TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Handebol

Monografias: ATPS Handebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 6

SUMARIO

INTRODUÇÃO 4

Etapa 1 5

1.O QUE É HANDEBOL? 5

2.OS PRINCIPAIS NOMES DO HANDEBOL NO MUNDO E NO BRASIL 5

2.1Karl Schellenz. 5

2.2 Otto Schemelling 5

2.3 Augusto Listello. 5

2.4 Magnus Wislander. 5

3.PAÍS DE ORIGEM DA MODALIDADE 6

Etapa 2 7

Regras básicas do Handebol 7

A quadra. 7

A duração do jogo e sinal de termino. 7

Características da bola de Handebol. 7

REGRAS 8

Regra 1. A quadra. 8

Regra 2. A duração do jogo. 9

Regra 3. A bola. 10

CONCLUÇÃO 11

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS. 12

INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir estaremos abordando a modalidade de Handebol, afim de adquirir e transmitir conhecimentos básico do esporte.

Estaremos falando um pouco sobre o que é Handebol, alguns dos principais nomes do esporte no mundo e no Brasil, e também estaremos apresentando as 3 primeiras regras do esporte.

Etapa 1

1. O QUE É HANDEBOL?

O Handebol é um esporte praticado em uma quadra dividida em duas partes, possuindo duas equipes de sete jogadores em cada lado, sendo seis jogadores de linha e um goleiro. É um esporte com certa popularidade em países como: Alemanha, Croácia, Espanha, França, Islândia, Noruega, Suécia, entre outros e ainda aumentando sua popularidade na Dinamarca e em países latino-americanos como: Argentina, Brasil e Republica Dominicana.

2. OS PRINCIPAIS NOMES DO HANDEBOL NO MUNDO E NO BRASIL

2.1 Karl Schellenz.

Alemão a quem atribui-se a invenção do Handebol.

2.2 Otto Schemelling.

imigrante Alemão que em 26 de fevereiro de 1940 após a criação da Federação Paulista de Handebol, tonava-se o primeiro presidente da entidade.

2.3 Augusto Listello.

Frances que na década de 60 no curso internacional de santos apresentou em forma didática o Handebol a professores de fora de São Paulo, que assim o introduziram a modalidade nos colégios de seus estados, pois o Handebol até a decade de 60 só era praticado no estado de são Paulo.

2.4 Magnus Wislander.

Apelidado de “Enguia”, pela facilidade para driblar as defesas adversarias, Magnus Wislander foi eleito, em votação da IHF, o melhor jogador do século XX. Entrou para o Guinness como o maior artilheiro da historia do esporte, com uma media de 3 gols por partida. Pela seleção Sueca, marcou mais de mil gols.

Wislander estreou na seleção Sueca em 1985 e se despediu em 2003 sem nunca ter conquistado o ouro olímpico, mas foi medalhista de prata em três oportunidades. No total marcou 1185 gols em 384 jogos. Foi bicampeão mundial pela seleção Sueca ( 1990 e 1999 ) e tetra campeão Europeu de seleções ( 1994, 1998, 2000 e 2002). Por clubes foi duas vezes campeão da copa Europa e heptacampeão da liga alemã.

3. PAÍS DE ORIGEM DA MODALIDADE

Atribui-se a invenção do Handebol ao professor Alemão Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, Isso durante a primeira guerra mundial. No inicio o Handebol era praticado apenas por mulheres e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Pouco depois o Esporte começou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda Europa.

Etapa 2

Regras básicas do Handebol

A quadra.

A duração do jogo e sinal de termino.

Para equipes masculinas e femininas maiores de 18 anos, a duração do jogo e de 2 x 30 com 10 min de intervalo, o sinal de termino é dado pelo sinal do cronometrista.

Características da bola de Handebol.

A bola é constituída por um invólucro de couro ou matéria plástica de cor uniforme. É de forma redonda, e bolas brilhantes ou lisas não são permitidas.

Para homens a bola de medir de 58 a 60 cm de circunferência e pesar de 425 a 475g. Para mulheres a bola deve medir de 54 a 56 cm de circunferência e pesar de 325 a 400g.

REGRAS

Regra 1. A quadra.

1.1 A quadra é de forma retangular: compreende uma superfície de jogo e duas áreas de gol e mede 40m de comprimento e 20m de largura. Os grandes lados são chamados de linhas laterais; os pequenos, linhas de gol. O estado da quadra não deve ser modificado de forma nenhuma em beneficio de uma só equipe.

1.2 O gol o baliza é colocado no meio da linha de gol. Ele deve ser solidamente fixado ao solo. Mede no interior 2m de altura e 3m de largura.

1.3 A área de gol é delimitada por uma linha reta de 3m, traçada a 6m à frente da baliza, paralelamente à linha de gol e continuada em cada extremidade por um quarto de circulo de 6m de raio, tendo por centro o ângulo interno, inferior e posterior de cada poste da baliza. A linha delimitando a superfície é chamada área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com