TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rugby Treinamento

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.126 Palavras (21 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade de Caxias do Sul

Centro de Ciências da Saúde

Curso de Educação Física

Disciplina: Treinamento Esportivo I

Prof. Dr. Guilherme Auler Brodt

Acadêmicos: Clovis Ariel Zanandrea Gomes, Guilherme Coghetto, Mateus Milan Scalcon, Pedro Lotti Filho, e Rafael Machado.

RUGBY

Caxias do Sul, 2014

Clovis Ariel Zanandrea Gomes, Guilherme Coghetto, Mateus Milan Scalcon, Pedro Lotti Filho, e Rafael Machado.

RUGBY

Trabalho da modalidade esportiva Rugby apresentado junto ao curso de Educação Física da Universidade de Caxias do Sul, como requisito parcial para avaliação da disciplina de Treinamento Esportivo I.

Caxias do Sul, 2014

  1. HISTÓRICO DO RUGBY

1.1 Surgimento

        A história mais popular e contada por alguns românticos do esporte afirmam que o aluno Webb Ellis da Rugby School, na cidade de Rugby localizada na Inglaterra, estava participando de uma partida de futebol e seu time estava perdendo por um placar muito grande. Webb Ellis pegou a bola nas mãos e começou a correr contra a meta contrária enquanto seus oponentes tentavam agarra-lo e derruba-lo. Como não havia federações de futebol na época e cada região tinha suas regras, carregar a bola com as mãos tornou-se um modo valido de avançar nessa região.

1.2 O Rugby no Brasil

        A história do rugby no Brasil inicia quando Charles Miller desembarcou em Santos com uma bola de Futebol e outra de Rugby na bagagem. Porém pouco se difundiu o esporte da bola ovalada no Brasil. Muitos estudantes vindo da Europa e trabalhadores do mesmo local praticavam o esporte. Com o tempo escolas britânicas e francesas se espalharam por São Paulo e assim esporte ganhou um pouco mais de adeptos.

Em 1888, foi fundado o São Paulo Athletic Club (SPAC) que, desde sua origem, teve atividades de rúgbi realizadas entre seus associados. Entretanto, foi apenas em 1895 que o clube fundou sua primeira equipe de rúgbi. O idealizador da equipe foi Charles Miller, o mesmo que trouxe o esporte para o Brasil. A equipe foi descontinuada em 1896, quando Miller passou a se dedicar apenas ao futebol. E em 1896, por outro lado, Augusto Shaw levou o rúgbi para o Colégio Mackenzie, em São Paulo.

Nesse mesmo período, foi formada a Seleção Brasileira de Rugby, que enfrentou, dentre outros adversários, a África do Sul (não oficial), em 1932, e a Seleção do Reino Unido (British and Irish Lions), em 1936, que terminou em 82 x 0 para os britânicos, e um recorde mundial: o Príncipe Alexander Obolensky (príncipe russo que defendia a seleção inglesa) anotou nada menos que 17 tries. Nesse período, a Seleção Brasileira contava com uma maioria de jogadores de origem inglesa.

Com a Segunda Guerra Mundial, a muitos membros da comunidade britânica no Brasil voltaram para a Europa, para defender o Exército Britânico, e o rúgbi foi descontinuado.

Em 1972, surgiu a ABR – Associação Brasileira de Rugby, sendo reconhecida pelo Conselho Nacional do Desporto. Em 1989, a ABR foi uma das fundadoras da CONSUR, a Confederação Sul-Americano de Rugby.  Em 1995, enfim, a ABR teve aprovada a sua filiação ao IRB (International Rugby Board), a entidade máxima do rúgbi mundial.

Com a inclusão do rúgbi nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a ABR foi transformada em Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

1.3 O Rugby no Rio Grande do Sul

        No inicio de 2000 Nilson Taminato, ex-atleta do Rio Branco Rugby Clube, fundou com alguns amigos o Charrua Rugby Clube, na cidade de Porto Alegre. Em 2006 foi criado o Grupo de Desenvolvimento do Rugby/RS liderado por Nilson Taminato que passou a organizar e fiscalizar as competições de rugby no estado. No dia 13 de dezembro de 2009 é fundada a Federação Gaúcha de Rugby (FGR), 16 clubes estavam presentes na aprovação do estatuto.

O Serra Rugby Clube foi a primeira equipe da Serra Gaúcha. Fundada no dia 22 de outubro de 2005, com a presença de Cesar Mosca, diretor de desenvolvimento da CONSUR (Confederação Sul americana de Rugby). Hoje a equipe do Serra Rugby, é uma das mais importantes do estado, disputando a Taça Tupi, divisão de acesso para o Campeonato Brasileiro chamado de Super 10 e passando agora  a ser Super 8.

Outra equipe com grande visibilidade no estado é o Farrapos Rugby Clube, fundado no dia 25 de novembro de 2007, na cidade de Bento Gonçalves, por jogadores que treinavam no Serra Rugby Clube de Caxias do Sul. Desde então o clube vem se destacando no cenário estadual e nacional. Acumulando cinco títulos seguidos do Campeonato Gaúcho. Além disso disputa o Campeonato Brasileiro 1ª Divisão em 2014 chamado de Super 10 e passando para Super 8 em 2015.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO CIENTÍFICA

2.1 Associação entre as cargas de treino impostas a jogadores amadores de Rugby sevens e a síndrome de Burnout.

Síndrome de Burnout: Descrito por Herbert Freudenberger, em 1974. Esgotamento físico e mental.

Athlete Burnout Questionnaire (ABQ), utilizada para detecção da síndrome.

Estudo feito para detectar a relação entre intensidade de treino com a ABQ.

         Estudo com nove jogadores, o questionário foi respondido no início do mesociclo I, com média geral do QBA 0,82.

Treinos divididos em mesociclos(I ao V), com exercícios de musculação e técnico-tático.

No microciclo regenerativo os atletas fizeram apenas treino técnico-tático.

Entre as mesociclos, houve mudança de intensidade, partindo de 70%.

Após cada treinamento, os jogadores respondiam novamente ao QBA.

Conforme a tabela, não apresentou nenhuma influência negativa a mudança de intensidade do treinamento no aumento do Burnout.

[pic 1]

[pic 2]

2.2 Perfil antropométrico e fisiológico de jogadores de rugby

Objetivo: Descrever o perfil antropométrico, fisiológico e nutricional dos atletas.

Método: 20 jogadores, sendo 10 Forwards e 10 Backs. Avaliação do Vo²máx, composição corporal utilizando as dobras cutâneas e conduta nutricional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (329.9 Kb)   docx (121.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com