TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da musculação

Tese: Importância da musculação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Tese  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da musculação

Quais são os princípios da musculação e seus objetivos?

Os princípios da musculação são os mesmos do treinamento: volume e intensidade. O volume, no caso da musculação, é representado pela carga, na forma de peso e a intensidade, pelo número de versões e intervalos entre as séries e a velocidade em que é feito o esforço. A musculação é usada para aumento da força e do volume dos músculos e também para estética corpórea, no caso, com controle de peso.

A musculação é indicada para todas as idades? Há alguma restrição?

A musculação pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer idade. Algumas restrições são para crianças, mesmo porque não faz sentido para uma criança fazer musculação, apesar de ela poder ganhar força e volume muscular. O ideal é esperar um amadurecimento razoável do corpo, a partir dos 14 anos, para depois ingressar num programa de treinamento. No Congresso Brasileiro de Musculação você vai proferir palestra sobre musculação para gestantes. No que ela difere da musculação tradicional?

Hoje, quando se fala da prescrição de exercícios resistidos, valorizamos exercícios mais básicos, que usam grandes grupos musculares, para a pessoa ganhar força e resistência para exercer suas atividades diárias. Ocorre que, para fazer esses exercícios, apesar de serem básicos, o desgaste físico é um pouco aumentado. No caso da gestante, em vez dessas atividades, prescrevemos exercícios que tentam isolar um pouco os músculos, para não dar desgastes tão grandes. Outra diferença é que, normalmente, o treinamento para não-grávidas é progressivo. Para gestantes, não faz sentido progredir no treinamento. Nós o conduzimos como atividade física. Para as sedentárias, são fundamentais a prática de atividades mais brandas e o acompanhamento médico. A atividade física não é recomendada em gravidez de alto risco.

"Especificamente na musculação, o pessoal vai à academia não para treinar a força, resistência, autonomia do músculo, fortalecimento do corpo, mas por questões meramente estéticas"

No caso das gestantes, o mais adequado não seria a hidroginástica, embora algumas pessoas alertem para o risco da contaminação da água?

Há uma série de vantagens na hidroginástica: o corpo fica numa posição muito confortável, a água é um ambiente confortável e há possibilidade muito grande de fazer trabalho com grandes grupos musculares. No entanto, pode surgir um problema se a água for muito aquecida, pois aumentará a quantidade de sangue na periferia do corpo, reduzindo a quantidade de sangue para o útero. Há indícios de sofrimento fetal na literatura diante da falta de sangue oxigenado. Algumas pessoas sugerem o risco de contaminação na água, mas isso não é verdadeiro. Na gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de transformações, o sistema imunológico sofre algumas alterações, mas não o suficiente para uma aula de hidroginástica apresentar risco de contaminação para o feto e para a mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com