TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento de peso

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

           Levantamento de peso

 O ato de levantar objetos pesados para medir a força dos homens e determinar o mais forte entre eles é bem antigo (a.C), porém não tem sua origem muito bem conhecida. Já o levantamento de peso como é conhecido hoje e suas primeiras escolas tiveram o aparecimento no século XIX em países como Alemanha, Inglaterra, França e Áustria. Teve sua entrada no programa olímpico em 1896, na primeira edição dos jogos em Atenas.

 É um esporte que tem como objetivo levantar a maior quantidade de peso possível, e isso deve ser feito em duas etapas: arranque e arremesso, podendo cada atleta ter três tentativas para realizar a prova.

 .Arranque: Com apenas um movimento barra deve ser levantada acima da cabeça, sem que haja o apoio em qualquer parte do corpo e ser mantida no alto durante dois segundos até o sinal dos árbitros.

.Arremesso: Consiste em dois movimentos. No primeiro o atleta deve erguer a barra até a altura dos ombros (acima do peito), no segundo a barra deve ser levantada acima da cabeça e o competidor tem que estar com os braços e as pernas estendidas e novamente esperar o sinal dos árbitros.

 São somados os pesos levantados nas duas etapas, assim vence quem conseguir atingir o maior número. O peso dos atletas é usado em caso de empate, vencendo quem pesar menos.

 Nos Jogos Pan-Americanos de 2015, realizado em Toronto, no Canadá o levantamento de peso teve atletas com grandes destaques. Como o brasileiro Fernando Reis, que conquistou a medalha de ouro e ainda quebrou dois recordes pan-americanos na categoria mais de 105kg. No arranque ele levantou 192kg, quebrando seu próprio recorde (185kg) antes já conquistado, no arremesso Reis levantou 235kg, se superando novamente (antes: 225kg). A medalha de prata ficou com o canadense, George Kobaladze, que levantou 168kg e 208kg, números que deixam explícito o grande desempenho de Fernando.

 As competições dessa modalidade acorreram entre os dias 11 e 15 de julho e totalizaram no final 45 medalhas conquistadas, sendo 24 na categoria masculina e 21 na feminina.  O país com o maior número delas foi a Colômbia, com 8 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, seguida por Venezuela e Cuba com 7 e 5 medalhas, respectivamente. O Brasil, ficou com o quarto lugar com 4 medalhas e apenas uma sendo de ouro, obtida pelo grande talento brasileiro já citado.

Fontes:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Levantamento_de_peso_nos_Jogos_Pan-Americanos_de_2015

http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades/levantamento-de-peso

http://www.travinha.com.br/outros-esportes-oficiais/9005-levantamento-de-peso/1798-levantamento-de-peso-a-historia

http://pan.uol.com.br/noticias/2015/07/15/fernando-reis-e-bicampeao-com-direito-a-recorde-pan-americano.htm

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com