TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO ANATÔMICO DOS MOVIMENTOS DO BADMINTON

Monografias: O ESTUDO ANATÔMICO DOS MOVIMENTOS DO BADMINTON. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  3.163 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O presente trabalho foi criado para a ciência do badminton, esporte não tradicional no Brasil, estabelecendo, assim, a relação entre os movimentos utilizados em sua prática, os músculos que agem por meio desta execução e alguns gestos conhecidos em atividades semelhantes que acionam esse sistema. O procedimento para alcançar tal objetivo foi a utilização de livros especializados no conteúdo que diz respeito à anatomia e do sítio oficial da confederação encarregada de organizar o esporte, além de sítios complementares que serão posteriormente apresentados na bibliografia, que foi utilizado para a explicação de comosurgiu o badminton, o que é, como se pratica esuas curiosidades. Após a aplicação dessa metodologia, diversos músculos foram estudados e analisados de acordo com a movimentação fundamental para a realização desse exercício. Conclui-se que o esporte trabalha o sistema muscular de forma ampla, além de o estudo ter compreendido uma área específica da Educação Física.

INTRODUÇÃO

O Badminton tem suas origens na Inglaterra, por volta de1600, e deriva de um jogo chamado BattledoreandShuttlecock, cujo objetivo era bater com uma raquete em uma peteca o maior número de vezes possível, sem deixá-la cair no chão.Em meados de 1800, soldados ingleses que estavam na Índia desenvolveram uma versão do jogo denominada “Poon”, que utilizava uma rede, e levaram a modalidade para seu país. A disciplina foi apresentada por convidados pelo Duque de Beaufort em seu palácio campestre, chamado Badminton House – daí o nome que rebatizou o esporte.Em março de 1898 houve a primeira realização de um torneio, na Inglaterra. No ano de 1934, surgiu a federação internacional, que organizou o primeiro Mundial da disciplina em 1948. Em 1966, o Badminton foi incluído no programa dos Jogos da Comunidade Britânica, em Kingston, capital da Jamaica. A estreia olímpica foi no ano de 1972, em Munique, como esporte de exibição, o que ocorreu também em 1988, em Seul.A disciplina passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, com disputas de simples e duplas para homens e mulheres. O evento de duplas mistas foi incluído apenas no ano de 1996, em Atlanta.

É um esporte individual ou de duplas, muito parecido ao tênis e é praticado com uma raquete e com um volante/pena onde o volante pode atingir uma velocidade superior a 300 km/h numa raquetada. Tem como objetivo fazer o volante tocar no campo adversário, fazendo-o passar por cima da rede, respeitando as regras e evitando que o mesmo caia no próprio campo. Algumas regras são: o volante deve ser jogado usando a raquete; um jogador não pode tocar mais do que uma vez no volante, devendo devolvê-lo diretamente para o campo adversário; não é permitido tocar na rede; não é permitido invadir o campo adversário. Um encontro de Badminton é constituído por SETS que se disputam até uma das equipes atingir 21 pontos. Para que o SET termine é preciso que uma das equipes tenha uma vantagem de dois pontos. (Exº 23-21). Para se sagrar vencedor o jogador ou o par deverá vencer 3 Sets.

JUSTIFICATIVA

A elaboração dessa pesquisa científica é justificada pela análise dosmovimentosrealizados para o desenvolvimento da partida desse esporte, que podem ser estudados pela matéria Anatomia do Movimento Humano.

OBJETIVO

Os objetivos específicos do trabalho apresentado sãoidentificar os músculos que atuamnos diversos movimentos, considerados fundamentais para a prática do esporte, localizá-los e relacioná-loscom alguns movimentosque são popularmente conhecidos.

METODOLOGIA

Os materiais utilizados para a consulta são os livros “Atlas de Anatomia humana” (Frank H. Netter), e “Anatomia básica dos sistemas orgânicos”, de Carlo Américo Fattini e José Geraldo Dângelo. O sítio oficial da Confederação Brasileira de Badmintoin também serviu como base para a pesquisa, além de outros sítios que contribuíram com a pesquisa.

A elaboração deste trabalho foi dividido por movimentos e músculos atuantes no mesmo. De acordo com o que foi pesquisado, reunido pelo grupo e interpretado pelo mesmo, os esportistas, ao jogar badminton produzem movimentos conhecidos como batimentos os quais são executados: baixo da cintura (serviço, lob e amortie baixo), lateral (drive) e por cima (clear, smash e amortie alto) os quais serão esclarecidos a seguir.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Trataremos agora dos movimentos executados no esporte o os músculos atuantes em cada movimento.

No Serviço curto recua-se a raquete, o lado do quadril, com o antebraço flexionado e o pulso dobrado para trás; a cabeça da raquete deve estar abaixo da linha do pulso. Tem como principal movimento flexão de antebraço (músculos: bíceps braquial, braquial, bráquio-radial) pronação e extensão da mão.

Lob e serviço longo é preciso colocar a cabeça da raquete lateral em uma porção mais posterior, rodando o tronco. Principais movimentos são rotaçãode braço (músculos: subescapular; peitoral maior, que faz flexão e adução de braço; redondo maior, deltoide, porção escapular e grande dorsal, que faz extensão de braço) e rotação lateral do tronco, para esquerda (músculos: oblíquo externo direito do abdômen, oblíquo interno esquerdo do abdômen, peitoral maior direito e serrátil anterior direito, que fazem o movimento de protusão da escápula; esternocleidomastóideo e esplênio esquerdo, que fazem rotação da cabeça; transverso-espinhais; grande dorsal, trapézio e rombóides maior e menor, que fazem a retração da escápula).

Amortie baixo tem o batimento semelhante ao lob, com a diferença de que a pancada é muito mais suave, a fim de colocar o volante no campo adversário o mais junto possível da rede.

Posição dos membros inferiores: primeiro momento do movimento, coxas flexionadas (músculos: íliopsoas, glúteo médio, glúteo mínimo, tensor da fáscia lata, adutor longo, sartório e reto femoral) e pernas flexionadas (músculos de flexão do joelho: grácil, sartório, bíceps femoral, semimembranáceo, semitendíneo, poplíteo e os gastrocnêmios lateral e medial) uma à frente da outra; o pé que se encontra a frente mantém a posição normal, sem qualquer movimento; o pé que se encontra atrás realiza flexão dorsal (músculos: tibial anterior, extensor longo dos dedos, extensor longo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com