TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Da Professora Terezinha Rios Sobre A Disciplina Na Escola

Monografias: Entrevista Da Professora Terezinha Rios Sobre A Disciplina Na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 11 - COMPLEMENTAR

Entrevista da Professora Terezinha Rios sobre a disciplina na escola.

Ao assisti-lo, escreva suas reflexões a respeito de como se constitui a sua atitude filosófica e a de seus colegas em face às questões disciplinares na escola.

Segundo Vygotsky a relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.

Na escola atual trabalhamos projetos sempre voltados para a aprendizagem de valores como respeito, cooperação, amizade, entre outros, ressaltando a questão das regras, as interações dentro da escola e na família, num relacionamento baseada no respeito. A família é sempre muito presente e ajuda muito nas questões de insdisciplina minimizando os casos existentes. O diálogo é o respeito demonstrado para com o aluno faz com que ele se sinta presente, ele sente que alguém se importa com ele, enfim, tanto do professor na sala de aula quanto da gestão escolar.

Entretanto, alguns professores que já estão aposentados e que ainda estão atuando nas escolas estaduais tem maior dificuldade de entender e proceder uma relação harmoniosa sem conflitos entre aluno/professor.

Segundo Trezinha Rios, respeito está relacionado ao reconhecimento que cada um tem com o outro das diferenças dos direitos.Ela diz que, para o professor, dar uma boa aula é o aluno decorar e ter-se o silêncio e no entanto,o aluno deve questionar, fazer perguntas com movimentação e interação, havendo assim à construção de novos conhecimentos e isso não se faz no silêncio. É finaliza dizendo que a escola é uma instituição em movimento. Por isso, os professores tem que capacitar para agir diante de novas estratégias e práticas de ensino, melhorar sua relação com os alunos e refletir sobre as diferenças existentes entre os mesmos.

Conforme Leite,

um professor bem formado, motivado, com condições de trabalho adequadas e envolvido em um processo de formação contínua, que lhe forneça elementos para a constante melhoria de sua prática, é o elemento mais importante para a educação de qualidade. (2010, p.02)

A escola deve utilizar estabelecer diálogo sobre as dificuldades que aparecem no decorrer do processo de ensino, para trocar experiências e construir novas aprendizagens, para fazer novas relações, para debater problemas que aparecem no cotidiano da sala de aula e dos demais espaços que ela dispõe. Assim, estará capacitando seus docentes e a própria instituição como um todo.

Neste contexto, a formação continuada de professores deve ser entendida como um espaço de troca de experiências e saberes, num trabalho coletivo e colaborativo, pois “não basta saber sobre as dificuldades da profissão, é preciso refletir sobre elas e buscar soluções” (AGUIAR, 2008, p.04).

Mas, além disso, ter a consciência e a necessidade de refletir, observar e avaliar sempre,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com