TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Bola de Tênis

Por:   •  24/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos Departamento de Educação Física

Disciplina: Teoria e Metodologia do Tênis

Aluno: Rodrigo Pereira de Sousa

História da Bola de tênis

As primeiras bolas de tênis surgiram no século XV e essas eram produzidas em sua maioria por couro com enchimento de pelo de cavalos e lã. Também eram utilizados estomago de ruminantes (como cabras) por artesoes escoceses para a confecção da bola de tênis. No século XVIII aparece a utilização de tiras de lã enrolada em torno de uma esfera feita da casca do sobreiro (Quercus suber L) e é conhecida e designamos por cortiça. Essa bola de cortiça ainda é utilizada nos dias atuais e conhecida por Real Tennis.

No ano de 1870, é usado pela primeira vez a borracha vulcanizada para fabricar bolas de tênis. A Alemanha era bem conhecidos por produzirem esferas de borracha com enchimento de ar vulcanizado. Neste período estava sempre surgindo melhorias para a confecção da bola, envolvendo flanela em torno de suas superfícies e depois usando um feltro no exterior.

Hoje em dia a bola de tênis é composta por duas camadas. A primeira camada interna é composta por borracha e a camada externa é composta por feltro que é uma junção de lã natural, nylon que forma uns tecidos sintético. A calandragem é o processo que compactam estes dois tecidos. Segundo CARDIA(2018), ” nas bolas o feltro faz toda a diferença porque é o que distingue o piso para qual ela serve e a questão da durabilidade, bolas mais felpudas tendem a durar mais.

Existe várias empresas que fabricam os mais variados modelos de bolas de tênis como Head, Wilson, Tretorn, Dunlop, Prince e outras. Más muita não tem o selo de autorização da Federação Internacional de Tênis (FIT). A especificação emposta pela FIT quanto ao padrão da bola de tênis são: Em relação ao peso deve ser entre 56,0 a 59,4 gramas; ao tamanho deve ter entre 6,54 a 6,86 centímetros; o quique da bola está se largada a uma altura de 254cm, a bola deve quicar no chão e voltar a uma altura entre 135 e 147cm.

Existe outros tipos de bolas que dependem de condições climáticas, da quadra e outros fatores para serem aderidas ao jogo.

Alguma curiosidade sobre a bola de tênis: cerca de 300 milhões de bolas de tênis são produzidas a cada ano.

Bolas de tênis amarelas foram usadas pela primeira vez em Wimbledon em 1986. Existem mais de 200 marcas de bolas de tênis que foram aprovadas pela ITF. O material mais caro na fabricação de uma bola de tênis é o feltro cobrindo a bola

No masculino, o australiano Samuel Groth chegou a sacar, em 2012, a 263 km/h (163,4 milhas por hora), em um torneio challenger de Busan, na Coreia do Sul. Em um torneio de primeiro nível, a marca pertence ao croata Ivo Karlovic, que sacou a 251 km/h na Copa Davis de 2011 contra a Alemanha.

Bolas de tênis se tornam mais pesadas quando há mais umidade, como resultado elas viajam mais devagar pelo ar.

Você poderia encaixar 290 milhões de bolas na Corte Central em Wimbledon com o teto fechado.

REFERÊNCIAS

Casa do tenista. SOBRE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com