TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Campos de atuação e oportunidades profissionais das modalidades esportivas de quadra

Por:   •  6/1/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 6

1 – Campos de atuação e oportunidades profissionais das modalidades esportivas de quadra

Introdução

A Educação Física é descrita como uma “área de conhecimento e de intervenção profissional” que tem como objeto de estudo e de aplicação a “motricidade” com foco “nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança”, visando atender “às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer” (BRASIL, 2018, p.48).

Até a década de 1990, mesmo com a proliferação de atividades no campo esportivo e do Lazer, a principal alternativa para a atuação profissional formal em Educação Física era ser professor no ensino básico. As mudanças nos currículos e a organização das instituições de classe, como os conselhos e os sindicatos, foram estruturadas ao final da década de 1990 e início dos anos 2000, como uma resposta para a legitimação das práticas profissionais que extrapolavam o emprego formalizado.

Atualmente, a prática das modalidades esportivas de quadra em ambientes formais (escola) e informais (Rua) e não formais (clubes e escolinhas) e estes espaços proporcionam um campo amplo de atuação aos profissionais de educação física, refletindo diretamente na forma com que o profissional de educação física irá atuar. Segundo o documento de intervenção do profissional de Educação Física apresentado pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF, 2016) o profissional tem como especificidade da intervenção profissional regência/docência em Educação Física, Treinamento desportivo, preparação física, avaliação física e Gestão em Educação Física e Desporto. Diversas são as maneiras de classificar o esporte e vários são os autores que o fizeram. o texto foi baseado na classificação feita por  TUBINO (2000). O autor classificou o esporte sob três aspectos a partir de suas manifestações: o esporte-educação; o esporte-participação e o esporte-performance ou de rendimento, embora, na realidade concreta, nem sempre seja fácil localizar ou diferenciar essas manifestações

Desta forma, este texto irá procurar fornecer informações sobre o campo de atuação do profissional de Educação Física no ambiente formal (esporte educação) e não formal (esporte participação e esporte performance), buscando expandir as opções das possibilidades de atuação no mercado de trabalho nas modalidades esportivas de quadra, uma vez que, a área de atuação do profissional de Educação Física é muito ampla.

No ambiente formal ou seja nas escolas, a Resolução 01/02 do MEC traz a matriz curricular da formação do professor, seja qual a área de conhecimento e apresenta detalhadamente as competências relativas à compreensão do papel social da escola, à operacionalização do conhecimento pedagógico que favoreça o aperfeiçoamento da prática pedagógica do profissional que atua na educação formal, neste caso o profissional de Educação Física licenciado, desde a educação infantil até o ensino médio (BRASIL, 2002).

A LDB de 1996 estabelece que a educação física é obrigatória na Educação Básica, sendo componente curricular da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. O objetivo da educação física é promover o desenvolvimento integral do aluno, por meio da aquisição de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. O professor de educação física licenciatura nos esportes é um profissional essencial para o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais dos alunos. O trabalho desse profissional é fundamental para promover a saúde, a educação e a cultura através dos esportes de quadra, que, apesar de atualmente somente as quatro grandes modalidades de quadra como o futsal, handebol, basquetebol e voleibol serem praticadas no ambiente escolar, esportes como o badminton, tênis e o golbol vem ganhando espaço no ambiente escolar com o objetivo de desenvolver a corporeidade dos alunos no ambiente formal. O conteúdo de formação profissional em educação física Licenciatura, denominado “modalidades esportivas de quadra”, tem um modo de intervenção pedagógica que contribui para a construção da corporeidade cultural e para a autonomia dos alunos em relação à prática e aos benefícios e limitações dessas atividades físico-esportivas. O licenciado está sendo formado para intervir no “fazer-saber”. Já na formação do bacharel em educação física, esse mesmo conteúdo, tem orientação para planejar, ensinar de uma ótica que não seja a da escola, do rendimento físico-esportivo e da gestão de empreendimentos relacionados aos esportes de quadra. O bacharel está sendo formado para intervir no “saber-fazer”. Neste contexto específico, licenciado e bacharel em educação física ensinam, mas de modos diferentes e em espaços e tempos diferentes (NUNES et al, 2012).

Por outro lado, o ambiente não formal é o que possibilita maior área de atuação para o profissional de Educação Física, o profissional pode atuar na área do ensino e pesquisa, gestão, formação esportiva e alto desempenho. Para o bacharelado, as Diretrizes Curriculares Nacionais (Res. n. 07/04) tem a orientação para a construção de uma formação específica para cada área do conhecimento, com definição de perfis profissionais e carreiras, privilegiando as competências intelectuais que atendam às demandas sociais do mundo do trabalho (BRASIL, 2004). Segundo as diretrizes, o bacharel atua no campo de trabalho não escolar, em espaços como clubes, academias, áreas de lazer, iniciação esportiva e atividades físicas fora da grade curricular escolar, empreendimentos físico esportivos, bem como em secretarias de esporte e lazer das redes municipal e estadual, em projetos sociais, associações esportivas e recreativas, centros de reabilitação física e de educação para pessoas com deficiência, em órgãos públicos e de iniciativa privada nos setores de administração, organização esportiva, recreativa e de lazer, em esportes, em prestação de serviço, em consultorias, projetos e eventos de esportes de quadra (NUNES et al, 2012).

No âmbito da pesquisa, os Programas de Pós-Graduação em Educação Física têm por objetivo formar Mestres e Doutores em Ciências, com competência para prestarem serviços à sociedade como docentes, pesquisadores e profissionais com amplo domínio das modalidades esportivas de quadra. Atualmente existem em torno de 36 programas de pós-graduação em Educação Física em todo o território nacional e diversos destes programas tem como linha de estudo os esportes coletivos, focando na preparação de profissionais para atuarem na docência no ensino superior das diferentes modalidades de quadra assim como na pesquisa. No âmbito da pesquisa o profissional pode desenvolver pesquisa nas linhas de habilidades técnicas, táticas e desempenho físico nas modalidades de quadra. Nesta perspectiva o papel do professor das instituições de ensino superior se torna fundamental na formulação de currículos que saíam dos modelos positivistas e adotem reflexões críticas (Libâneo, 2002) e orientadas no sentido de apenas transmitir conteúdos de forma neutra e destituída de fundamentação teórica, ideológica e política. A fundamentação, segundo Carneiro (2006) na Teoria Crítica do Currículo é antes de tudo compreender que o conjunto de relações e representações econômicas, culturais, políticas e sociais englobam o desenvolvimento de determinados saberes e poderes de uma área de atuação formam o currículo e a estrutura teórica com a qual iremos trabalhar o conhecimento e a formação de novos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com