TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS OPERAÇÕES EM SALVAMENTO AQUÁTICO

Por:   •  17/3/2017  •  Resenha  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

Leidinaldo Aganette de Oliveira-1168569

Educação Física Bacharelado

NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS

OPERAÇÕES EM SALVAMENTO AQUÁTICO

                             Prof. Silas Chinarelli Teixeira

                            Centro Universitário Claretiano

BELO HORIZONTE

2015

  1. Em relação às manobras de salvamento utilizadas no socorro às vítimas de afogamento, quais os principais pontos a se destacar? Faça uma síntese dos procedimentos a serem adotados.

Operação em salvamento aquático

Mesmo com total atenção e prevenção, as pessoas por confiança em um conhecimento inexistente ou por má condições físicas e mal subito podem encontrar-se em situações de perigo e se não forem prontamente socorridas poderam aforgar-se.

Quando isso acontece a vitima entra em pânico e por instinto se agarra a qualquer coisa que apareça ao seu alcance (objeto ou pessoa).

Portanto, quem não estiver treinado para tal procedimento pode ser agarrado pela vítima em desespero e não irá suportar. Logo nestas ocorrências  o socorrista deve diligenciar para que outras pessoas lhe ajudem.

Procurar fazer uso de meios de fortuna: Fazer uma corrente, estender à vítima uma vara ou corda e flutuantes como: bóias, madeiras e estepe de automóvel.

Caso alguém seja um bom nadador e tenha sido instuido anteriormente deve correr pela margem procurando aproximar-se da vítima retirando rapidamente sapatos, roupas e nadar ao encontro da mesma.

Se a vítima estiver calma deve ser avisada da abordagem e conduzir até a margem com o rosto fora d’água e se necessário aplicar técnicas de primeiros socorros. Mas a vítima estando em desespero o socorrista deve utilizar técinicas especiais agarrando a vítima pelas costas. Portanto pode o socorrista por um imprevisto ser agarrado de diversas formas, contudo é necessário que o socorrista conheça as técnicas do judô aquático.

Procedimetos com vítimas em afogamento

Retirada de vítimas de piscinas, rios, lagos, poços, etc.

Existem manobras para retirada da vítima levando-a até a margem em segurança como:

  • Reboque pelo queixo e reboque peito cruzado, são salvamentos sem equipamento pois poderá acontecer em momentos de lazer ou folga.

  • Manobra de aproximação

Nesta manobra o socorrista deve nadar com a cabeça fora d’água mantendo-a no campo de visão e ao chegar próximo deve mergulhar para evitar ser agarrdo. Colocando as mãos por cima dos joelhos da vítima, uma pela frente e outra por trás das coxas, girando a vítima e deixando-a de costas para si.

  • Reboque com uso de flutuador

A aproximação é a mesma utilizada sem equipamentos, a diferença que dispensa o mergulho, pois quando o socorrista estiver próximo a vítima entrega o flutuador deixando-a em posição confortável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com