TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução das Táticas no Futebol

Por:   •  29/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL E FUTEBOL.

FLÁVIO JARDEL

BELO HORIZONTE/MG

2021

A evolução das táticas no futebol

 O futebol em caráter tático recebeu vários tipos de mudanças e aperfeiçoamentos, visando ter o melhor desempenho em campo para sair com a vitória do jogo, e a longo prazo conquistar o campeonato disputado.

 Os esquemas táticos iniciais, utilizados por volta de 1860, tinham uma concentração de jogadores ofensivos muito maior em comparação a jogadores defensivos, os primeiros esquemas que eram utilizados com essa ênfase no ataque eram o 1-1-8 e o 1-2-7. Em 1883 começa a ter um maior equilíbrio entre ataque e defesa com o esquema 2-3-5, e o sistema W-M que utilizavam três defensores com mais dois jogadores mais a frente e antes do meio-campo, dois jogadores depois do meio-campo e mais três atacantes.

 Os sistemas mais atuais utilizados por seleções após o ano de 1958 são: 4-2-4, 4-3-3, 4-4-2, 3-5-2, 4-5-1, 3-6-1 e 3-4-3. É importante ressaltar que cada tática tem sua vantagem e desvantagem, cada uma pode ser utilizada em situações diferentes de acordo com a necessidade do time.

 Podemos observar que as táticas no futebol foi ficando cada vez mais defensiva com o passar do tempo, e também buscou um equilíbrio entre ataque e defesa. Foi visado as mudanças com o intuito de confundir o time concorrente e surpreender com um esquema que fosse se encaixar melhor contra a equipe adversária.

Resenha

Atualmente os sistemas de táticas estão mais flexíveis, sendo algo específico para cada time dependendo dos aspectos individuais dos jogadores que o técnico tem disponível, outros fatores importantes para que seja definido a formação tática a ser utilizada são; o time que vai se jogar contra, as condições físicas, preparo dos jogadores e a posição na tabela do campeonato pode ser um fator determinante para que seja definido a tática a ser utilizada.

 Hoje o futebol profissional tornou proporções grandiosas fazendo com que os aspectos táticos sejam cada vez mais aprimorados para que nas partidas seja obtido o melhor desempenho possível. Em uma era em que a tecnologia tomou conta da maioria dos aspectos sociais, o futebol também foi afetado por essa tecnologia nas partes em que ficou mais preciso os dados estatísticos das partidas, o que influencia diretamente nos aspectos táticos, por exemplo, um time em que tem uma má estatística de gols sofridos poderá investir melhor em táticas defensivas.

 É esperado que com o passar do tempo será observados novos meios de aprimorar as táticas dos times, mas, não podemos deixar de lado a parte do futebol arte que foi se perdendo com o tempo e que sempre foi um atrativo muito grande do esporte, entretanto, não aproveitado no futebol profissional de alto rendimento. É nítido a importância de uma tática bem desenvolvida para o sucesso do time como um todo; vemos times que podem ter jogadores não tão habilidosos ganhar de times que tem jogadores com aspectos de habilidade mais apurados, mas, por influência da tática de jogo, o time com jogadores “piores” pode conseguir ganhar do seu adversário considerado maior, isso traz uma imprevisibilidade muito grande pro futebol, deixando mais interessante e consequentemente mais disputado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com