TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia das Modalidades Esportivas Coletivas - CAPACIDADES TÁTICAS BÁSICAS

Por:   •  4/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

CAPACIDADES TÁTICAS BÁSICAS

As capacidades táticas são habilidades que influenciam no desenvolvimento individual, onde algumas pessoas possuem certas habilidades mais desenvolvidas do que as outras. O papel do profissional de Educação Física é muito importante como um facilitador deste processo, dentre as sete capacidades táticas básicas podemos citar: acertar o alvo, onde o ato de lançar, chutar, disparar uma bola, ou outro projétil em um alvo, para que atinja um local escolhido, e jogo coletivo, onde o receber a bola do colega, ou passar a bola para este, durante um determinado intervalo de tempo.

Como forma de lapidar as habilidades que são inerentes aos alunos, podemos desenvolver vários jogos educativos, onde com repetição de movimentos, estimulados pela competitividade e orientação do professor de Educação Física, pode-se chegar a ótimos resultados, conforme abaixo:

JOGO DO ACERTE O COPO

Objetivo: acertar o alvo.

Materiais: bola de pingue pongue, copo descartável, fita adesiva.

Faixa etária: para crianças de 6 a 10 anos.

Duração da atividade: 5 minutos.

Descrição da atividade: com a fita adesiva deve-se colar os copos em uma borda de mesa e aproveitar a superfície para delimitar o distanciamento do competidor.

[pic 1] 

[pic 2] 

Com essa atividade o aluno aprende a ter coordenação motora e apercepção de espaço e força.

[pic 3][pic 4] 

[pic 5][pic 6]

Os grupos formados por 5 alunos irão competir acertando o copo usando a mão esquerda na primeira largada e a direita na segunda. Vence quem tiver mais acertos (esquerda\direita).

JOGO DO TIRO A ALVO COM OS PÉS

[pic 7]

Objetivo: acertar o alvo do colega, com a bola de papel, chutada com o pé.

Materiais: dois potes\baldes de sorvete ou similar, Fita adesiva, bolinhas de papel.

[pic 8] [pic 9] [pic 10]

Faixa etária: crianças de 6 a 10 anos.

Duração da atividade:10minutos.

Descrição da atividade: para desenvolver a atividade será preciso colar com fita o pote de sorvete nos pés dos alunos, usando as bolinhas para pontuar, arremessando com os pés tendo o pote como base de apoio para acertar o alvo.

Os grupos formados por 4 alunos irão competir com outros grupos acertando o alvo (pote de sorvete). Vence quem tiver maior somatória de bolinhas no pote ao final da partida.

[pic 11]

 PINGUE PONGUE COM BALÃO

 [pic 12] [pic 13]

Objetivo: conduzir o balão com auxílio da raquete, sem deixá-lo cair no chão.

 [pic 14] [pic 15]

Materiais: Raquete de madeira, balão, cone.

Faixa etária: Para crianças de 6 a 10 anos.

Duração da atividade: 30 minutos.

Descrição da atividade: os alunos foram organizados em duas filas, com o objetivo de conduzir o balão com auxílio da raquete, sem deixá-lo cair no chão. As crianças devem atravessar a quadra, passar atrás do cone e retornar para a fila, sem perder o domínio do balão, sendo que a fila que terminar primeiro vence a disputa.

[pic 16]

A atividade desenvolve algumas capacidades e habilidades, exercitando a coordenação de maneira dinâmica e divertida, também estimular o cultivo da paciência, da perseverança e do trabalho em equipe.

PASSA A BOLA

[pic 17]

Materiais: bola de basquete ou futebol.

Faixa etária: para crianças de 6 a 10 anos.

Duração da atividade:15 minutos.

Descrição da atividade: os alunos serão dispostos em colunas lado a lado (filas indianas), com o número de 8 crianças cada. O primeiro aluno de cada fila ficará com a posse de uma bola. Ao sinal do professor, a bola deverá ser passada como os braços ao colega de trás, por cima da cabeça, até o último colega da coluna. O último aluno, ao apanhar a bola, deverá correr para a posição do início da coluna, reiniciando a passagem. O professor pode definir o término da brincadeira de duas formas: ao completar a 1ª rodada de passagem da bola ou deixar acumular algumas rodadas, ganhando o grupo que conseguiu completá-las mais vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com