TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO ENTREVISTA E RELATÓRIO

Por:   •  21/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE:

 ENTREVISTA E RELATÓRIO

Alunos:

Rodrigo Cesar da Silva

                                                                                                 

BATATAIS - SP

2018


Atividade no Portfólio

ETAPAS:

  1. Quantos alunos público-alvo da educação especial frequentam a escola que você coordena?

Resposta: A EMEF PROFESSOR DANTÉS possui 07 alunos da educação especial que frequentam.

  1. Quais as necessidades educacionais que eles apresentam (deficiência física, auditiva, visual, intelectual, altas habilidades ou condutas típicas)? Como eles estão distribuídos nas diferentes classes e séries? Por exemplo, um aluno com surdez no 6º ano, um com deficiência intelectual no 2º ano e assim por diante.

Resposta: Os alunos da educação especial possuem deficiência intelectual. Eles frequentam os 4° anos e 5° anos, e tem respaldo pedagógico por parte da coordenação, trabalham com apostila diferenciada, tudo elaborado pela coordenação pedagógica da escola, além de ter um professora exclusiva para atendê-los diariamente em suas necessidades intelectuais e acompanhamento da rotina escolar.

  1. A escola, a partir da inserção do(s) aluno(s) público-alvo da educação especial nas classes comuns, realizou mudanças na sua forma de organização no que se refere à organização curricular, às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, aos recursos didáticos utilizados, aos recursos e instrumentos de avaliação, à organização do espaço, entre outros aspectos? Se sim, descreva detalhadamente quais as mudanças que têm sido implementadas para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Resposta: A EMEF PROFESSOR DANTÉS realizou várias mudanças para atender os alunos da educação especial, objetivando uma educação inclusiva, tais mudanças foram:

  • Profissional capacitado e especializado para melhor atendimento exclusivo para esses alunos;
  • Monitoramento das horas de lazer;
  • Assistência e respaldo pedagógico especializado para tais fins.

  1. Você enquanto coordenador(a) da escola, realizou algum curso ou tem recebido alguma formação específica acerca da inclusão de alunos público-alvo da educação especial? Se sim, como foram esses cursos e/ou formação? Informe, adicionalmente, se eles foram propostos pela rede pública ou se procurou por iniciativa própria.

Resposta: Como coordenadora da escola, tenho vários cursos e especialização, inclusive de letramento, e alfabetização para educação especial, tenho conhecimento e domínio em libras, além de estar em constante estudo e aprimoramento para melhor atender esses alunos.

  1. A rede municipal ou estadual na qual você atua como coordenador(a) conta com um setor responsável pela educação especial? Se sim, esse setor tem promovido o apoio à inclusão, garantindo recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem o atendimento de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, tal como prevê legislação? Explique e dê exemplos.

Resposta: O setor responsável por esses alunos em período contrário, vespertino é o Cetro Educacional EMEIFE Maria Luiza Gonçalves Costa.

Nesta entidade educacional o ambiente em layout apropriado para tais fins e os profissionais que lá trabalham são orientados e capacitados para atendê-los.

  1. A escola tem implementado flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados tendo em vista as necessidades educacionais apresentadas pelos alunos público-alvo da educação especial, tal como prevê a legislação, especialmente o Artigo 8 da Resolução CNE/CEB N2/2001 (BRASIL, 2001)? Explique e dê exemplos.

Resposta: Sim, atendendo a resolução, os sistemas de ensino foram adequados e os alunos matriculados, e a escola se organizou para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos.

O processo educacional foi definido por uma proposta pedagógica que assegurasse os recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educação básica.

Os sistemas de ensino dessa unidade escolar foram devidamente revistos e reformulados objetivando a sustentação ao processo de construção da educação inclusiva.

  1. Como os alunos público-alvo da educação especial têm sido avaliados?

Resposta: Os alunos da educação especial tem sidos avaliados continuamente conforme seus avanços e o resultado tem sido bastante satisfatório.

  1. Os sistemas de ensino, nos termos da Lei 10.098/2000 e da Lei 10.172/2001, devem assegurar a acessibilidade aos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais mediante eliminação de barreiras arquitetônicas urbanísticas, bem como barreiras nas comunicações, na edificação e nos transportes escolares, incluindo instalações, equipamentos e mobiliário provendo, assim, as escolas dos recursos humanos e materiais necessários (BRASIL, 2001). A escola, sob sua coordenação, está garantindo acessibilidade aos alunos público-alvo da educação especial? Explique e dê exemplos.

Resposta: Sim, a acessibilidade na escola em que coordeno foi revista: possibilidades e condições de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com