TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Educação Fisica

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.625 Palavras (27 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 27

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A INCLUSÃO SOCIAL



                                                                                                   
Marcelo Alves de Oliveira[1]

Wanderley Ferreira Matos[2]


RESUMO

Esse trabalho trata de uma pesquisa que buscou através de referencial bibliográfico, saber o que dizem alguns autores quanto a importância da Educação Física na Educação Infantil e a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de Educação Física. Com o passar dos tempos a Educação Física foi conquistando seu espaço como disciplina do currículo escolar, tornando-se obrigatória, aos poucos ela foi mostrando a sua importância. Através da prática de atividades físicas orientadas, as crianças conseguem desenvolver suas habilidades motoras, trabalhar a coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, de modo a ampliar o seu repertório motor. Essas habilidades desenvolvidas na Educação Infantil irão contribuir para a vida da criança, pois essas habilidades serão exploradas e aperfeiçoadas futuramente. A Educação Física tem papel fundamental na inclusão de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais, e dentro deste contexto o professor tem papel fundamental no aprendizado dos alunos, e deve propor atividades que estimulem e que incentivem a inclusão de todos os alunos.

Palavras chave: Educação Física, Educação Infantil, inclusão, atividades físicas, habilidades motoras.

RESUMEN

Este proyecto es um estudio que buscó a través de referencias bibliográficas, saber lo que dicen algunos autores sobre la importância de la educación física em la educación pre escolar y la inclusión de niños com discapacidades em las clases de educación física. Com el passo del tiempo que la educación física conquisto su espacio como disciplina del currículum escolar, convirtiendo em obligatoria, que poco a poco mostro su importancia. Através de la práctica de actividades físicas dirigidas a los niños puede n desarrollar sus habilidades motoras, trabajando la coordinación motora, equilibrio, lateralidad, com el fin de agrandar su repertorio motor. Estas habilidades desarrollada sem la educación pre escolar contribuyen a la vida del niño, puesto que estas habilidades serán exploradas y refinadas em el futuro. La educación física tiene un papel fundamental em la inclusión de niños com necesidades educativas especiales, pues mismo que um niño no exhiba ninguna discapacidad evidente, el puede ten er algún tipo de necesidad educativa especial. Así que el professor tiene papel clave en el aprendizaje, el debe proponer actividades que estimulen y fomenten la inclusión de todos los estudiantes.

Palabras clave: educación física, Educación pre escolar, inclusión, actividades físicas, habilidades motoras.

INTRODUÇÃO

A Educação Física desempenha papel fundamental na promoção da saúde e capacidade física, auxiliando os alunos a desenvolverem diversos trabalhos motores, além de apresentar conceitos como trabalho em equipe, competitividade, e também inclusão.

Muitas vezes a prática de Educação Física nas escolas é negligenciada, sendo considerada apenas como um momento de simples recreação dos alunos. É nesse contexto que o professor deve ministrar as aulas de forma a fazer os alunos entenderem que essa é uma disciplina tão importante quanto as outras, onde há aquisição de conhecimentos não só práticos, mas sim teóricos, que estimulam o desenvolvimento motor e cognitivo.

A educação infantil é onde as crianças têm seu primeiro contato com a atividade física, e a partir dele que se deve demonstrar a importância do corpo em movimento, trabalhando as habilidades e limitações de cada aluno, de forma com que todos possam aproveitar ao máximo a disciplina, especialmente alunos portadores de necessidades educacionais especiais – que não se limitam apenas a necessidades físicas. Mas o profissional de Educação Física pode se deparar com algumas dúvidas ao realizar esse tipo de trabalho, tais como: Qual a faixa etária ideal para se trabalhar cada tipo de atividade física? Como incluir e motivar os alunos com necessidades educacionais especiais? Quais problemas as crianças podem ter se esse trabalho não for feito de maneira correta?

Dentro desse contexto, o presente artigo reúne trabalhos de diversos autores, com o objetivo de demonstrar quão importante a Educação Física pode ser na Educação Infantil, levando em consideração os conteúdos e habilidades motoras que devem ser o foco das aulas, bem como as consequências que uma criança pode sofrer quando essas habilidades não são estimuladas na faixa etária ideal.  

A EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Física foi uma expressão que surgiu no século XVIII e nas obras de alguns filósofos podia-se perceber a preocupação com a educação, que passou a ser concebida como uma educação integral, onde corpo mente e espírito estava integrado.

Isso vem a ser confirmado por Brasil (1997, p. 19) quando afirma que: “No século passado, a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica”.

Mas com o passar dos tempos a Educação Física passou a ser integrante do currículo escolar. O enfoque da Educação Física deixou de ser a preparação militar e passou a ser o desenvolvimento psicomotor do aluno, tirando da escola a função de preparação para o esporte de alto rendimento.

O educando deixou de ser visto em partes segmentadas, e passou a ser visto como um ser único e indivisível, onde corpo e mente são apenas um.

Isso vem a ser confirmado por Brasil (1997, p. 21) quando afirma que: “No primeiro aspecto, se ampliou a visão de uma área biológica, reavaliaram-se e enfatizaram-se as dimensões psicológicas, sociais, cognitivas e afetivas, concebendo o aluno como ser humano integral”.

Na Educação Infantil, o profissional deve primeiro conhecer a criança, deve saber que será necessário trabalhar com os três domínios de comportamento em conjunto. Deverá saber que: quando se fala em domínio motor, fala-se de corpo-movimento. Quando se fala em domínio cognitivo, se trata de cabeça-raciocínio, ato de pensar. E quando se fala de domínio afetivo, se trata de coração-afetividade, emoções. Tendo conhecimento desses domínios será possível trabalhar com a criança como um ser único e indivisível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com