uma das primeiras estratégias para estimular as mudanças de comportamento e adoção de um estilo de vida ativo. Com essas informações, esforços podem ser direcionados para redução de barreiras e novas ações oportunizadas para que ocorra a aderência progressiva em quaisquer programas de atividade física em longo prazo. Há um grande numero de pessoas que praticam atividade física, mas nem sempre se perpetuam em longo prazo, impedindo o melhoramento no condicionamento físico progressivo, o que permite o melhor funcionamento da saúde mental e física bem como controle do peso corporal.

        Diante deste contexto há preocupação com a proposta sobre a problematização das barreiras e determinantes da população brasileira em geral, na pratica atividade física em longo prazo, o que os educadores físicos podem contribuir para este melhoramento da saúde populacional.                                                                                                                                                         Visando, portanto contribuir com a discussão do risco social atual o objetivo deste estudo é revisar a literatura nacional a partir de publicações emperiódicos, sobre conhecimento produzido, e relacionado as barreiras e determinantes para apratica de atividade física em longo prazo na população brasileira em geral.

METODOLOGIA

        Para realização deste paper foi utilizados métodos de busca de artigos na base de dados eletrônico Bireme, e em primeiro momento palavras chaves: Atividade física and brasileiros, obtendo 82 textos iniciais em seguida utilizou 3 filtros: texto completo, idioma português e artigo, obtendo agora 52 textos, onde foi analisado todos e selecionado somente 2 destes artigos.Em segundo momento utilizou-se as palavras chaves atividade física and barreiras, onde foram encontrados 169 textos, seguido de  3 filtros:  texto completo, idioma português e artigo, obtendo agora 37 textos, que os analisei e selecionei 5 destes artigos. A busca foi escassa pelo fato dos artigos não apresentarem uma sequencia solúvel do problema, apontando somente dados de uma população muito restrita, o que nãorelaciona com a problemática atual. Procurou-se selecionar artigos sobre públicos de classes sócias e faixas etárias diferentes, para poder assim ter uma analise geral da sociedade em geral. Durante este estudo houve algumas limitações: como a falta da compreensão do idioma inglês ou espanhole também limitações do próprio sistema, pois muitos textos não eram completos contatando somente resumos.                                                                                                                                                                                                                     A partir deste momento serão apresentados os resultados dos estudos analisados para a elaboração deste paper, bem como a estrutura deste estudo sobre esta problematização e quais as medidas solucionáveis que os profissionais da saúde, mas especificamente educadores físicos devem tomar para a progressão destas praticas saudáveis.

RESULTADOS

A partir desta discussão houve a criação de um quadro síntese de fichamento destes 7 artigos:

AUTOR

LOCAL DE ESTUDO

OBJETIVOS

MÉTODO

POPULA-ÇÃO

PRINCIPAIS RESULTADOS

SÍNTESE DO FICHAMENTO

RAMIRES, Virgílio. et al. Disponibilidade de espaços físicos e incentivos à prática de atividades físicas

nas indústrias de Pelotas, RS – Brasil.Revista Brasileira de

Atividade Física &Saúde, Pelotas-RS. P. 226-235. Mai.2013. Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br

Acesso em: 16/04/2014.

Município de Pelotas, RS.

Descrever os espaços físicos e incentivos para

a prática de atividades físicas não ocupacionais oferecidos aos trabalhadores das Empresas da indústria do município de Pelotas, RS

Estudo observacional de característica transversal.

Trabalha-dores das empresas da indústriade Pelotas-RS

O Autor concluiu,que empresas da indústria de Pelotas, RS não apresentaram espaços Físicos adequados para prática de atividades físicas não ocupacionais de seus trabalhadores, mas que há disponibilidade para isso se houver comprometimento do poder político, para reestruturação de ambientes favoráveis de deslocamento ativo até as empresas.

Estudo bem aprofundado de uma questão muito agravante dos dias atuais, o autor concluiu uma solução segura para promoção da saúde desta população,embora seu estudo não realizou nenhum estudo pratico para isto.

SANTOS, Mariana Silva et al. Prevalência de barreiras para a prática de atividade física em adolescentes. Revista Brasileira de Epidemiologia, vol.13 n°. 1 São Paulo Mar. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br acessado em: 17/04/2014

Município de Curitiba-PR.

UFPR
PUCPR

Analisar a prevalência de barreiras e sua associação com a prática de atividades físicas em adolescentes.

Análise transversal.

Estudantes entre (14-18 anos) do ensino médio da rede pública de Curitiba-PR.

Conclui-se que existe uma elevada prevalência de adolescentes inativos na cidade de Curitiba, PR, indicando a necessidade de intervenções para esta população em específico.

Estudo bem estruturado, que com estes resultados acredito que o autor poderia se aprofundar mais no estudo.

Relacionar como a intervenção desse problema deveria ser relacionada.

SILVA, Ginarda,Et al. Fatores associados à inatividade física no lazer e principais barreiras na percepção de trabalhadores da indústria do Sul do Brasil. Caderno de saúde Pública  vol.27. Rio de Janeiro Fev. 2011 disponível em: http://www.scielo.br acessado em: 17/04/2014.

Estado do Rio Grande do Sul.

Identificar as principais barreiras percebidas à prática de atividades físicas no lazer e verificar quais são os fatores associados à inatividade física no lazer em trabalhadores industriários do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Observacional de coorte transversal com análise secundária de dados.

Trabalhados industriários do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Estudo Verificou prevalência na inatividade física no lazer, e que as barreiras mais prevalentes foram cansaço, excesso de trabalho e obrigações familiares, onde há associação num contexto que inclui aspectos culturais, econômicos, políticos e geográficos, fazendo comparações com países desenvolvidos e sua divergência de resultados.

Estudo de coorte bem ampla,com base bem estruturada, onde a o estudo foi bem organizado dentro de seu objetivo.

GOMES, Marcus de Almeida e DUARTE, Maria de Fátima da silva. Efetividade deuma intervenção de atividade física em adultos atendidos pela estratégia saúde da família: Programa ação e saúde Floripa, Brasil. Florianópolis.Nov,2011Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br acessado em: 17/04/2014.

Florianópolis, SC, Brasil

Desenvolver, programar e avaliar uma intervenção de aconselhamento sobre atividade física para

Promoção da saúde em adultos, atendidos pela Estratégia Saúde da Família, na cidade de Florianópolis (Brasil).

Descritivo

Desenvol-vimental. Grupe pré e pós

teste.

Adultos, atendidos pela Estratégia Saúde da Família, na cidade de Florianópolis.

O estudo verificou que a atividade física contribui,de forma efetiva, para iniciativas da promoção da saúde, ou mesmo, para controlar e  diminuir as doenças associadas ao baixo nível de  atividade física habitual, metodologias permanentes devem ser desenvolvidas em seus diversos  con-

textos,oportunizando a população um melhor controle sobre os fatores intervenientes a sua saúde e  sua qualidade de vida.

Estudo bem estruturado commétodos  científicos bem analisados, onde o estudo mostra na praticas resultados . Suas estratégias relacionam-se com as já efetuadas como em outras cidades.  E principalmente deixou clara a possibilidade da inserção do educador físico na saúde da família.

PINHEIRO, Kelly Cristina,  Et al. Barreiras percebidas para prática de

Musculação em adultos desistentes

da modalidade, Revista brasileira de atividade física e saúde, vol. 15 n°3.Florianópolis. Mar, 2010. Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br acessado em: 17/04/2014.

Florianó-polis, SC, Brasil

Esse estudo tem como objetivo verificar as barreiras percebidas para a prática de musculação em adultos desistentes desta prática de uma academia de Florianópolis, SC.

Desenho Transversal.

Pessoas adultas de ambos os sexos, entre 20 e 59 anos de idade de Florianó-polis, SC.

O estudo verificou que a jornada de trabalho extensa foi a barreira mais citada entre as pessoas desistentes

da musculação e esteve associada com estado nutricional, pessoas com peso normal perceberam mais esse fator como inibidor da prática. Compromissos familiares também é uma importante barreira para a prática da musculação e associa-se com a renda, sugerindo que pessoas de baixa renda tendem a perceber mais esse fator como empecilho para a

Permanência na musculação.

Situar o papel da atividade física neste padrão de morbimortalidade, contextualizando o conceito de “Transição

da “Atividade Física” e discutindo a contribuição da Educação Física na promoção da atividade

Física e saúde.

COSTA, Felipe Ferreira da; Garcia, Leandro Martin Totaro; Nahas, Markus Vinicius.A Educação Física no Brasil em transição:

Perspectivas para a promoção da atividade física, Rev. Brasileira Atividade Física e Saúde. Pelotas. Fev/2012. Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br acessado em: 17/04/2014.

Florianó-polis, SC, Brasil

Situar o papel da atividade física neste padrão de morbimortalidade, contextualizando o conceito de “Transição

da “Atividade Física” e discutindo a contribuição da Educação Física na promoção da atividade

Física e saúde.

Estudo analítico, com desenho ecológico.

População brasileira.

Diante deste estudo notou a investigação e intervenção profissional da Educação Física tem sido atribuída uma maior participação na promoção da saúde da população brasileira. Discussões sobre a formação acadêmica e profissional, assim como a melhor divulgação das experiências já desenvolvidas, são necessárias para fundamentar e delinear novas perspectivas de promoção da atividade física e da saúde.

Este artigo foca um assunto que temos que ter grande importância em relação á educação física, inserção no SUS, participando da Promoção da saúde.

Que diferente dos outros artigos é um estudo da população em geral, sobre um período de tempo muito longo e a relação com os fatores contras e a favores.

NASCIMENTO, Mário Cesar, et al. O desafi o da adesão aos exercícios físicos em

grupos de idosos em Palmitos/sc: Motivos para a prática e para a desistência, Revista brasileira de atividade física e saúde,  vol. 15 n 3. Florianópolis, jun/2010.    Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br acessado em: 17/04/2014.

Palmitos/SC- Brasil.

O objetivo temcomo avaliar e explorar os motivos para a desao e para a desistência dos exercício físico de um grupo de idosos  que participavam de um programa estruturado de exercício físico na cidade de palmitos/SC.

Estudo de caso classificada como pesquisa exploratória.

Grupo de 22 idosos, de 53 á 80 anos.

Conclui-se que os motivos para a aderência foram o histórico familiar positivo para doenças crônicas e degenerativas,

a auto-avaliação positiva da saúde, a disponibilização de tempo para a realização da atividade física encarando o tempo disponibilizado como um investimento em saúde e a expectativa de resultados promissores a partir das atividades. Entre os motivos para a desistência se desta-

caram a auto-avaliação da saúde com restrições, a percepção negativa do efeito do exercício físico principalmente o relato da dor e do cansaço.

Esse estudo tem como foco a introdução do exercício físico para o grupo idoso, sendo que a relação com a pratica possui muitas restrições, embora a disponibilidade para que isto aconteça esteja  favor desta promoção, em vista disto o autor relata os benefícios para os aderentes e em logo prazo, e as conseqüências da desistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (885.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com