TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GINÁSTICA ELABORAL: PREPARATÓRIA

Por:   •  12/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

                                                                                                                            Página

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................4

     2.1. Exemplo de exercícios para pessoas que trabalham sentados em frente ao computador o dia inteiro.............................................................................................5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................7

4. REFERÊNCIAS........................................................................................................8


  1. INTRODUÇÃO

Os acontecimentos históricos que desenvolveram o meio social e principalmente do trabalho e levaram á mudanças, o avanço tecnológico e a busca constante pelo aumento da produtividade, trouxeram consigo, fortes influências para o modo de vida do homem.

A área da Educação Fisíca é uma das matérias que estuda o movimento do corpo humano, e foi ela quem criou a Ginástica Laboral que orienta e contribui para uma efetiva atividade dos individuos no trabalho.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A capacidade física e mental dos funcionários de qualquer tipo de serviço está ligado á como é tratado seu corpo, antes, durante e após os movimentos. A ginástica laboral foi criada para oferecer vários benefícios tanto para as empresas como para os funcionários e quando bem orientada, tem total resultado nos individuos.         

Ela é composta por exercícios específicos de curta duração, realizados no local de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica, visando despertar o corpo, e reduzir acidentes de trabalho, prevenir doenças por 28 traumas cumulativos, corrigir vícios posturais, aumentar a disposição para o trabalho, promover integração entre os funcionários e evitar a fadiga gerada pelas atividades diárias.

Dentre seus exercícios são divididos em três categorias: preparatória praticada antes do expediente de trabalho; compensatórias, praticadas durante o expediente de trabalho e de relaxamento, praticada após o expediente. A primeira e a principal é a preparatória, que ao realizar-lá terá toda a sequencia completa.

Este tipo de exercicio feito antes do trabalho,  dura geralmente de 5 a 10 minutos, é o que aquece os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos, ativam a circulação sangüínea, aumentando a oxigenação do cérebro e contribuindo para a retomada da atenção e concentração no trabalho, que evitem diversos acidentes. Geralmente os acidentes ocorrem em sua maioria nas primeiras horas de trabalho, devido à sonolência dos trabalhadores e a falta de preparo muscular, ficando estes vulneráveis a acidentes, que na maioria das vezes 32 atingem o sistema músculo-esquelético.

“Essa ginástica é por demais benéfica, pois prepara o trabalhador para as atividades laborais diárias, ativando a circulação geral e o aparelho respiratório, além de preparar as estruturas musculoligamentares de forma que os funcionários fiquem menos propensos a problema de saúde”

Padão e Monteiro (1992)

A Ginástica Laboral Preparatória teve origem no Japão, onde, desde 1928, os funcionários do correio japonês, freqüentavam sessões de ginástica, visando à descontração e o cultivo da saúde. Após a Segunda Guerra Mundial, este hábito se espalhou pelo país. O Ministério da Saúde declarou que em 1960 que, a ginástica nas empresas japonesas traziam como resultados o aumento da produtividade, diminuição dos acidentes de trabalho e melhoria do bem estar geral dos trabalhadores.

Essa ginástica foi trazida para o Brasil em 1969, pelos executivos nipônicos da Ishikavajima Estaleiros, no Rio de Janeiro. No governo Collor, principalmente as empresas em desenvolvimento estavam gerando a competitividade o que acelerava a produção, e para ter uma harmoniosa maneira de se manter no mercado, investiram em ideias eficientes e participativas com os seus funcionários. Passaram dar atenção mais em programas de prevenção e manutenção da saúde, objetivando a qualidade de vida dos seus funcionários e, ao mesmo tempo, a redução de gastos com seguros, processos de seleção e treinamento de substitutos dos funcionários que acometidos por doenças se afastam do trabalho.

Imagem 1

[pic 1]

               2.1 Exemplo de exercícios para pessoas que trabalham sentados em frente ao computador o dia inteiro.

Objetivo: Evitar problemas nas mãos, nos braços, nas costas e nas pernas:

Imagem 2

[pic 2]

  1. Em pé em frente à mesa, apoie as mãos com os dedos voltados para si mantendo os braços retos. Fique nessa posição por 30 segundos para esticar os antebraços.
  2. Estique os braços para a frente. Deixe a mão direita com os dedos para cima e, com a outra mão, faça força contra si para trazer os dedos para a frente.  Esse exercício funciona também para alongar os antebraços e deve ser feito com 30 segundos com cada braço.
  3. Agora, o exercício é feito na parte localizada do pescoço para acabar com a tensão: sente-se com a coluna reta. Coloque a mão direita na orelha esquerda, passando o braço por cima. Puxe a cabeça para o lado direito e mantenha essa posição por 30 segundos. Repita para o outro lado.
  4. Para alongar todo o corpo, permanecendo com as costas eretas. Cruze os dedos das mãos na sua frente. Levante os braços, levando as palmas das mãos para cima, fazendo força. Permaneça assim por 30 segundos e sentirá um grande alívio.
  5. Fique em pé com as costas encostadas na parede. Levante uma das pernas, formando um ângulo de 90º com o joelho. Coloque as mãos sob o joelho e puxe-o para cima, sentindo toda a perna se alongar.
  6. Esse exercício deve ser feito em duplas. Portanto, escolha o seu colega de serviço e mãos à obra. Fiquem um de costas para o outro e dêem as mãos. Cada um deve levar o corpo para a frente, a fim de alongar as costas.

Imagem 3

[pic 3]

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo teve como objetivo verificar, se existe diferença nos resultados da ginástica laboral quando orientada e se esta contribui para sua saúde.

Os resultados mostraram que a ginástica laboral quando orientada e realizada corretamente, desde seu inicio, que é o mais importante, reduz significativamente problemas relacionados a dores, desanimo, falta de disposição, insônia, irritabilidade, promovendo uma melhor qualidade de vida. Contribuindo também para a diminuição de acidentes de trabalho e das doenças profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (271.4 Kb)   docx (159.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com