TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE APTIDÃO BIOMECÂNICA

Por:   •  23/5/2018  •  Artigo  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

NÍVEIS DE APTIDÃO E BIOMECÂNICA

DISCIPLINA: CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA

PROFESSOR: ROBERTO PASSOS PELLEGRINI

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA 2015/01 MATUTINO

ALUNOS: ALEX, ANDRESSA, BÁRBARA, BRUNO MARTINELLI, ELAINE, FILIPE, IGOR PRADO DE MORAES, GRACE, JORDÃO, JULIA, LEANDRO, LORENA, MAIKON, RAFAEL, ROGER, SAMUEL, THIAGO, TOMÁS.

Níveis de aptidão

Os fatores que afetam o desenvolvimento motor são os físicos e mecânicos. Aptidão física é o conjunto de atributos que uma pessoa possui relacionado a habilidade de realizar uma atividade física, combinado com a bagagem genética e a manutenção nutricional adequada.

A aptidão é dividida em dois níveis: saúde e desempenho.

O nível pessoal de aptidão relacionada à saúde e ao desempenho influencia de muitas maneiras de desenvolvimento motor.

  • A aptidão relacionada à saúde refere-se a: Força muscular, resistência muscular, resistência aeróbica, flexibilidade das articulações e composição corporal.
  • A aptidão relacionada ao desempenho é também conhecida como “aptidão motora”.

É considerada como o nível de desempenho atual de um indivíduo, influenciado por fatores como movimento, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação, força e energia.

Biomecânica

O corpo humano tem a capacidade de desenvolver de varias maneiras, uma inspeção mais minuciosa espectro do movimento revela que as leis básicas de mecânica influenciam todo movimento humano. Todo movimento é governado por leis mecânicas fundamentais, sendo elas:

Equilíbrio, aplicação de força e recebendo força.

Equilíbrio:

Todas as massas estão sob influencia gravitacional da terra. Os três fatores primários de preocupação no estudo dos princípios de equilíbrio são:

Centro de gravidade, linha de gravidade, e base de apoio.

Existe um centro gravitacional em todo objeto, em forma geométrica, localiza-se exatamente no centro, já em formas assimétricas esta em constante mudança de acordo com o movimento.

Aplicando força:

A força é um dos conceitos básicos do movimento e da mecânica do corpo, a força ela provoca o movimento e pode ser definida como o esforço que certa massa exerce sobre outra.

O resultado desse esforço pode ser o movimento a cessação do movimento ou resistência de um corpo

Lei da inercia

Um corpo em repouso permanecera em repouso, e um corpo em movimento permanecera em movimento, na mesma velocidade, em linha reta, a menos que uma força externa atue sobre ele.

Lei da aceleração

A alteração da velocidade de um objeto é diretamente proporcional a força que produz a velocidade e inversamente proporcional a massa do objeto. Quanto mais pesado o objeto, mais força é necessário para acelera-lo ou desacelerá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com