TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Físico e Saúde

Por:   •  21/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O objetivo dessa produção textual, por meio de leitura de várias referências, analisando sob um ponto de vista tendo como base os conhecimentos adquiridos por meio das disciplinas do semestre, foi a reflexão em forma de escrita no desenvolvimento a respeito da importância da atividade física e a preocupação da organização com o tema.

A seguir, o leitor poderá compreender melhor o tema “Exercício Físico e Saúde” com foco em sedentarismo, obesidade, hipertensão e diabete tipo II. Assim como, poderá tomar conhecimento também, dos exercícios mais indicados para cada grupo.

Por fim, será possível ficar claro como o exercício físico poderá contribuir para uma melhora significativa na qualidade de vida do grupo (sedentários, obesos, hipertensos e diabéticos tipo II) aqui em questão.

1. EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE

Para melhor elucidação do nosso leitor, vou contextualizar aqui a seguinte situação problema, com o intuito de determinar os tipos de exercícios, duração, intensidade e frequência semanal mais indicados para cada grupo com suas respectivas limitações.

Situação problema (resumida): Em uma determinada empresa, há em seu quadro de funcionários, um grupo de 10 pessoas, composto por homens e mulheres, com faixa etária de 55 a 60 anos, no qual todos são:

• sedentários;

• obesos;

• hipertensos;

• diabéticos tipo II.

Diante da situação hipotética exposta acima, cabe ao profissional de Educação Física elaborar uma estrutura de exercícios físicos a fim de melhorar a condição física e evitar possíveis complicações e afastamentos desse grupo em pauta.

2. EXERCÍCIOS MAIS INDICADOS E SUAS RESPECTIVAS INTENSIDADES PARA SEDENTÁRIOS, OBESOS, HIPERTENSOS E DIABÉTICOS TIPO II

Dentro de um quadro onde cada indivíduo possui suas próprias limitações e características individuais e específicas, cabe ao bacharel de Educação Física determinar as melhores práticas a cada um.

2.1. SEDENTÁRIOS

No que tange aos sedentários que apenas saem de suas casas para a empresa e vice-versa, um dos tipos de exercícios mais indicados para inseri-lo num mundo de atividade física e vida saudável, seria a ginástica laboral no próprio trabalho. Ela consiste em alongamentos, exercícios físicos específicos, atividades lúdicas e reforço muscular.

O sedentarismo tem um alto custo. Não só para a própria pessoa que sofre com as consequências de uma vida “parada”, como também a própria organização no qual aquele indivíduo está inserido.

Segundos dados retirados do texto “Benefícios da Atividade Física na Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador – Capítulo 4”, “os sedentários exigem 54% a mais em tempo de internação, levando a um custo de 36% maior em despesas de saúde”.

2.2. OBESOS

Obesidade é um grave problema, uma vez que, além do indivíduo possuir (na maioria das vezes) um estilo de vida sedentário, está acima do peso para dificultar suas atividades diárias e ausência de qualidade de vida.

Assim como o sedentarismo, a organização também paga o preço pelas escolhas de seu funcionário. Segundos dados retirados do texto “Benefícios da Atividade Física na Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador – Capítulo 4”, “obesos exigem 85% mais em tempo de internação, custam 8% mais em despesas de saúde”.

Segundo estudos presentes no artigo: “Exercício Físico e Obesidade Mórbida: Uma Revisão Sistemática”, o mais indicado para a prática a uma iniciação aos esportes seria composta por uma sequência de 16 semanas de exercícios, praticados em dias alternados (para não machucar os músculos) e com duração de 40 minutos a uma hora. Com um treinamento resistido com oito exercícios contemplando os grandes grupos musculares em três séries.

2.3. HIPERTENSOS

Para os hipertensos, podemos considerar uma sequência de exercícios composta por, segundo estudos presente no artigo "Pressão Arterial após Programa de Exercício Físico Supervisionado em Mulheres Idosas Hipertensas", 10 minutos de exercícios de alongamentos; 35 minutos de resistência aeróbica (caminhada) e muscular (exercícios localizados); e 10 minutos de alongamento com cinco minutos de relaxamento, realizado duas vezes por semana em um total de 35 sessões de 60 minutos pela manhã.

2.4. DIABÉTICOS TIPO II

Para os diabéticos tipo II presentes em nosso quadro de funcionários, os exercícios mais recomendados são os resistidos, uma vez que, eles contribuem para uma considerável melhora no quadro de sensibilidade insulínica no diabético tipo II, por meio do resgate da massa magra presente no corpo do indivíduo.

EXERCÍCIO FÍSICO COMO MELHORA PARA SEDENTÁRIOS, OBESOS, HIPERTENSOS E DIABÉTICOS TIPO II

Estudos indicam que a inatividade física está entre as patologias que mais causam mortes no Brasil, atualmente - um dado muito preocupante. A boa notícia é que tais patologias (obesidade, hipertensão e diabéticos tipo II) podem ser prevenidas e quando não, ao menos controladas, por meio de melhorias no estilo de vida do cidadão alcançadas por meio do esporte como prática rotineira e consistente em sua rotina.

A intensidade, frequência e duração certa nas atividades físicas, obtidas por meio de um profissional da área, tem relação direta na prevenção de doenças do nosso século.

Para a sorte de muitos, a OMS (Organização Mundial da Saúde), chegou a um consenso de um número mínimo de minutos de prática esportiva por semana para o equilíbrio de uma vida ativa, facilitando assim o saber. Os números são esses: 150 minutos por semana de atividade física moderada ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com