TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handebol

Projeto de pesquisa: Handebol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 6

TABOÃO DA SERRA – SP

2014

INTRODUÇÃO

O handebol é um esporte coletivo criado na antiga Grécia e modernizado por Karl Schelenz em meados do século XIX na Alemanha. Antes o esporte era dedicado apenas às mulheres, com o tempo se modificou e atualmente é praticado por ambos os sexos.

Com sete jogadores num ambiente coberto, a prática veio para o Brasil após a Primeira Guerra Mundial por volta de 1920. O esporte se popularizou no resto do país através de São Paulo, o estado precursor que deu origem a primeira federação de handebol no país.

O HANDEBOL NO MUNDO

O handebol é mais antigo do que podemos imaginar, existem relatos de um desporto semelhante na antiga Grécia conhecido como urânia e praticado com uma bola do tamanho de uma maçã. O tempo passou e outros relatos surgiram sobre desportos parecidos pela Europa.

Mas foi em meados de 1914 que Karl Schelenz, um professor de educação física, deu origem a uma nova versão para o esporte já criado. Com 11 jogadores, teve as medidas igualadas ao campo de futebol e o tamanho de sua bola reduzida, para poder ser manipulada apenas com a mão e proporcionar maior movimentação na prática do jogo. Além disso, o esporte que era dedicado somente às mulheres passou a ser praticado também pelos homens.

Logo surgindo o handebol de campo, que rapidamente se propagou por toda Europa.

Pelo fato de Karl ter sido um professor de educação física, o esporte se popularizou nas escolas pela facilidade de execução de seus movimentos, onde foi possível implantar o uso da velocidade e a força no arremesso.

A federação internacional de handebol foi criada em 1927, com cerca de 40 países inscritos, porém foi incluído em jogos olímpicos apenas em 1938 e teve a Alemanha como grande campeã da modalidade.

A prática do handebol em campo aberto foi impossibilitada devido o inverno rigoroso, foi então que os suecos tiveram a ideia de transportar o handebol do campo para as quadras. Com o espaço de jogo reduzido, o número de jogadores caiu para 7, o que acrescentou uma velocidade ainda maior ao jogo e possibilitou novas técnicas de ataque e defesa.

O HANDEBOL NO BRASIL

Em 1918, após a primeira guerra mundial, os imigrantes alemães chagaram a região sul do Brasil trazendo a sua cultura e práticas recreativas, dentre elas o handebol de campo, onde os brasileiros tiveram seu primeiro contato com o esporte.

O estado em que o desporto mais se enraizou foi São Paulo. Logo após 1930, o handebol se popularizou pelo resto do país e não parou mais de crescer.

A Federação Paulista de Handebol foi fundada em 16 de fevereiro de 1940. E apenas em

1954 o handebol de salão foi oficializado, através da promoção de torneios abertos pela Federação Paulista de Handebol. Devido a grande aceitação em massa, a Confederação Brasileira de Desportos criou um departamento dedicado ao handebol, possibilitando a ampliação de campeonatos com diferentes categorias na modalidade.

Porém, sua consagração nacional só veio na década de 70 com a fundação da CBHb, Confederação Brasileira de Handebol.

A modalidade desportiva que mais se destacou nas competições escolares no país foi o handebol. Isso se deu graças aos professores de educação física que desenvolveram o trabalho minucioso e hoje é praticado por todos.

Handebol : Curiosidades

Um jogo chamado “Urânia” era jogado com a mão e utilizava uma bola do tamanho de uma maçã, foi descrito por Homero, na Grécia antiga, em "A Odisséia".

600 a.C. - Os Romanos possuíam um jogo chamado "Harpaston", a bola era feita de bexiga de boi e coberta com uma capa de couro. Segundo relatos de Claudius Galenus.

.

130-200 d.c. - Na Idade Média, as legiões de cavaleiros tinham um jogo de bola, o qual era fundamentado em passes e metas, descrito por Walther Von der Vogelwide, que o chamou de "Jogo de Pegar Bola"

1170-1230 - Na França, Rabelais fala sobre um jogo em que "Eles jogam bola, usando a palma da mão "(“esprés jouaiant à balle, a la paume).

1494-1533 - O professor Dinamarquês Holger Nielsen cria o jogo denominado “Haaddbold”. Nesta mesma época os tchecos tinham um jogo semelhante denominado “Hazena”.

déc. 1890 - O handebol foi introduzido, na Alemanha, como “Raftball”, propagado por um integrante da Federação Internacional de Futebol.

1915 - Na época da Primeira Guerra Mundial foi o “Torball”, diversão para as mulheres operárias na fábrica da Siemens, na cidade de Berlim, que tomou destaque, sendo elas orientadas pelo professor Max Heiser.

1918 - O professor alemão Karl Schelenz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com