TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica Artística e a Biomecânica dos Rolamentos

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Educação Física – ICS

Campus – Marquês

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS

Memórias das práticas corporais nas áreas do Esporte, da saúde (fitness) e/ou do Lazer e a escolha da Graduação Plena em Educação Física (Bacharelado)

SÃO PAULO

2019

Nome: Fernando Luiz de Faria                                      R.A: D142FJ-4

Nome: Guilherme Finucci                                              R.A: D99021-7
Nome:
Henrique Andrade                                            R.A: N41432-4
Nome: Hyoana Pereira de Araújo                           R.A: F029AA-0
Nome: Kauan W. da Silva Freitas                                  R.A: F01788-5
Nome:
Plinio Augusto Ribeiro Valente Junior                R.A: D98711-9
Nome
: Roberto Inojosa do Amaral Filho                        R.A: N402DA-0
Nome: Selma dos Santos Silva                                      R.A:F06765-3                                                     
Nome:
Valdir Cardoso de Sá                                          R.A: F03661-8
Nome
: Winderson Moreira Rodrigues                            R.A: D981GE-2

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS

Memórias das práticas corporais nas áreas do Esporte, da saúde (fitness) e/ou do Lazer e a escolha da Graduação Plena em Educação Física (Bacharelado)

        Relatório de Atividade Prática Supervisionada         (APS), elaborada para avaliação do semestre         letivo do curso de Educação Física         apresentado à Universidade Paulista - Unip

 Profª Orientador (a): Claudia Cortez.

SÃO PAULO

2019

RESUMO


O objetivo do trabalho é verificar através de revisão literária o resgates histórico das práticas corporais na áreas do esporte, da saúde e do lazer com ênfase na escolha da graduação plena de educação física, com um embasamento a nossa experiência de vida, para iniciação da nossa formação no curso de educação física.

[pic 1]

Palavras-Chave: Praticas corporais; Formação do Profissional de Educação Física , Resgates Históricos.

        

Sumário

1 – Introdução

2 – Desenvolvimento

2.1- Rolamento na Ginastica

2.1.2- Sequencia pedagógica para execução de rolamento.

2.2- Aplicação da biomecânica

2.2.1 – Risco de lesão na Ginastica Artistica

3 – Considerações finais

4 – Referencias Bibliográficas

  1. INTRODUÇÃO

O conhecimentos advindos da biomecânica aplica-se apenas às modalidades esportivas de alto rendimento, embora com certa frequência deve fazer correções e outros tipos de análises dos movimentos de seus alunos/atletas para fundamenta o conceitos dos rolamento e verificar as variáveis e outros saberes típicos da Biomecânica.

 Aplicando uma análise biomecânica qualitativa, os objetivos deste estudo foram: analisar seqüências pedagógicas utilizadas no ensino e aprendizado do Rodante e os erros mais comuns apresentados durante a aprendizagem deste movimento (gesto técnico típico da GA), assim como suas correções, estabelecendo as variáveis biomecânicas que influenciam na execução do rodante, assim como a aplicação desses princípios no ensino/aprendizado.

A abordagem biomecânica permite a investigação das causas e efeitos físicos potencialmente associados as intervenções fisioterapêuticas no esporte.  Particularmente na GA, um detalhe de execução, circunstância ou condição técnica pode alterar significativamente a carga no sistema musculoesquelético.

Durante o voo a orientação espacial depende prioritariamente das sensações de aceleração da cabeça e os movimentos dos braços controlam os giros nos eixos corporais.  Durante a aterrissagem o ser humano depende primeiramente do trabalho muscular excêntrico e da deformação dos tecidos passivos para atenuar e transmitir as forças experimentadas no contato com o solo.

  1. DESENVOLVIMENTO

 Rolamentos na ginástica.

O rolamento é um movimento complexo que embora se caracterize como uma habilidade motora especializada apresenta grande relação com o padrão fundamental de rolamento grupado para frente, que é realizado com facilidade pela maioria das crianças em fase escolar. O rolamento grupado é uma tarefa que exige domínio corporal das crianças nesta faixa etária, enquanto que o rolamento peixe é uma habilidade que exige maior grau de controle dos segmentos corporais, além de demandar mais coordenação geral.

O rolamento é um exercício acrobático de transição, que altera a direção do corpo dos ginastas de frontal para dorsal, com o objetivo de gerar maior velocidade para trás (impulso horizontal).

 o impulso horizontal aliado à posição angular e forças adequadas pode converter-se em impulso vertical, ou seja, em altura que é fator essencial para a realização de acrobacias cada vez mais complexas.

Segundo BORTOLETO (2008) menciona ainda, que existem diferentes técnicas para a realização do rodante e que estudos biomecânicos têm demonstrado que a fase de repulsão no solo é mais eficiente quando realizada com as duas mãos simultâneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (221.6 Kb)   docx (756.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com