TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRO JOGANDO PARA VENCER

Por:   •  5/9/2019  •  Resenha  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

UniAGES

Centro Universitário

Bacharelado em Educação Física

ELTON CARLOS LIMA DOS SANTOS

JOGANDO PARA VENCER

[pic 1]

Paripiranga

2019

1. CREDENCIAIS DO(S) AUTOR(ES)

John Robert Wooden foi um jogador e treinador de basquete americano e atuou como técnico por mais de quatro décadas. Foi considerado “treinador do século” pela ESPN e suas lições no esporte são aplicadas como por exemplo na liderança de todos os setores. É autor de diversos livros, dentre eles Wooden: A lifetime of observations and reflections, Wooden on Leadership, etc.

Steve Jamison é palestrante e o maior especialista na metodologia do John Wooden. Trabalhou diretamente com ele por mais de 10 anos, colaborando em livros, em uma apresentação feita para a tv, em um site produzindo documentários Wooden: values, victory and peace of mind. Também é autor de duas obras de liderança e um livro infantil.

2. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

WOODEN, John & JAMISSON, Steve. Jogando para vencer. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

3. CITAÇÕES DA OBRA POR CAPÍTULO    

3.1. Capítulo 1: Liderança, valores, vitória e sucesso.

“Quando se é professor treinador e líder, algo extraordinário pode acontecer: a firmação de uma equipe de verdade, com uma ligação tão forte entre seus integrantes que só poderia ser comparada à de uma família, com laços que duram a vida inteira.” (P. 25)

“O sucesso é a paz de espírito proveniente da consciência de que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor dentro do seu potencial.” (P 48)

3.2. Capítulo 2: A preparação e o treinamento de uma equipe.

“Preocupam-se com a sua preparação, não com a dos outros; com a sua atuação e não com a dos outros; com o seu esforço e não com o dos outros.” (p.74).

“Não se preparar é se preparar para o fracasso.” (p.74).

“O jogador talentoso que não tem espirito de equipe nunca é um grande jogador.” (p.80).

3.3. Capítulo 3: Mantendo a competitividade.

“O sucesso é a paz de espirito proveniente da consciência de que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor dentro do seu potencial.” (p.104).

“Ter equilíbrio é manter a perspectiva e o autocontrole e evitar que seu estado de espirito varie de acordo com os momentos bons ou ruins.” (p.114).

3.4. Capítulo 4: Notas para mim mesmo.

“Quanto mais nos preocuparmos com as coisas que podemos controlar, menos fazemos para melhorar as que podemos.” (p.133).

“Dinheiro não traz felicidade. Pode proporcionar coisas que nos dão alegria momentânea, mas elas não duram para sempre.” (p.155).

4. TEXTO DISSERTATIVO

O primeiro capítulo da obra, aborda a filosofia de John Wooden sobre liderança a respeito do sucesso e como alcança-lo. Para John Wooden, o extraordinário em ser treinador, são os vínculos que podem ser estabelecidos quando a uma formação de uma equipe de verdade, sendo para o mesmo, comparado aos laços familiares, devido tamanha intensidade. Ainda no capitulo 1, é feita a relação da filosofia de vida do pai de John Wooden, com suas atitudes enquanto treinador, ficando evidente as contribuições da sua “criação em uma fazenda em Indiana” para a formação do seu caráter e de sua personalidade enquanto treinador. A partir das contribuições advindas da sua criação, John Wooden criou sua pirâmide do sucesso formada por 5 fileiras, a qual é o mais alto padrão e o guia mais produtivo para despertar o que a de melhor nas pessoas sob sua orientação, bem como a ele mesmo.

O segundo capitulo explica o modo de agir de John Wooden, o quê e por quê ele fazia. Para ele era necessário dar ênfase no esforço em conjunto, ou seja, formar um time unido que trabalhe em conjunto em prol do mesmo objetivo, para isso o mesmo seguia alguns preceitos. Geralmente John Wooden buscava através de um cronograma rígido e organizado passar instruções de forma simples e clara, porém precisas e objetivas. Para atingir seus objetivos, ele se valia de palavras e ações, tendo como uma das suas principais característica a cobrança, onde através do estabelecimento de metas, buscava o aperfeiçoamento máximo. Ademais, a obra traz a importância de conquistar a confiança do seu grupo, pois somente assim fará com que seu grupo ultrapasse seus limites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com