TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO AA- ATIVIDADE AVALIATIVA

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 6

DISCIPLINA: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

AA- ATIVIDADE AVALIATIVA

PONTUAÇÃO

QUESTÕES

1,5

1,5

1 – Defina os termos:

      Homeostasia: È o conjunto de fenômenos de auto-regulação, que mantém constante, ou em equilíbrio as composições do meio interno de um organismo. É o equilíbrio natural do corpo.

      Estado estável: Quando o organismo está realizando alguma atividade física, ele sai do repouso e da homeostase, então, precisa-se de um tempo para equilibrar o metabolismo energético da atividade ou exercício e quando ocorre esse equilíbrio. O corpo está em estado estável. É a estabilização das características do meio interno em um novo nível de estresse, diferente do estado de repouso.

2,00

2,00

2,00

2 – Baseando-se em nossos estudos sobre metabolismo do exercício físico, responda as seguintes questões:

      2.1 – Explique por que o metabolismo das gorduras depende do metabolismo dos carboidratos.

A oxidação de gordura durante o exercício é influenciada pela intensidade, pela duração, pela disponibilidade de ácido graxo livre plasmático e pela disponibilidade de carboidrato. A ingestão de carboidratos na dieta influencia acentuadamente a mobilização e oxidação de gordura durante o exercício; quando a quantidade de carboidratos da dieta produz reservas suficientes de carboidratos no organismo, o carboidrato se torna o combustível preferencial durante o exercício. Somente os carboidratos podem ser mobilizados e oxidados de forma suficientemente rápida para responder à demanda de energia das contrações musculares intensas.

      2.2 – Os exercícios de flexão abdominal atuam diretamente na remoção de gorduras localizadas? Justifique sua resposta.

Não. Abdominais sozinhos não vão conseguir remover a gordura da cintura. Os abdominais vão ajudar a fortalecer e hipertrofiar os músculos do abdômen. Mas para conseguem retirar a camada de gordura que cobre o abdomen, vai precisar adicionar uma atividade aeróbica (que utiliza como prioridade de fonte energética, a gordura) e o mais importante, uma alimentação adequada.

      2.3 – Explique a fadiga central e a fadiga periférica.

Central – quando afeta a parte nervosa da contração muscular A fadiga de origem central traduz-se na condução do impulso que promove uma redução do número de unidades motoras activas e uma diminuição da freqüência de disparo dos motoneurónios. O mecanismo de fadiga central relaciona-se aos processos de formulação de padrões motores, transmitindo estes ao longo do córtex cerebral, cerebelo e junções sinápticas a específicos nervos eferentes dentro da corda espinhal.

Periférica – quando apresenta uma deterioração dos processos bioquímicos e contráteis do músculo. A fadiga periférica deve-se a uma falha ou limitação de um ou mais processos na unidade motora, isto é, nos neurônios motores, nervos periféricos, nas ligações neuromusculares ou fibras musculares.

3,00

3 – Identifique os sistemas energéticos predominantes utilizados para a produção de ATP durante os seguintes tipos de exercício:

Tipo de exercício

Sistema Energético Predominante

Corrida de 400m

Aeróbio lático

Corrida de 21 quilômetros (Meia Maratona)

Aeróbio

Caminhada

Aeróbio

Jogo de Basquetebol

Aeróbio e Anaeróbio

Jogo de Futebol (Lateral)

Aeróbio lático

Jogo de Queimada

Aeróbio e anaeróbio

4,00

4 – Escolha um teste de VO2 máx. e descreva o seu protocolo.

Teste de corrida de 2.400m (Cooper)

Metodologia: determinar o tempo gasto para a execução do teste. Para se obter o escore final em uma unidade metabólica, pode-se encontrar o resultado pela fórmula proposta pelo American College Sport Medicine (Vivacqua & Hespanha, 1992).

Vo2máx ml (kg.min)-¹ = (D x 60 x 0,2) + 3,5 ml (kg.min)-¹ Duração em segundos.

TESTE DE RESISTÊNCIA DE 2400 METROS – Cooper: Consiste em correr ou andar, no menor tempo possível, a distância de 2.400 metros, em pista. Anota-se o tempo para obter-se, pela tabela, o grau de aptidão física. CÁLCULO DO VO2 MÁXIMO PELO TESTE DE 2.400 METROS DE COOPER EM PISTA: toma-se o tempo para percorrer a distância e usa-se a fórmula:

VO2 MÁXIMO = (480/TEMPO) + 3,5 ml.min.

4,00

5 – Descreva como a atitude afeta os desempenhos de alta velocidade e explique por que isto acontece.

Ao realizar um exercício físico na altitude, temos dois tipos de estresses os quais o corpo mais responde e se adapta, o exercício e a hipóxia, que é a quantidade reduzida de oxigênio num ambiente, e afeta diretamente a intensidade do exercício. Na prática, o efeito desta diminuição da pressão atmosférica é o mesmo de diminuir a concentração de oxigênio no ar sem mudar a pressão (ou altitude). Com essa redução da pressão parcial de oxigênio, ele custa mais a passar dos pulmões para o sangue, prejudicando todo o processo de produção de energia baseado na utilização de oxigênio. Assim, a altitude oferece uma sobrecarga ao sistema cardiovascular que não seria possível em outra situação. Como resultado, uma das respostas do organismo é aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos (hemácias), que são as estruturas responsáveis por carregar o sangue dos pulmões para os músculos e outros órgãos. Com mais hemácias, o sangue consegue transportar oxigênio de maneira mais eficiente, exigindo menos esforço do coração, por exemplo. Atletas de provas de longa duração que realizam períodos de treinamento em altitude buscam conseguir estes efeitos para melhorar seu sistema de produção de energia aeróbica e, assim, correr mais rápido. Alguns velocistas também buscam o treinamento em altitude, com o intuito de melhorar sua recuperação aeróbica, para poder realizar treinos mais intensos.

3,00

6 – Calcule a freqüência cardíaca máxima de pessoas com:

Idade

FC Max.

25 anos

195bpm

30 anos

190bpm

37 anis

183bpm

45 anos

175bpm

60 anos

160bpm

84 anos

136bpm

4,00

7 – Relacione e discuta os nutrientes utilizados como substratos durante o exercício.

O glicogênio - Os carboidratos que ingerimos após a digestão são armazenados no nosso organismo na forma de glicogênio hepático (fígado) e glicogênio muscular (músculos). O glicogênio hepático tem como função a manutenção da glicemia entre as refeições. Funciona como uma reserva de glicose para ser usada por outros tecidos. Já o glicogênio muscular é usado pelo próprio músculo, como fonte de energia na contração muscular. Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios, glucídios, hidratos de carbono ou açúcares. São formados fundamentalmente por moléculas de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), por isso recém a denominação de hidratos de carbono. Os carboidratos são substâncias extremamente importantes para a vida, e sua principal fonte são os vegetais, que os produzem pelo processo da fotossíntese. Os vegetais absorvem a energia solar e a transforma em energia química, produzindo glicídios. E é desses glicídios que todos os outros seres vivos dependem para sobreviver.

A proteína é uma macromolécula formada por pequenas moléculas (menor parte divisível de uma substância) de aminoácido, ela é formada por no mínimo três aminoácidos. Elas desempenham um papel muito importante em nosso organismo, pois fornece material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos. Quando ingerimos proteínas, elas são quebradas durante o processo de digestão, e posteriormente, absorvidas pelas nossas células, que novamente as quebram, transformando-as em aminoácidos. Estes aminoácidos serão utilizados pelo nosso corpo onde eles forem mais necessários. Os aminoácidos - são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Alguns podem conter enxofre em sua composição. Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.

Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. E outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc). Fornecem energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios. Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares. Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos. Os triglicerídeos - também chamados de triglicérides ou triglicerídeos, são as principais gorduras do nosso organismo e compõem a maior parte das gorduras de origem vegetal e animal. s triglicerídeos presentes no nosso corpo podem ser adquiridos através da alimentação ou produzidos pelo nosso próprio organismo pelo fígado. Os triglicérides são importantes, pois servem como reserva energética para os momentos de jejum prolongado ou alimentação insuficiente. Quando há um excesso de triglicerídeos circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia.

3,00

8 – Em quais modalidades esportivas os atletas estão mais suscetíveis ao estresse térmico? Cite pelo menos três modalidades e explique por que este processo acontece.

Jiu Jitsu, Corrida de longa duração, futebol. O estresse térmico é causado pela desidratação que aumenta a temperatura corporal e prejudica o desempenho físico e produz riscos para a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (752.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com