TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Textuais

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

A célula foi descoberta logo após ser criado o primeiro microscópio (1655), após observar um pedaço cortiça ele notou espaços limitados como se fosse uma colméia, e essa região ela foi chamada de célula. Esse jargão como a evolução da ciência foi denominada a unidade básica da vida.

Estrutura celular:

Membrana plasmática: Delimitação da célula, composta por dois tipos de moléculas: Lipídios e proteínas. Dividi o meio intracelular que passa a ter então a possibilidade de ter uma composição diferente da meio extracelular. A membrana plasmática possua uma propriedade chamada permeabilidade seletiva, ou seja, permite passar algumas coisas, escolhe o que passar ou entrar na célula.

Citoplasma: Engloba não só o meio interno mais as organelas nele envolvidos, grande parte das reações metabólicas acontece nesse espaço dentro disso tudo temos a cromatina, material genético que coordena a atividade celular. O ribossomo é responsável pela síntese, elaboração de proteínas,

Algumas células possuem uma membrana envolvendo o  material genético, esta região então vai formar um núcleo celular. Se esse núcleo celular for um núcleo verdadeiro, ou seja, delimitado por uma membrana ele é eucarionte (membrana nuclear). Agora, se essa cromatina fica condensada mais não foi envolvida por uma membrana ele é procarionte (núcleo primitivo).

Organelas Membranosas.

Mitocôndria: Possui uma membrana lipoproteica, possui varias invaginações, cria entoa um matriz mitocondrial.

Função: Faz com que a célula seja capaz de realizar respiração aeróbia, produz energia através da oxidação de alguns compostos como oxigênio.

Retículo Endoplasmático: Composto de membranas que percorrem a célula, para que substancias sintetizada, por exemplo, possam ser transportadas de um lugar a outro. O reticulo endoplasmático pode ser de dois tipos: Liso e rugoso. Liso não tem ribossomos e rugoso quando possui ribossomos aderidos nele.

Complexo de Golgi: Não é visível no microscópio óptico comum, fica no fim do reticulo endoplasmático, as substancias que as células sintetizam ficam acumuladas no complexo de Golgi. Aquilo que estava na cromatina é codificado em proteína no ribossomo, associado ao reticulo endoplasmático, formando o reticulo endoplasmático rugoso é transportado por uma via e secretado no Complexo de Golgi.

Lisossomos: Tipo de vesícula criado pelo complexo de Golgi, contem no seu interior enzimas digestivas, serve para fazer a digestão de compostos intracelulares. Essa organela pode eventualmente englobar uma partícula externa, e forma uma vesícula. Função: Associa-se a essa vesícula e digerir essa partícula que, por exemplo, pode ser uma bactéria que esta tentando infectar o organismo.

Peroxissomos: Também é uma célula vesicular, está envolvida na metabolização dos lipídios em carboidratos, relacionadas em desintoxicação da célula. O metabolismo produz água oxigenada (H₂O₂) que é capaz de danificar estruturas celulares, por isso precisamos da catalase que é encontrada no peroxissomo.

Citoesqueleto: Ajuda na sustentação celular, da forma a celular, pode ser utilizado por onde as organelas endoplasmáticas podem se movimentar. Possuem três filamentos, sendo eles:

 Microfilamentos: Formado de uma proteína chamada de actina, sendo ela  muito contráctil e encontrado em todas as células eucariótica. Cruza a célula em diferentes regiões, mas, encontra-se em maior quantidade na periferia da célula logo abaixo da membrana plasmática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com