TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DE DADOS PARA FINS DE GESTÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS GERADOS NO ICA-UFMG

Casos: LEVANTAMENTO DE DADOS PARA FINS DE GESTÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS GERADOS NO ICA-UFMG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 2

Aumenta-se cada vez mais a geração de resíduos em todos os setores da sociedade, um fato que agrava os problemas ambientais. O melhor reaproveitamento, coleta e destinação destes resíduos atraem olhares de vários pesquisadores e cientistas.

As Universidades, que tem o papel de formar cidadãos eticamente corretos, deveriam adotar uma política de tratamento e redução dos resíduos, mas não é o que ocorre na maioria das pequenas e grandes Instituições.

O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento qualitativo e quantitativo dos resíduos gerados em alguns laboratórios do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. As informações solicitadas para o levantamento foram: tipos de resíduos; a quantidade de resíduos gerados e destinação final.

Durante a realização do trabalho foi observado que a Unidade não adota um sistema de coleta e/ou tratamento dos resíduos. O destino destes resíduos, infelizmente, ainda é a pia dos laboratórios e consequentemente, a rede de esgoto que não sofre tratamento algum.

Dos resultados quantitativos referentes ao laboratório de Fundamentos de Química, cerca de 70% dos resíduos são descartados na pia; 25% são armazenados em vidrarias e estocados e os 5% restantes tem outros tipos de destinação. Já o laboratório de Química Analítica descarta aproximadamente 40% dos resíduos na pia, 60% são armazenados em garrafa PET. Dos resíduos gerados no laboratório de solos cerca de 95% são descartados na pia e 5% tem outro tipo de destinação. Vale ressaltar que os laboratórios têm finalidade didática e de pesquisa.

Podemos concluir que a criação de um sistema de coleta e tratamento destes resíduos é de fundamental importância, objetivando, assim, uma melhor destinação dos mesmos.

Existe, também, a necessidade da Instituição elaborar campanhas de conscientização de funcionários e alunos sobre a estocagem, o tratamento e descarte e reutilização dos resíduos mais comuns, assim todos poderão contribuir, evitando maiores impactos.

Palavras-chave: tratamento, resíduos, laboratórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com