TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Treinamento para Educação Infantil

Por:   •  14/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.506 Palavras (15 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

RESUMO        

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 TEMA        4

1.2 JUSTIFICATIVA        5

1.3 PROBLEMA        6

1.4 OBJETIVOS        6

2  EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL        6

2.1 TREINAMENTO FUNCIONAL: CONCEITO E PARA O QUE SERVE        8

2.2 TREINAMENTO FUNCIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL        10

3  METODOLOGIA        11

4  CRONOGRAMA        11

5  CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13


JUNIOR PAIVA, Valdenir da Costa. Treinamento Funcional para Crianças na Educação Infantil: aplicabilidade. 2017. 10 fls. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Rio Grande, 2017.

RESUMO

O trabalho tem por objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre outros aspectos que poderão auxiliar no desenvolvimento dos alunos. Desta forma, além dos exercícios mais rotineiros aplicados nas aulas de educação física, existe um novo método que, recentemente, tem sido utilizado, principalmente em academias, mas pode ser aplicado de forma eficiente para cumprir com os objetivos da disciplina dentro do contexto escolar. O treinamento funcional é um instrumental que, por meio da ludicidade, pode ter efeito positivo na vida dos alunos. Sendo assim, o tema proposto são os benefícios desta modalidade na educação infantil. O método de pesquisa foi bibliográfico e os principais resultados alcançados foram que uma cultura corporal precisa ser melhor trabalhada nas aulas de educação física, indo ao encontro do conceito de que a corporeidade é uma das principais formas de manifestação do corpo humano.

Palavras-chave: Cultura corporal. Educação Infantil. Treinamento Funcional.

1        INTRODUÇÃO

A educação física abrange não só esportes coletivos, como é visto no dia a dia das escolas, mas outras vertentes que só um profissional treinado pode levar ao conhecimento de um público geral. Assim, ocorre dentro do ambiente escolar. A cada dia, de acordo com estudos de novas vertentes pedagógicas, é possível compreender que a educação não é vista mais de maneira engessada, em que o passar de conteúdos era necessário para justificar a existência de uma instituição de ensino.

As novas correntes compreendem que é preciso considerar uma cultura corporal que, em tempos passados, não era somente desconhecida, mas mais que isso: era negada pela sociedade. Hoje, sabe-se que a expressão pelo corpo é uma das principais formas de comunicação do ser humano.

Assim ocorre com crianças. Por serem seres em recente começo de processo de desenvolvimento, estão aptos a aceitarem, no sentido físico, a qualquer manifestação corporal, desde que não haja impedimento psicomotor. Diante disto, aplicar conceitos novos dentro da educação infantil é ampliar um leque de atividades que irão promover um desenvolvimento mais eficiente dos alunos.

Portanto, o assunto tratado no trabalho é justamente uma disciplina nova e um tema que vem crescendo em proporcionalidade dentro das atividades físicas: o treinamento funcional. O tema será tratado de acordo com as especificidades da educação infantil, principalmente ao que se refere à ludicidade.

  1. TEMA

O tema do trabalho é os benefícios do treinamento funcional na educação infantil. Conceitualmente, treinamento funcional é um programa de condicionamento físico que tem como premissa básica preparar o indivíduo para desempenhar melhor suas atividades, sejam diárias, esportivas. Enfim, tudo que precisa para ter uma vida melhor (MEDEIROS; CARTAXO, 2016).

O corredor treina de forma diferente, o lutador treina de forma diferente, o surfista treina diferente. Todo o programa de treino é customizado para se tornar específico a fim de melhorar a performance de acordo com a atividade que está inserido (MEDEIROS; CARTAXO, 2016).

Sobre o equipamento de treinamento, o funcional se utiliza do próprio corpo. Tal treinamento permite uma condição física, força que promovem a melhora dos movimentos básicos, aprofundando o desempenho em outras atividades. Existem dois pontos de vista de treinamento funcional: o da especificidade, por exemplo, o objetivo da musculação. Por outro lado, a qualidade de vida, deixando o corpo apto a realizar o que quiser no dia a dia (MEDEIROS; CARTAXO, 2016).

Diante dos benefícios do treinamento funcional, o tema se expande para as crianças da educação infantil e quais os benefícios que essa modalidade poderá trazer para elas. Através dos conceitos de cultura corporal e movimentos, a escola muda o seu direcionamento pedagógico, passando de uma questão mais engessada e autoritária, para uma questão mais intuitiva dos principais movimentos inerentes e inatos ao ser humano.

Saindo de uma visão mais simplista de que escola serve apenas para repassar conteúdos, as aulas de educação física são fundamentais para se trabalhar a questão da corporeidade e o treinamento funcional, por estimular nossas funções básicas e potencializá-las é de extrema importância no trabalho com a educação infantil. Importante destacar nesse contexto, que o trabalho com a ludicidade se mostra eficiente quando se lida com esse período da educação escolar.

  1. JUSTIFICATIVA

O trabalho trará benefícios principalmente para as crianças que serão beneficiadas por uma nova cultura, a qual a educação já vem trabalhando há algum tempo. Com o esclarecimento sobre treinamento funcional, professores terão mais uma ferramenta que irá proporcionar desenvolvimento a seus alunos.

Importante destacar que a ideia de aplicar o treinamento funcional para as crianças é estimular seus movimentos inatos, que os seres humanos já realizam automaticamente, os potencializando, desta forma, para melhorar o desempenho diário de suas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (236.6 Kb)   docx (76.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com