TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento da espectrofotometria

Projeto de pesquisa: Fundamento da espectrofotometria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A Espectrofotometria pode ser definida como toda técnica analítica que usa a luz para medir as concentrações das soluções. Através da interação da luz com a matéria.O espectrofotometria e o método de análise óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-química.O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto e uma quantidade conhecida da mesma substancia. (BRAND.D, Guilherme).

OBJETIVO

Fundamento da espectrofotometria

A luz de uma maneira geral é mais bem descrita como sendo uma radiação eletromagnética em virtude de sua natureza. Dualística, ou seja, ela existe e tem um comportamento de lampos elétricos e magnéticos oscilantes como a figura abaixo:

Onde:

O comprimento da onda (λ) é distancia em metros, de um pico ao outra da onda.

A frequência (v) é o grau de oscilação de ondas em função da velocidade da luz no vácuo que e representada pela constante c (c=2, 998×108m. s-1) de modo que:

λ. v = c

Espectroeletromagnético representando os comprimentos de onda correspondente a cada radiação

A técnica espectroscopia e baseada no aumento de energia em função do aumento da frequência da radiação incidida. Quando uma espécie química absorve energia na forma de fótons, seus, elétrons ficam excitados e ocorre uma transição de um orbital da mais baixa energia para o outro de maior energia. Um exemplo disso é compostos químicos que apresentam duplas ligações C=C no benzenoe C=O a carbolina, por exemplo:

bezeno

as cetonas nas ligações peptídicas

O aumento da enregia e representada pela condição de frequência de Bohr:

E = hv

E é a energia que aumenta em função da frequência, e h e a constante de Planck h= h=6,626×10-34J. S.

A transição eletrônica de duplas ligações ocorre em virtude de uma ligação dupla ser formada por um orbital sigma (σ) e um orbital (π), de modo que o elétron que esta no orbital pi ligante vai para o orbital pi antiligante que tem maior energia. (Para detalhes maiores vide TEORIA DO ORBITAL MOLECULAR). A transição nas C=C é na C=O é representada na figura abaixo, essa espécie químicas são denominadas cromóforos ou substancias que trazem cor:

Para C=C: π-π*

Para C=O: (oriental não ligante) n-π*

Aminoácidos como a fenilanina, tirosina, e triptofano são os principais responsáveis pela absorção da luz das proteínas em virtude de possuírem o anel benzênico em suas estruturas químicas, além, da ligação peptídica listada acima. A luz e absorvida na faixa de 280n m.

“LEI DE LAMBERT-BEER”

A “força vital” da espectrofotometria esta fundamentada na lei da Lambert-beer, que estabelece: A “absorbância e diretamente proporcional a concentração da solução da amostra”.

Ou:

Log (I/I0)=εcl

A= εcl

Onde:

A é absorbância

ε é o coeficiente de extinção molar e

I é o comprimento da cubeta

Os componentes principais de uns espectrofotômetros são apresentados e suas respectivas funções:

Fonte de luz: E composta por uma lâmpada de deutério e uma lâmpada de tungstênio (semelhante à lâmpada de carro) A lâmpada de deutério emite radiação UV e a tungstênica emite luz visível.

Monocromador:Algum espectrômetro ainda possui um prisma como monocromador, porém os mais modernos possuem dispositivos eletrônicos que transformam a luz incidida em vários comprimentos de ondas, em um só comprimento, ou seja, a luz monocromática.

Cubeta:E o recipiente próprio para conter amostra que será utilizada analise os curtas podem ser de quartzo por que o vidro e o plástico absorvem UV e causa reflexão de luz visível.

Detector:O detector e um dispositivo que detecta a fração de luz que passou pela amostra e transfere para o visor e para o computador o coplado as aparelho.

Análise espectrofotométrica

Passo 1: Amostra deve ser preparada com a quebra da amostra por métodos mecânicos, químicos ou físicos.

Passo 2: A amostra é salubrizada no solvente escolhido em um balão volumétrico limpo e seco.

Importante: O solvente na maioria das vezes e a água porem, quando se trata amostras apolares que precisam ser diluídas em solventes orgânicos nunca utilize alcemos, alcinos, cetonas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com