TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidade

Resenha: Gravidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2014  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Na Grécia antiga, Aristóteles propôs a ideia que dois corpos soltos de uma altura pré-estabelecida, com massas diferentes, o corpo de massa maior cairá mais rápido que o de menor massa. Galileu Galilei, em 1554 provou contrária a ideia de Aristóteles. Ele inicialmente constatou que a queda dos corpos não depende de suas massas e sim da resistência do ar e altitude do local em relação ao nível do mar. Mas fora somente com Isaac Newton que foi descoberto o porquê desse movimento ocorrer.

Um movimento provocado, unicamente, pela aceleração da gravidade é chamado de Queda livre. Tal movimento foi estudado neste experimento. A queda livre é uma particularidade do movimento uniformemente variado (MRUV). Sendo assim, trata-se de um movimento acelerado, fato esse que o próprio Galileu conseguiu provar. Esse movimento, como dito anteriormente, sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém para os estudos de Física seu valor é considerado constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s2

As equações usadas, neste experimento, são descritas abaixo. Como se trata de um MRUV foram usadas as equações referentes ao mesmo.

y(t)=y_0+v_0 t+(gt^2)/2 (equação horária do espaço) (Eq.1.0)

v(t)=v_0+gt (equação horária da velocidade) (Eq.1.1)

v^2=〖v_0〗^2+g2∆y (equação de Torricelli) (Eq.1.2)

desvio=|media-valor| (Eq.1.3)

erro(%)=(desvio/média)×100 (Eq.1.4)

Onde t é o tempo, g é a aceleração da gravidade, y0 é a altitude inicial, v0 é a velocidade inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com