TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que atrai os gerentes para a sustentabilidade?

Tese: O que atrai os gerentes para a sustentabilidade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

O conteúdo do Instituto CarbonoBrasil possui direitos reservados, porém é liberado para organizações sem fins lucrativos desde que seja citada a fonte e incluída a URL para o portal. Em caso de dúvida, entre em contato. http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias4/noticia=733252#ixzz3HLaKDldd

Duas pesquisas internacionais dão respostas diferentes quando se pergunta se a sustentabilidade é realmente importante para as empresas e se elas estão investindo nisso. Uma delas, feita pela consultoria britânica Verdantix com 250 líderes de sustentabilidade em empresas globais de 13 países, aponta que a sustentabilidade é importante, mas não agora. A outra, levada a cabo pelo Massachusetts Technology Institute (MIT) e pelo Boston Consulting Group (BCG), com 2.300 executivos de grandes corporações, diz que a sustentabilidade é cada vez mais importante.

No primeiro caso, a Verdantix deixou os CEOs de fora desse estudo de maneira proposital, para penetrar “na pele da corporação” e entender como de fato estão caminhando os negócios em relação à sustentabilidade. A pesquisa buscou informações a respeito da relevância do tema na estratégia do negócio, as motivações que levam a adotar (ou não) a sustentabilidade e o volume de investimentos.

O que atrai os CEOs para a sustentabilidade?

Ambas as pesquisas concordam que é a redução de custos que atrai os CEOs para a sustentabilidade. Dos executivos entrevistados pela Verdantix, 90% afirmaram que os argumentos mais convincentes para um CEO liberar recursos para um projeto de sustentabilidade são a redução de custos na empresa e o aumento do lucro.

A tendência, segundo a pesquisa MIT/BCG, é essa mesmo: a sustentabilidade está sendo utilizada pelas empresas como forma de reduzir custos e aumentar lucros. E é por esses fatores que as empresas estão efetivamente adotando políticas de sustentabilidade em suas estratégias de negócio.

O investimento total em sustentabilidade está crescendo?

Essa é outra conclusão coincidente nas duas pesquisas. A Verdantix apurou que quase metade das empresas investe 1% das receitas em iniciativas de sustentabilidade; 28% das empresas investem entre 1 e 2%; e 26% investem mais de 2% das receitas. Essas verbas acabam destinadas principalmente para a elaboração de relatórios de sustentabilidade e para ações de certificação. A Verdantix considera baixo esse investimento. Entretanto, se analisarmos o investimento médio das empresas em inovação, veremos que os valores investidos em um e outro são muito próximos. A sustentabilidade é um assunto ainda novo para as empresas.

A Booz & Company, em sondagem de 2012, mostra que a média dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento das grandes corporações gira também em torno de 1%. É claro que há empresas que investem acima de 10%, pela própria natureza do negócio, como é o caso dos setores de TI e de Saúde.

A pesquisa MIT/BCG mostra, por outro lado, que o número de empresas que investem em sustentabilidade e relatam lucro está crescendo, passando de 23%, em 2011, para 37%, em 2012.

A verdade é que as duas pesquisas olham metades diferentes do mesmo copo. Uma olha a metade que está enchendo (MIT/BCG) e a outra, o que está faltando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com