TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à teoria da educação física

Artigo: Introdução à teoria da educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Nos períodos históricos citados as atividades físicas estiveram presentes em suas diversas modalidades, desde atividades voltadas à sobrevivência a atividades de cunho esportivo e performance. Ao longo dos períodos históricos, as modalidades foram se aperfeiçoando e se desenvolvendo de acordo com o desenvolvimento humano e das sociedades.

As atividades físicas utilizadas atualmente na educação física escolar são baseadas e são resultantes de várias atividades realizadas nos períodos compreendidos desde a Pré-História até o Renascimento. Dentre tais atividades destacam-se: As corridas, as lutas, jogos utilizados com bola, saltos, danças, entre diversos outros.

Muitas atividades foram criadas a partir da necessidade de sobrevivência e com o tempo tais atividades passaram a ter cunho esportivo, como forma de diversão, resultando em espetáculos direcionados ao público. Na educação física escolar as atividades além de possuir a característica de desenvolver o aluno mentalmente e fisicamente, possuem um papel importante de inclusão social e aceitação pessoal frente às adversidades encontradas pelos alunos ao longo de suas vidas, proporcionando bem estar físico e psíquico.

O conhecimento adquirido das origens das atividades físicas ao longo dos períodos históricos, a forma como eram praticados e suas finalidades, proporcionam ao educador físico o conhecimento necessário a orientar e ensinar seus alunos a compreender a história das atividades físicas, como eram praticadas, quais eram as finalidades específicas e a evolução dos esportes.

O educador físico pode planejar suas aulas baseado nos períodos históricos e a cada aula apresentar aos alunos as características daquele período e as atividades praticadas. O ensino de forma lúdica adere facilmente aos diversos períodos compreendidos, tornando a aula atrativa e cultural, levando aos alunos o conhecimento histórico e mostrando a constante evolução que as sociedades sofrem ao longo de nossa história.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »