TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvido e Crescimento Humano

Por:   •  30/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Bruno Vinicius Silva de Oliveira

Caíque Galvão Valin

Lucas de Almeida Cordeiro

Wesley Constantino Silveira Moraes

DANÇA E FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

ITU

2017

Bruno Vinicius Silva de Oliveira

Caíque Galvão Valin

Lucas de Almeida Cordeiro

Wesley Constantino Silveira Moraes

DANÇA E FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Trabalho apresentado à Universidade de nossa senhora do Patrocínio com o requisito parcial para obtenção referente a nota A2 Bacharel em nome do curso de Educação Física.

Professor: César Vecina, Ms

ITU

2017

Sumário

Introdução 4

A Educação infantil 5

Ampliar: 5

Explorar: 5

Controlar: 5

Utilizar: 5

Apropriação: 5

A dança na escola 6

O desenvolvimento psicomotor através da dança 6

O que podemos dizer sobre psicomotricidade? 6

Principais funções psicomotoras 7

Esquema Corporal 7

Equilíbrio 7

Equilíbrio estático 7

Equilíbrio dinâmico 8

Organização Latero-Espacial 8

Ritmo 8

Sugestão: 8

Brincadeira estátua 8

Conclusão 9

Referências 10

Introdução

De acordo com a PCN's as danças fazem parte dos blocos de Educação Física escolar, este bloco traz como manifestação de cultura corporal que tem como característica a intenção de expressão e comunicação referente a gestos e estímulos sonoros como referência corporal. Traz como união danças e brincadeiras cantadas.

A dança é uma das atividades mais antigas nas áreas de conhecimento das artes cênicas trazendo junto com o teatro e a música. Teve como o seu primeiro registro características em movimentos rudimentares, na pré-história começaram a bater mão e pés no chão e com o passar do tempo foram descobrindo novos tipos de sons sonoros. Para necessita exclusivamente de música e sim de movimentos corporais que expressam emoção.

A educação infantil, tem como a sua primeira etapa a finalidade como movimento integral de 0 a 5 anos de idades, onde desenvolvem os aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social da criança. Oportunizando experiências sensório-perceptivas-motoras, construindo um processo de vida, ou, seja, fazendo com que a criança possa explorar, sentir, descobrir, perceber, integrar e aprender.

A educação psicomotora traz como união a aprendizagem da criança, seja ela individual ou coletiva. É uma ligação que traz como um auxílio nas atividades escolares, tendo em como visão o desenvolvimento a sua intelectualidade através de experiências motoras vividas.

A Educação infantil

A educação infantil traz como a primeira base na fase escolar da criança, de acordo com a Lei de diretrizes e bases da educação nacional, ocorre uma divisão nessa etapa onde é dividida a creche e a pré-escola. A creche traz como finalidade a crianças de 0 a 3 anos de idade, na Pré-escola crianças de 4 a 5 anos de idade. De certo modo a Educação infantil é primeira experiência adquirida da criança, pois é ela começa a desenvolver os seus aspectos sociais, motores, afetivos e cognitivos, onde serão acarretadas é série de situações pedagógicas, onde a criança começa a se relacionar diretamente com a educação psicomotora.

As crianças quando nascem já sai se movimentando, passando a adquirir um maior controle sobre o seu próprio corpo se apropriando a grandes possibilidades de adaptação com meio externo (RCNEI, p.15). Na Educação infantil, a criança costuma ser muito curiosa, onde passa a buscar experiências com o seu próprio corpo como: movimentos e descobertas. O movimento por sua vez permite que a criança expresse seus sentimentos, emoções e pensamentos, facilitando o uso de gestos e posturas corporais. Que são segundo a RCNEI:

Ampliar: Traz possibilidades de expressão como movimentos do próprio corpo, trazendo com sigo diversos gestos e ritmos corporais nas brincadeiras como: danças, jogos e etc.

Explorar: Várias dinâmicas de movimentos como: força, velocidade, resistência e flexibilidade, trazendo como experiência os limites do seu próprio corpo.

Controlar: Ter o domínio do seu próprio corpo, resultando no melhor ajustamento de suas habilidades motoras para jogos, brincadeiras, danças e etc.

Utilizar: Conhecimento de movimentos de encaixe, lançamento e etc. ampliando suas possibilidades em diferentes materiais e objetos.

Apropriação: Desenvolvimentos de interesses como conhecimentos do seu próprio corpo e trazendo uma identificação de segmentos elementos cada vez maiores do seu próprio corpo.

A dança traz como forma de vivenciar movimentos, expressividade e ritmos que utilizam meios de abordagens psicomotoras que permitirá criança a tomar consciência de suas possibilidades de expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com