TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos anatomicos

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

No eixo laterolateral, ou transversal, passa de um lado para o outro, e caracteriza os movimentos articulares, como a flexão e a extensão. No eixo anteroposterior, ou sagital, passa da porção anterior até a porção posterior, e caracteriza os movimentos articulares de abdução e adução. Já o eixo logitudinal, ou craniocaudal, passa da porção superior de um corpo (crânio) até a porção inferior (caudal), caracterizando os movimentos articulares de rotações laterais e mediais, pronação e supinação do antebraço.

Há também a circundação que é a combinação de flexão, extensão, abdução e adução realizado em forma circular; a abdução horizontal e a adução horizontal, afastando-se ou aproximando o membro da linha média do corpo; rotação externa e rotação externa, onde o movimento de rotação se afasta ou se aproxima do plano mediano do corpo.

Nos movimentos das articulações do ombro, temos: elevação (realizado no sentido superior), depressão (movimento realizado no sentido inferior ou o retorno da elevação), retroposição do ombro (o ombro se posterioriza, ou seja, vai para trás), anteposição do ombro (ombro se anterioriza, vai para frente), rotação superior (giro escapular, superiormente, e com afastamento da linha mediana e posterior elevação) e rotação inferior (escápula gira inferiormente, ao mesmo tempo em que se aproxima da linha mediana e se reprime).

Movimentos da articulação radioulnar são a pronação e a supinação, movimento em que o osso rádio gira internamento com a palma da mão para baixo (pronação) ou externamente com a palma da mão para cima (supinação) sobre a ulna.

Os movimentos de punho e mão são o desvio radial (abdução do punho) e desvio ulnar (adução do punho), onde a mão se afasta ou se aproxima da linha mediana. Temos também a oposição do polegar e reposição do polegar, em que o polegar se aproxima ou se afasta dos outros dedos.

Nos movimentos da coluna temos a inclinação ou flexão lateral, movimento em que cabeça ou tronco se movem lateralmente, e a redução, momento que a coluna vertebral retorna a sua posição anatômica.

Movimentos de pelve são anteroversão e retroversão, movimentos em que a pelve se desloca anteriormente e posteriormente, respectivamente, em relação a sínfise púbica. Também são movimentos a Inclinação D/E, movimento de superiorização da crista ilíaca em relação ao lado contralateral, e a Rotação D/E, movimento em que uma crista ilíaca se anterioriza em relação ao lado contralateral.

Nos tornozelos e pés temos a dorsiflexão, ou flexão dorsal, movimento do pé em direção a tíbia; flexão plantar, movimento do pé por meio do afastamento da tíbia; inversão, movimento proveniente do giro do pé para dentro e a eversão, que é o movimento do giro do pé para fora.

Finalmente, na articulação temporomandibular, temos: depressão da mandíbula e elevação da mandíbula, que são os movimentos para baixo ou para cima da mandíbula, o desvio lateral, tanto para esquerda quanto para direita, protração da mandíbula, movimento em que a mandíbula se move para frente e a retração da mandíbula que é o movimento inverso, onde a mandíbula se move para trás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com